automação de marketing para instituições de ensino

Automação de Marketing para faculdades – Guia completo

A automação de marketing para faculdades é uma ferramenta cada vez mais comum dentro da rede, principalmente por otimizar o processo de captação de alunos e potencializar as matrículas. 

Mas pode ser que você ainda não tenha se preparado para este novo aspecto, não saiba exatamente como funciona, as vantagens e como implementar dentro da sua instituição de ensino. 

Tudo isso faz com que a força das ações de marketing e vendas sejam desaceleradas, mais lenta e trabalhosa, e em consequência disso, perda de matrículas.  

Dessa maneira, você vai conferir aqui um guia completo sobre o assunto, para saber exatamente como pode começar a se preparar para implementar uma eficiente autmação de marketing para otimizar as matrículas e garantir resultados cada vez mais positivos. Confira!

Automação de Marketing para faculdades – O que é e quais as vantagens para captar mais alunos

A princípio, é importante que você entenda exatamente a que se refere essa automação de marketing para faculdades, já que é um tema recente e essencial no ramo da educação. 

Portanto, a automação é uma ferramenta que tem o objetivo de tornar processos e ações mais rápidos, simples e com mais eficiência. Com foco no marketing de relacionamento e vendas, o processo envolve um estudo aprofundado da persona, canais de aquisição, definição de OKRs entre outros.

Dessa forma, a automação de marketing para faculdades  é capaz de nutrir o relacionamento com os potencias alunos, ao mesmo tempo em que qualifica e melhora a conversão de leads em matrículas.

Neste ponto, entenda a ferramentas de automação como um auxiliar estratégico para os times de marketing e vendas, de acordo com os objetivos de cada um. 

Na prática, a automação faz com que algumas atividades sejam realizadas em pouco tempo, de forma simples, com menos riscos e através de agendamentos. 

Como cada software é pensado para desempenhar um papel, é possível usar as ferramentas aproveitando o seu máximo.

👉Vantagens da automação de marketing na captação de alunos

As vantagens da automação de marketing na captação de alunos tornam os processos mais ágeis, o acesso à informações para as análises de performance e resulado se torna mais efetivo e permite que a instituição faça as adaptações necessárias em suas estratégias rapidamente. 

Dessa forma, pode-se destacar: 

  • Aumento na captação de alunos; 
  • Eficiência na conversão de matrículas; 
  • Melhora a gestão interna dos recursos de ensino; 
  • A equipe ganha agilidade para cuidar de projetos estratégicos; 
  • Redução de custos com a captação de alunos;
  • Análise dos resultados das campanhas. 

 

 

👉Como implementar em sua instituição

A partir das vantagens apresentadas para a sua instituição, com certeza você agora quer saber como implementar essa melhoria em sua instituição, não é verdade?

Então vamos lá! Para que um processo de automação de marketing seja de fato eficiente, sua instituição deve contar com uma boa plataforma para isso.

Com várias ferramentas disponíveis no mercado hoje, o setor educacional tem diversas oportunidades para apostar naquela que oferece o melhor para sua estrutura interna. 

Vale destacar que, cada uma das ferramentas de automação pode trazer benefícios extras, podendo atuar de acordo com seus objetivos. 

Dentre elas, vamos destacar aqui a principal e mais completa plataforma do mercado educacional, que tem tudo para captação e gestão de permanência de alunos.

Plataforma RUBEUS

A RUBEUS é uma das ferramentas mais conhecidas do mercado educacional, ela atua na Captação de alunos, CRM (customer relationship management) e Gestão de Permanência.

O principal objetivo do RUBEUS é garantir que as instituições de ensino consigam gerenciar os contatos dos potencias e atuais alunos. 

Ela oferece informações detalhadas sobre o percurso do lead através do seu hostórico de eventos, assim, é possível traçar ações de marketing e vendas muito mais assertivas. 

Justamente por isso, você deve conhecer diversas instituições que já a utilizam. A ferramenta inclui ainda os seguintes benefícios: 

  • Landing pages voltadas para conversão; 
  • Fluxos de automação de marketing e relacionamento
  • Telefonia integrada; 
  •  Ficha de inscrição e matrícula;
  • Agendamento
  • Pesquisa de satisfação;
  • Monitoramento de resultados.

Com uma ferramenta robusta como a Rubeus, é possível que sua instituição avance ainda mais, aplicando a metodologia Smarketing para alcançar resultados ainda melhores.

👉Boas práticas da automação

As instituições de ensino buscam, de forma contínua, uma solução rápida e inteligente, que aumente a proporção de potencais alunos e matrículas.

Por isso, é importante ter ferramentas que são personalizáveis ao seu processo e explorá-las ao máximo suas funcionalidades. 

Dessa forma, boas práticas na rotina da equipe dedicada a captação de alunos incluem:

Segmentação 

A segmentação é o processo que avalia quem são os alunos ou potenciais alunos e os divide em grupos, de acordo com interesses ou características especificas. 

Muitas vezes, as instituições de ensino não realizam esse processo de divisão ou apenas dividem em dois grupos: estudantes e não estudantes. 

Porém, dentro desses dois grupos, existem diversas outras segmentações possíveis, como: 

  • Alunos que estão finalizando o curso; 
  • Que estão pensando em começar a estudar naquele semestre; 
  • Leads que estão avaliando as possibilidades e não sabem qual instituição escolher;
  • E outros

Neste cenário, sua instituição de ensino deve oferecer uma comunicação completa e personalizada, de acordo com cada grupo de contatos. 

Integração entre equipe, corpo docente e alunos 

 De forma geral, todas as pessoas envolvidas em uma instituição de ensino devem atuar em harmonia, tanto para oferecer o melhor quanto para evitar a perda de oportunidades. 

Porém, para que isso funcione, o processo deve ser pensada de forma integrativa, com funções definidas, trabalhos em conjunto, regras de conduta e mais. 

Ao mesmo tempo, é interessante que ocorram reuniões internas entre equipes, pesquisas com alunos e professores e o que considerar como essencial. 

 Melhorias contínuas no processo

Uma das boas práticas da automação de marketing  é a melhoria contínua, algo essencial para o amadurecimento do processo. Dessa forma, é importante aplicar ferramnetas para ter uma visão 360 do processo implementado. O cilco PDCA é uma excelente ferramenta para isso. Planejar, executar, controlar e analisar. Simples, objetivo e funciona.

Assim, é uma maneira de evitar que a instituição deixe de avançar em novas melhorias que estão diretamente ligadas a automção de marketing.

 

👉Primeiros passos da automação de marketing para instituições de ensino

As instituições de ensino devem considerar quais são os primeiros passos para investir em automação de qualidade. Deixamos a seguir, alguns passos básicos para você ter sucesso nesse investimento.

  • Objetivo da instituição 

Inicialmente, você pode dizer que sua instituição tem o objetivo de transmitir conhecimento ou mesmo de formar novos profissionais. 

Entretanto, é preciso ter um pouco de calma, já que não se trata apenas disso ou de mostrar para os alunos que se preocupam com eles. 

Os objetivos devem ser pensados de forma mais ampla, para que você tenha metas direcionadas a favor da busca de resultados. 

Então, defina os objetivos considerando como a sua instituição de ensino pode crescer e oferecer cada vez mais qualidade aos alunos. 

Assim, o ideal é ter objetivos de curto e longo prazo, esquematizando um passo-a-passo simples de como chegar em cada um deles. 

  • Planejamento das ações 

O cronograma educacional é pensado seguindo o calendário anual, mas também considerando as especificidades do ramo. 

Dessa maneira, o foco aqui é definir quais são as datas mais importantes e quais as melhores ações para cada uma delas. 

Isso permite que, ao longo do ano, você tenha algo a oferecer aos alunos, esteja sempre atualizado e a instituição se torne mais sólida. 

A melhor forma de aproveitar esse timing é criar um cronograma de, ao menos, seis meses, para conseguir pensar nas melhores estratégias, colocar a automação de marketing para funcionar e ser capaz de analisar os resultados. 

Portanto, definam as datas e quando as ações serão iniciadas e aproveite a última semana ou últimas vagas para lembrar os seus alunos. 

  • Personalização e humanização 

Um dos passos da automação de marketing na educação é considerar que nunca se deve ser mais um bot do mercado. 

Na prática, isso significa ter uma identidade clara e forte e relacionar com os alunos  e toda equipe de maneira mais humanizada. 

Mesmo aplicando a automação e todas as ferramentas, o ideal é pensar em todas as ações com cuidado, mostrando a importância do aluno, oferecendo qualidadee atenção e respeito. 

Justamente por isso, as ferramentas devem atuar a favor do ensino, como um complemento. 

Neste ponto, um dos passos que você deve seguir é fazer com que alunos, equipe e potenciais se tornem parte da instituição, vistos como parte integrante de todos os processos. 

Para isso, você pode considerar a realização de pesquisas, produção de conteúdos interativos, emails e uso de CTAs de impacto, oferecimentos de ebooks gratuitos, descontos, participações especiais em palestras e rodas de discussão, amostrar grátis de curso e mais. 

Outras dicas que você pode implementar na sua instituição ao aplicar a automação de marketing inclui: 

  • Definir objetivos para todas as fases da jornada do aluno; 
  • Sempre foque em qualidade antes de quantidade, inclusive nas páginas de vendas; 
  • Mostre que a sua instituição pensa no aluno antes de conversões; 
  • Faça planos de integração de equipe, etc. 

Conclusão  

Enfim, a automação de marketing é essencial para que sua instituição melhore os resultados principalmente do processo de captação de alunos. 

Além disso, é importante considerar que os alunos e potenciais estudantes são parte fundamental de todo o processo. 

Portanto, dê atenção especial a segmentação e siga cada um dos passos destacados aqui, com foco em melhorias contínuas e uso de ferramentas que otimizam suas ações.

Assim, você será capaz de visualizar resultados mais claros, aumentar a conversão de alunos, elevar o nível da sua instituição e melhorar a performance da equipe. 

 

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress