Big Data na educação: principais benefícios e como utilizar

O uso da tecnologia de Big Data na educação pode ajudar a proporcionar uma experiência de aprendizagem personalizada e otimizada de acordo com o perfil de cada aluno.

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado. Com as ferramentas certas, torna-se possível coletar, analisar e armazenar informações, que geram resultados e são capazes de prever possíveis tendências.

Por esse motivo, aplicar essa tecnologia no contexto educacional, traz diversos benefícios para alunos, professores e instituições de ensino.

Se você quer conhecer melhor os benefícios do Big Data na educação brasileira, continue a leitura. Vamos explicar como tudo funciona!

👉O que é Big Data?

Para você entender as vantagens do Big Data na educação, é preciso, primeiramente, entender o significado desse conceito.

Big Data é um termo que descreve o grande volume de informações presentes nos bancos de dados de servidores e organizações.

Os dados, estruturados ou não estruturados, podem ser processados, lidos e tratados por tecnologias de processamento de informações que apresentam alto desempenho.

As informações podem ser originadas de diversas fontes. No caso de uma instituição de ensino, por exemplo, a origem pode ser o cadastro de alunos ou pesquisas de aprendizagem.

Uma das principais vantagens que essas ferramentas oferecem é a centralização de dados. Ou seja, as informações são armazenadas em um único local.

O Big Data é chamado dos compostos 5Vs:

  • Volume: o volume de dados influencia no armazenamento e análise de informações. O conjunto de informações é coletado através de diferentes recursos e fontes.
  • Velocidade: grandes volumes de dados são produzidos a todo momento. As melhores soluções de Big Data processam dados de forma extremamente rápida e geram visualizações em tempo real.
  • Variedade: os dados podem surgir de diversas formas: imagens, vídeos, planilhas, textos, entre outros. É importante entender essa variedade para identificar a forma como os dados devem ser analisados e organizados.
  • Veracidade: com tantos dados disponíveis, como separar aqueles que realmente são verdadeiros? Eles devem possuir credibilidade, o que torna necessário reduzir falhas, duplicações e inconsistências relacionadas aos dados obtidos.
  • Valor: com um grande volume de dados, pode-se tornar um grande desafio transformar as informações em dados úteis e relevantes para a instituição de ensino. É importante analisar com clareza o motivo pelo qual a análise desses dados é necessária.

🌍Como utilizar o Big Data na educação?

No futuro, as tendências de aprendizado continuarão mudando e evoluindo. E a vantagem de utilizar a tecnologia nesse setor, é que ela é capaz de acompanhar as mudanças e trazer novas ideias e objetivos em relação aos processos educacionais.

As atuais tecnologias voltadas para o setor educacional, já oferecem diversos recursos para coletar e monitorar dados dos alunos e, assim, avaliar o desempenho, de forma individual e coletiva.

Desse modo, o Big Data na educação, indica as melhores direções e, também, algumas falhas, que podem ser resolvidas de forma mais eficiente quando você tem informações necessárias e precisas.

✍Quais os principais benefícios do Big Data na educação?

O Big Data é uma tecnologia que traz benefícios para diversas áreas. No setor educacional, não é diferente.

No mundo da aprendizagem, o hábito de registrar e analisar comportamentos pode fazer uma grande diferença para escolas e universidades.

Agora que você já sabe o conceito dessa tecnologia, veja os principais benefícios dela para o setor educacional:

1. Aprendizagem personalizada

Para alcançar o desenvolvimento dos alunos em um centro de ensino, é importante também, entender as necessidades individuais de cada estudante.

Afinal, cada pessoa aprende de forma diferente e isso interfere nos resultados finais.

Fora da sala de aula, a tecnologia individualiza os estudos. Desse modo, os dados ajudam a adaptar as atividades educacionais de acordo com as preferências do aluno.

Isso ajuda a escola a criar uma experiência de aprendizado segura e inclusiva, que leva em consideração as forças e dificuldades de cada estudante.

A identificação de necessidades individuais e coletivas é importante para que o professor e a instituição de ensino possam reconhecer dificuldades de aprendizado em determinado conteúdo e a necessidade de desenvolver outros métodos de aprendizado.

2. Melhor desempenho dos alunos

O Big Data na educação está transformando os processos de aprendizagem, tanto em escolas quanto em universidades.

Com os avanços da tecnologia e das metodologias educacionais, as ferramentas de big data ajudam profissionais de ensino a obterem conclusões eficientes e realistas.

Desse modo, analisar e se aprofundar em relação aos benefícios do Big Data na educação, é muito importante para educadores, já que as tecnologias podem identificar os pontos fortes e fracos em relação ao aprendizado dos alunos.

3. Otimização da gestão financeira

Uma instituição de ensino precisa ter uma gestão financeira muito eficiente e otimizada, já que ela lida diariamente com diversos processos referentes ao fluxo de caixa, inadimplência e custos operacionais.

O uso do Big Data nas finanças traz diversas vantagens, como ofertas mais exclusivas e personalizadas e armazenamento de um grande volume de informações.

Além disso, permite a centralização de dados, o que facilita na hora de fazer consultas e orçamentos.

4. Novas oportunidades de aprendizagem

 Você certamente já parou para pensar no quanto as metodologias de ensino mudaram nos últimos anos, não é mesmo?

E esse é um dos motivos pelos quais o Big Data na educação oferece novas possibilidades para melhorar o aprendizado e aumentar a retenção de alunos.

É que as ferramentas de Big Data, permitem que os profissionais avaliem com mais precisão o desenvolvimento dos alunos.

As informações obtidas aprimoram os modelos educacionais existentes e trazem novas ideias que podem beneficiar tanto alunos como professores.

📝A importância do Big Data na educação

O uso da tecnologia para acompanhar dados e desenvolver novas metodologias é muito vantajoso e eficiente para os centros de ensino.

E a tecnologia também é importante para otimizar e solucionar outros setores de uma instituição, como o de finanças e o de atendimento, por exemplo.

Você pode analisar melhor todos os benefícios e usos que o Smarketing  apresentou para você e oferecer uma experiência ainda melhor para os seus alunos.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, é só entrar em contato conosco!

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress