7 principais gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de marketing

Na expectativa de desenvolver estratégias cada vez mais eficientes, o marketing tem investido cada vez mais no uso de gatilhos mentais para conquistar seus objetivos de venda. 

Esse conceito surgiu dentro do escopo do neuromarketing (conteúdo sobre neuromarketing já escrito para o cliente) e está diretamente relacionado com a tomada de decisão.

Quando bem empregados, eles contribuem para aumentar a efetividade de ações conjuntas e melhorar os índices de conversão.

Logo, utilizá-los em suas estratégias de marketing pode melhorar os resultados de suas campanhas de captação de alunos. 

Para que você saiba tudo sobre os gatilhos mentais e como usá-los ao seu favor, a Smarketingedu preparou esse conteúdo exclusivo, que vai te guiar sobre o tema e te ajudar a aplicá-los de forma eficiente. 

 

O que são gatilhos mentais? 

7 principais gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de marketing
7 principais gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de marketing

Se você já fez uma compra por impulso, pode ter sido influenciado por um gatilho mental.

O cérebro humano funciona por meio de pensamentos e decisões rápidas, onde algumas ações e sentimentos se tornam automáticos em certas situações.

Pode ser apenas uma palavra, imagem ou som, que ativa diretamente o seu poder de decisão que, nem sempre, está pautada em uma atitude racional.

Mas, não há nada de errado nisso. Muitas das nossas decisões cotidianas são tomadas rapidamente, sem que pensemos muito.

Afinal, imagine ter que pensar em cada pequeno detalhe para agir durante o seu dia! 

Reações automáticas, pautadas em hábitos, fazem parte das nossas ações. Normalmente, elas são ativadas por gatilhos mentais. Eu mesma já fui muito atingida por essa técnica antes de conhecê-la profundamente. 

Por exemplo, quando você sente um cheiro da comida bem na hora do almoço. Ou, quando você passa por uma farmácia e se lembra que não tomou o remédio de manhã.

Nas duas situações hipotéticas, você tende a tomar uma decisão baseada em uma emoção que foi despertada por uma imagem ou pelo seu olfato.

Está aí a função do gatilho mental: são agentes que geram uma reação e influenciam o comportamento das pessoas.

Eles são estímulos que afetam diretamente o nosso cérebro e nos levam a alguma ação.

Pensando nesse conceito, explorar os gatilhos mentais nas estratégias de marketing vai trazer resultados significativos para sua instituição. 

Acionando essas ações reativas por meio de um gatilho, ou conhecido como reação involuntária, é possível influenciar seu público-alvo a se tornar um aluno. Basta escolher o gatilho certo!

De acordo com reportagem do G1, empreendedores estão utilizando cada vez mais gatilhos mentais e fatores psicológicos para estimular a compra por impulso

 

Quais os principais gatilhos mentais para as  instituição de ensino? 

Considerando a essência dos gatilhos mentais, partimos de um ponto inicial para torná-lo parte de sua estratégia de vendas: encontrar o estímulo certo para influenciar a tomada de decisão.

Logo, no mercado educacional, é fundamental reconhecer quais agentes externos poderão tirar o potencial  aluno da sua zona de conforto e levá-lo à efetivação da matrícula.

Perceba que a ferramenta dos gatilhos mentais se relaciona diretamente com a metodologia Smarketing. 

7 principais gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de marketing
7 principais gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de marketing

Afinal, esse método se pauta, justamente, no marketing inteligente, que utiliza dos interesses do cliente em potencial para levá-lo à conversão, podendo usar essa ferramenta como um aliado imbatível. 

Se você já está aplicando a metodologia Smarketing em sua instituição de ensino  e quer otimizar ainda mais os resultados, apostar nesse processo vai fazer toda diferença.

Mas, para tanto, é importante que você conheça quais deles são os melhores e mais assertivos para o seu negócio. 

Pensando nisso, eu trouxe para você os 7 principais gatilhos mentais do mercado educacional, capazes de impactar positivamente suas estratégias de marketing, além de resultar em mais matrículas, claro!

1. Escassez

Seja uma oportunidade única ou com poucas unidades, o gatilho da escassez é fundamental para sua instituição de ensino. 

Quem se depara com essa oferta, se sente influenciado a adquiri-la justamente pela possibilidade de perder, caso não tome uma decisão rapidamente. Eu mesma, antes de conhecer, era impactada constantemente por ela.

Para uma instituição de ensino, esse recurso pode ser ativado ao demonstrar um número limitado de vagas, um valor promocional de matrícula disponibilizado no fechamento de algum serviço.

Quem já está influenciado a se tornar seu aluno, poderá aproveitar a oportunidade sem pensar duas vezes.

Entretanto, quem ainda não te conhecia, pode fazer essa relação rapidamente e concluir que não deve perder a chance, já que estará recebendo algo interessante em troca.

2. Urgência

Outro gatilho que faz as pessoas consumirem algo antes de um raciocínio lógico, é o de urgência. 

Todos os dias, parece que estamos condicionados, em diversos aspectos da vida, a resolver algo que é urgente e, às vezes, sem pensar muito, não é mesmo?

Pensando nisso, apostar no gatilho mental da urgência pode ser uma alternativa para aumentar a conversão de potenciais alunos. 

Demonstrar oportunidades pautadas nesse sentimento, é um caminho ideal para ter ainda mais sucesso nas matrículas.

Campanhas para compras de cursos rápidos, promoções para realizar uma graduação que está sendo adiada, uma oferta de pós-graduação para quem precisa aprimorar o currículo.

Todas essas opções podem ser trabalhadas com um caráter urgente e, assim, ativar a reação instintiva do seu aluno em potencial.

3. Autoridade

Por mais que a ativação dos gatilhos mentais levem à decisões rápidas, isso não significa que a escolha será feita de “qualquer jeito”.

Então, associar o gatilho da autoridade promove uma sensação de segurança quando houver a reação.

Afinal, você estará adquirindo algo, claro. Mas, de alguém que entende sobre o assunto. 

Esse gatilho, além de gerar o interesse imediato, tal qual os outros, te coloca em uma posição de liderança e isso se reflete em um cliente mais seguro da decisão tomada.

Quando pessoas que dominam uma área ou são referências no assunto falam algo, a maioria das pessoas concordam e seguem o que foi dito.

Para estratégias de marketing em empresas de educação, esse é um dos gatilhos mais importantes, já que o interesse está em se associar a uma organização que dê resultados reais aos seus alunos.

Então, você pode utilizá-lo com relatos positivos de antigos alunos, que darão veracidade ao que você está veiculando sobre sua autoridade no segmento.

4. Reciprocidade

Ninguém deseja estar sozinho no mundo. E isso é o que pauta todo tipo de relacionamento humano, seja ele qual for.

Entretanto, para se alcançar a verdadeira completude de sentimentos, é fundamental que exista uma reciprocidade na relação, certo?

Sempre que você sente que há reciprocidade em uma relação, seu interesse muda. Quer um exemplo? 

Quantas vezes você já tomou uma decisão de compra baseado no bom atendimento de um vendedor? Por que, simplesmente, nos sentimos bem com a forma em que fomos tratados.

Isso aconteceu, muito provavelmente, porque você sentiu que havia um interesse recíproco entre vocês. 

Em partes, até empático. Que ele cuidou das suas necessidades e se preocupou em escutar sua demanda.

Neste caso, nós conseguimos perceber que ao tomar uma decisão como essa, não estamos apenas “comprando” algo, mas investindo em uma relação que lhe trará retorno, seja ele físico ou emocional.

E é isso o que você pode utilizar em sua instituição de ensino junto ao gatilho mental de reciprocidade. 

5. Prova Social

Como dito no tópico anterior, o ser humano precisa se sentir pertencente a um grupo para gerar conforto e estabilidade sentimental.

Partindo desse pressuposto, além de abrir caminho para o uso do gatilho da reciprocidade, você também tem outra alternativa para trabalhar: o da prova social.

Se algo é popular entre grupos que você frequenta ou respeita, as chances de você ser influenciado por uma tomada de decisão são muito maiores.

Afinal, a popularidade de um serviço também serve, inconscientemente, como atestado de qualidade e eficiência.

Por isso, o gatilho de prova social deve ser usado por meio da divulgação de seus serviços de maior sucesso e melhores resultados.

Se as pessoas observarem que sua instituição tem sucesso através de experiências de outras pessoas, elas desejarão fazer parte desse grupo promissor.

6. Antecipação

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que tinha comprado um ingresso para a pré-estreia de um filme e notou que essa pessoa estava eufórica e ansiosa por isso?

Nesse caso, é possível que tenha se deparado por diversas sensações: 

  • Desejo de assistir o produto cinematográfico;
  • Interesse no conteúdo de divulgação;
  • Diferenciação por fazer parte de um grupo especial;
  • Entre outros.

Isso aconteceu, justamente, porque ela se antecipou ao lançamento e teve contato com uma propaganda. Logo em seguida, o gatilho da antecipação foi ativado.

Esse processo pode gerar um sentimento de ansiedade que, quando associado com outros aspectos, como a escassez e a urgência, se refletirá em conversão.

Entendendo como funciona e as reações que podem causar, é possível adicioná-las ao nosso mercado educacional ao lançar uma novidade para atrair o seu público ideal. 

Tudo o que precisamos fazer neste caso, é lançar aos olhos do público pequenos fragmentos do que será essa novidade, ou, como é chamado no mundo da publicidade, divulgar um teaser.

Eles são ótimas ferramentas para atingir o mercado, que poderá fantasiar e desejar esse novo serviço de qualidade.

7. Motivação (Porquê)

Sabe por que você ainda está aqui, lendo esse guia que preparamos? Porque você tem interesse em saber mais sobre gatilhos mentais e em como utilizá-los a seu favor.

E acredite: isso, em si, é um gatilho mental, chamado de motivação.

O cérebro humano está a todo instante buscando respostas para questões diárias e são essas respostas que movimentam o corpo a fazer algo.

Por isso, certamente ele te ajudará com argumentos plausíveis para a conversão de novos clientes.

Afinal, todos querem respostas para as suas dúvidas e esse é um excelente ponto de partida para a estratégia da sua empresa de educação.

Por que eles devem investir em seus cursos? Por que escolhê-lo diante de outras propostas?

Quando esses possíveis novos alunos encontram boas motivações para ir até sua instituição de ensino, eles já estarão inclinados a efetivar a matrícula.

 

Onde os gatilhos mentais podem ser utilizados?

Os gatilhos mentais são ferramentas de marketing que podemos utilizar com diversos objetivos, sejam eles: 

  • 7 principais gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de marketing
    7 principais gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de marketing

    Propagandas;

  • Vídeos
  • Flyers;
  • E-mail marketing;
  • Publicidade volante;
  • E tudo mais que você quiser investir em marketing.

Afinal, eles se pautam no nosso estímulo e sentido, sejam eles visual, auditivo, de olfato, enfim. Então, os potenciais alunos precisam ter contato com os gatilhos mentais, para que haja assertividade na estratégia.

Porém, vale a pena chamar sua atenção para algo muito importante: não basta, apenas, utilizar uma imagem e esperar que o poder do gatilho mental se ative.

Os consumidores podem até tomar decisões rápidas, mas não são tão inocentes quanto parece. 

É fundamental que haja coesão com todo o resto da propaganda e, também, devem soar naturais, para que o consumidor não se sinta comprado ou se sinta em dúvida.

 

Vale a pena usar gatilhos mentais em minha instituição?

Sim! Vale a pena se utilizar desse recurso em suas ações de marketing educacional, já que ele surgiu dos mais avançados estudos de neuromarketing e trazem resultados positivos para diversos negócios. 

7 principais gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de marketing
7 principais gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de marketing

Com a ajuda da metodologia Smarketing, os gatilhos mentais ainda podem ser potencializados, uma vez que a equipe de vendas e marketing atuarão em conjunto para desenvolver as melhores ações com uso de gatilhos mentais.

 

Agora, se você quer saber mais sobre estratégias de marketing, não deixe de acompanhar nossos outros conteúdos! 

E se gostou desse artigo, compartilhe seu comentário aqui embaixo com a gente na caixa abaixo! 

 

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress