O uso da tecnologia de Big Data na educação pode ajudar a proporcionar uma experiência de aprendizagem personalizada e otimizada de acordo com o perfil de cada aluno.
Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado. Com as ferramentas certas, torna-se possível coletar, analisar e armazenar informações, que geram resultados e são capazes de prever possíveis tendências.
Por esse motivo, aplicar essa tecnologia no contexto educacional, traz diversos benefícios para alunos, professores e instituições de ensino.
Se você quer conhecer melhor os benefícios do Big Data na educação brasileira, continue a leitura. Vamos explicar como tudo funciona!
👉 O que é Big Data?
Para você entender as vantagens do Big Data na educação, é preciso, primeiramente, entender o significado desse conceito.
Big Data é um termo que descreve o grande volume de informações presentes nos bancos de dados de servidores e organizações.
Os dados, estruturados ou não estruturados, podem ser processados, lidos e tratados por tecnologias de processamento de informações que apresentam alto desempenho.
As informações podem ser originadas de diversas fontes. No caso de uma instituição de ensino, por exemplo, a origem pode ser o cadastro de alunos ou pesquisas de aprendizagem.
Uma das principais vantagens que essas ferramentas oferecem é a centralização de dados. Ou seja, as informações são armazenadas em um único local.
O Big Data é chamado dos compostos 5Vs:
- Volume: o volume de dados influencia no armazenamento e análise de informações. O conjunto de informações é coletado através de diferentes recursos e fontes.
- Velocidade: grandes volumes de dados são produzidos a todo momento. As melhores soluções de Big Data processam dados de forma extremamente rápida e geram visualizações em tempo real.
- Variedade: os dados podem surgir de diversas formas: imagens, vídeos, planilhas, textos, entre outros. É importante entender essa variedade para identificar a forma como os dados devem ser analisados e organizados.
- Veracidade: com tantos dados disponíveis, como separar aqueles que realmente são verdadeiros? Eles devem possuir credibilidade, o que torna necessário reduzir falhas, duplicações e inconsistências relacionadas aos dados obtidos.
- Valor: com um grande volume de dados, pode-se tornar um grande desafio transformar as informações em dados úteis e relevantes para a instituição de ensino. É importante analisar com clareza o motivo pelo qual a análise desses dados é necessária.
🌍 Como utilizar o Big Data na educação?
No futuro, as tendências de aprendizado continuarão mudando e evoluindo. E a vantagem de utilizar a tecnologia nesse setor, é que ela é capaz de acompanhar as mudanças e trazer novas ideias e objetivos em relação aos processos educacionais.
As atuais tecnologias voltadas para o setor educacional, já oferecem diversos recursos para coletar e monitorar dados dos alunos e, assim, avaliar o desempenho, de forma individual e coletiva.
Desse modo, o Big Data na educação, indica as melhores direções e, também, algumas falhas, que podem ser resolvidas de forma mais eficiente quando você tem informações necessárias e precisas.
✍ Quais os principais benefícios do Big Data na educação?
O Big Data é uma tecnologia que traz benefícios para diversas áreas. No setor educacional, não é diferente.
No mundo da aprendizagem, o hábito de registrar e analisar comportamentos pode fazer uma grande diferença para escolas e universidades.
Agora que você já sabe o conceito dessa tecnologia, veja os principais benefícios dela para o setor educacional:
1. Aprendizagem personalizada
Para alcançar o desenvolvimento dos alunos em um centro de ensino, é importante também, entender as necessidades individuais de cada estudante.
Afinal, cada pessoa aprende de forma diferente e isso interfere nos resultados finais.
Fora da sala de aula, a tecnologia individualiza os estudos. Desse modo, os dados ajudam a adaptar as atividades educacionais de acordo com as preferências do aluno.
Isso ajuda a escola a criar uma experiência de aprendizado segura e inclusiva, que leva em consideração as forças e dificuldades de cada estudante.
A identificação de necessidades individuais e coletivas é importante para que o professor e a instituição de ensino possam reconhecer dificuldades de aprendizado em determinado conteúdo e a necessidade de desenvolver outros métodos de aprendizado.
2. Melhor desempenho dos alunos
O Big Data na educação está transformando os processos de aprendizagem, tanto em escolas quanto em universidades.
Com os avanços da tecnologia e das metodologias educacionais, as ferramentas de big data ajudam profissionais de ensino a obterem conclusões eficientes e realistas.
Desse modo, analisar e se aprofundar em relação aos benefícios do Big Data na educação, é muito importante para educadores, já que as tecnologias podem identificar os pontos fortes e fracos em relação ao aprendizado dos alunos.
3. Otimização da gestão financeira
Uma instituição de ensino precisa ter uma gestão financeira muito eficiente e otimizada, já que ela lida diariamente com diversos processos referentes ao fluxo de caixa, inadimplência e custos operacionais.
O uso do Big Data nas finanças traz diversas vantagens, como ofertas mais exclusivas e personalizadas e armazenamento de um grande volume de informações.
Além disso, permite a centralização de dados, o que facilita na hora de fazer consultas e orçamentos.
4. Novas oportunidades de aprendizagem
Você certamente já parou para pensar no quanto as metodologias de ensino mudaram nos últimos anos, não é mesmo?
E esse é um dos motivos pelos quais o Big Data na educação oferece novas possibilidades para melhorar o aprendizado e aumentar a retenção de alunos.
É que as ferramentas de Big Data, permitem que os profissionais avaliem com mais precisão o desenvolvimento dos alunos.
As informações obtidas aprimoram os modelos educacionais existentes e trazem novas ideias que podem beneficiar tanto alunos como professores.
📝 A importância do Big Data na educação
O uso da tecnologia para acompanhar dados e desenvolver novas metodologias é muito vantajoso e eficiente para os centros de ensino.
E a tecnologia também é importante para otimizar e solucionar outros setores de uma instituição, como o de finanças e o de atendimento, por exemplo.
Você pode analisar melhor todos os benefícios e usos que o Smarketing apresentou para você e oferecer uma experiência ainda melhor para os seus alunos.
Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, é só entrar em contato conosco!