7 tendências de marketing educacional para atrair mais leads para sua instituição de ensino em 2023

As inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Isso não é diferente, são todos tendências do marketing educacional. 

Portanto, o novo comportamento dos estudantes também exige mudanças em processos tradicionais nas instituições de ensino.

As tendências de marketing educacional continuam trazendo inovações para a área, já que ajudam na implementação de metodologias e estratégias para atrair e fidelizar estudantes.

No artigo de hoje, vamos apresentar para você, as principais tendências de marketing educacional para atrair mais leads em 2023. Continue a leitura e saiba mais!

🎯O que é marketing educacional?

Antes de saber quais são as principais tendências de marketing educacional, é importante entender exatamente o que isso significa.

Pois bem, marketing educacional trata-se de um conjunto de processos e estratégias direcionadas para instituições de ensino com o objetivo de captar, reter e fidelizar alunos.

Além disso, tais estratégias também ajudam a fortalecer o branding da IE e a criar uma relação mais próxima com os estudantes.

O mercado educacional foi totalmente transformado com as novas ferramentas e inovações digitais.

Sendo assim, conhecer as principais tendências de marketing educacional é fundamental para mudar estruturas tradicionais e se destacar no mercado.

✍Principais tendências de marketing educacional para 2023

Agora que você já sabe o que isso significa, vamos acompanhar juntos as principais tendências para atrair mais leads em 2023?

Saiba quais são as principais tendências de marketing educacional e como elas podem fortalecer e melhorar a imagem do seu centro de ensino:

🔹1. Marketing de experiência

O marketing de experiência, como o nome já diz, é uma estratégia de marketing educacional utilizada para atrair e fidelizar alunos através de experiências personalizadas e memoráveis.

Cada vez mais, as empresas estão se preocupando em criar experiências significativas, que fortaleçam o vínculo com público-alvo. No setor de ensino, não é diferente.

E é por esse motivo que o marketing de experiência é sem dúvida, uma das  tendências de marketing educacional para 2023.

Oferecer serviços diferenciados, focados nas necessidades e preferências dos alunos, além de um atendimento de qualidade, são algumas das formas de agregar valor à experiência do aluno na instituição.

Explore o potencial de uma das principais tendências de marketing educacional para atrair leads e ganhar vantagem competitiva no mercado!

🔹2. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais tendências de marketing educacional para 2023.

As pessoas estão cada vez mais conectadas no ambiente digital. Portanto, é comum que elas utilizem os principais canais de comunicação da IE para consumirem conteúdo de qualidade.

Vale a pena investir em diferentes canais e formatos de conteúdo, para que assim, você possa ampliar as possibilidades de alcance e oferecer uma experiência ainda mais diferenciada.

O marketing de conteúdo não é apenas uma das principais tendências de marketing educacional, mas também, uma estratégia que gera autoridade e permite o desenvolvimento de um relacionamento mais profundo entre a IE e os alunos.

🔹3. Conteúdo gerado pelo usuário

Conteúdo gerado pelo usuário (User-Generated Content) é o tipo de conteúdo criado por alunos, ex-alunos, colaboradores e parceiros da instituição.

É que esse tipo de conteúdo favorece o marketing de recomendação e, quando aliado às novas tecnologias, auxilia a otimizar essa estratégia.

Escolas e universidades estão aproveitando o conteúdo gerado pelo usuário para aumentar a credibilidade e o alcance da instituição.

Afinal, antes de se matricular em uma IE, é normal que as pessoas façam buscas na internet para avaliar a opinião dos atuais alunos, não é mesmo?

Portanto, o conteúdo gerado pelo usuário é uma das tendências de marketing educacional para 2023.

Para  impulsionar e fortalecer o User-Generated Content, é importante estar presente nas redes sociais, já que muitos alunos utilizam essas ferramentas para se envolver com a IE.

Além disso, você também pode incentivar a interação dos estudantes com os canais de comunicação da sua marca, através de depoimentos, hashtags, comentários, entre outros.

O conteúdo gerado pelo usuário está sendo cada vez mais utilizado e é uma das principais tendências de marketing educacional para 2023!

🔹4. O Search Engine Optimization ou SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca).

Trata-se de um conjunto de técnicas de otimização para de sites, blogs e páginas virtuais para melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos principais mecanismos de busca, como o Google.

Essa ferramenta é uma das principais tendências de marketing educacional, pois, através de boas técnicas de SEO, a sua IE pode ser encontrada mais facilmente pelos potenciais alunos.

Isso pode ser feito através da otimização de conteúdo do site da sua IE, o que inclui a estrutura e elementos do site, artigos no blog, vídeos no YouTube, etc.

As principais técnicas de SEO para otimizar páginas virtuais são:

  • Definição de palavras-chave
  • Conteúdo de qualidade
  • Título da página
  • Otimização de imagens
  • Linking building

🔹5. Chamadas de vídeo

As chamadas de vídeo são uma das tendências de marketing educacional que cresceram muito nos últimos anos.

Esse tipo de suporte oferece uma experiência personalizada ao potencial aluno e pode se tornar um grande diferencial competitivo.

A videochamada é uma solução que integra toda a jornada do aluno, permitindo que ele tenha mais facilidade para se comunicar com a instituição, seja para tirar dúvidas sobre os cursos, fazer uma reunião ou resolver problemas de forma mais rápida.

Outra vantagem desse curso, é que a IE consegue eliminar diversos custos e economizar o tempo do estudante.

A possibilidade de resolver dúvidas em tempo real e explicar de forma detalhada o que o aluno deseja saber, fazem com que a chamada de vídeo seja uma das principais tendências de marketing educacional para atrair leads e manter alunos em 2023!

🔹6. Redes sociais

As redes sociais são ferramentas que as pessoas utilizam para consumir conteúdo de qualidade, conhecer serviços, interagir com marcas e muito mais.

Para facilitar o contato entre a sua instituição e aluno e fazer com que a IE seja encontrada com mais facilidade, é importante estar presente nas redes sociais.

Cada uma delas possui determinados recursos que podem ajudar escolas e universidades a divulgar serviços, fortalecer a imagem corporativa e ganhar destaque no mercado.

As redes sociais continuam sendo uma das principais tendências de marketing educacional para atrair leads e manter alunos!

O Instagram é uma das redes sociais mais conhecidas. Afinal, essa plataforma contribui para a estratégia de Inbound Marketing educacional e ajuda a aumentar a conversão de leads.

Já o Tik Tok, apesar de ser uma rede social diferente do Instagram, pode complementar a sua estratégia de marketing e aumentar o alcance da instituição.

Essa rede social que desde o começo encantou o público jovem, atualmente, já está sendo utilizada por IEs para captar e atrair alunos.

Além do Instagram e Tik Tok, há outras redes sociais que o seu centro de ensino pode estar presente, como por exemplo:

  • Facebook
  • Youtube
  • Pinterest
  • LinkedIn

Utilize as redes sociais em conjunto com as outras tendências de marketing educacional para fortalecer o branding e o alcance da sua IE!

🔹7. Construção e fortalecimento de comunidades

As comunidades são uma das principais tendências de marketing educacional, pois contribuem positivamente para a experiência dos alunos potenciais com a instituição.

A estratégia, além de ajudar a IE a se conectar com o público de modo geral, também consegue se aproximar dos atuais estudantes através de ações como a criação de fóruns online e a realização de eventos.

As comunidades conectam pessoas com interesses próximos, que podem utilizar o ambiente digital para criar conexões e tirar dúvidas.

Dentro de uma estratégia de marketing educacional, as comunidades ajudam a criar o sentimento de pertencimento entre os participantes, o que é fundamental para a IE se aproximar de seu público e humanizar a marca.

👉Vale a pena utilizar as principais tendências de marketing educacional na minha instituição?

Cada uma dessas tendências de marketing educacional irá agregar valor a sua instituição, fortalecendo o relacionamento com o aluno e a imagem no mercado.

Ao utilizá-las em conjunto, os resultados se tornam ainda melhores.

Aproveite o potencial das principais tendências de marketing educacional para atrair leads em 2023 e fidelizar mais alunos!

Se você está em busca de soluções inovadoras para captar leads, fidelizar alunos e otimizar processos operacionais da sua IE, a Smarketing está à sua disposição.

Entre em contato para mais informações.

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress