Branding educacional: como gerir a marca da sua IE

O Branding educacional, quando bem-planejado e realizado, torna-se capaz de proporcionar uma gestão educacional mais eficiente e humanizada. O aumento da concorrência no setor e as mudanças que aconteceram nos últimos anos, tem feito com que cada vez mais escolas e universidades invistam em ações de marketing. Contudo, além da criação e divulgação de novas campanhas, também é muito importante pensar em formas de consolidar a IE no mercado e construir percepções positivas sobre ela. Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos explicar como o branding educacional pode ser aplicado em uma instituição de ensino!

👉O que é Branding?

Branding é uma estratégia de gestão de marca que tem como objetivo torná-la mais reconhecida no mercado.

O conjunto de ações e estratégias deve estar alinhado ao propósito da marca.

Assim, além de fortalecer o posicionamento, torna-se possível gerar valor e criar conexões mais duradouras entre uma empresa e seu público.
Você já percebeu como algumas empresas construíram uma marca forte e valorizada? O reconhecimento no mercado é apenas um dos resultados de uma boa estratégia de branding.
Todos os movimentos e estratégias de uma instituição de ensino, que envolvem a criação do logotipo, identidade visual, tom de voz, propósito e valores, constroem a personalidade da marca na mente dos alunos.
Mas para o Branding se tornar realmente eficiente, não basta apenas investir em uma única ação ou elemento.
Na verdade, trata-se de um conjunto de estratégias, que quando aplicadas de forma eficiente, ajudam no fortalecimento e posicionamento da instituição no mercado.

 

▶Branding educacional: como começar

Devido à sua importância para um centro de ensino, não há como colocar em prática um projeto de branding educacional sem antes, desenvolver um planejamento bem estruturado.
Na hora de preparar a sua estratégia, tenha em mente que o conhecimento sobre o público e suas principais necessidades, desejos e dores, é fundamental.

Vamos ver como isso funciona na prática?

Veja, agora, 4 ações de branding educacional para consolidar a sua instituição:

 

✔1. Posicionamento

O posicionamento é uma peça chave no processo de desenvolvimento do branding educacional.
Basicamente, o posicionamento é a forma como uma instituição deseja ser vista pelos alunos e pelo mercado de maneira geral.
Há vários tipos de posicionamentos que podem ser abordados. Mas é fundamental que você desenvolva o seu – algo diferenciado, único, que realmente mostre o valor que a sua IE pode gerar para os alunos.
Para isso, é importante conhecer bem o seu público e quais são as expectativas dele em relação à instituição.

Conhecer bem a persona ajuda no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação mais eficaz e humanizada, que leva em conta desejos e preferências de cada aluno.

✔2. Atributos e benefícios

Atributos de marca são os aspectos e fatores que as pessoas associam à instituição. Eles podem estar ligados a questões emocionais e sociais.
Antes de iniciar qualquer estratégia ou campanha, é importante entender os atributos e benefícios oferecidos pela IE.
O conhecimento sobre características exclusivas permite que você analise melhor os seus diferenciais e, assim, possa desenvolver ações que valorizam os pontos fortes do centro de ensino.

✔3. Proposta de Valor

A proposta de valor destaca os diferenciais dos seus serviços, enquanto o posicionamento, se refere ao lugar que você deseja ocupar na mente dos alunos.
Os dois fatores são essenciais para a construção do branding educacional.

Cada IE possui seus próprios diferenciais, mas é difícil desenvolver uma marca forte no contexto educacional sem pensar em valores como:

• Experiência dos alunos
• Integridade acadêmica
• Metodologias inovadoras
• Ambiente de ensino adequado
O principal desafio aqui, é mapear os valores, atributos, benefícios e competências que diferenciam a instituição de outras no mercado.

Para definir a sua proposta de valor, considere todos os diferenciais que fortalecem o centro educacional e o tornam exclusivo!

✔4. Identidade visual

A identidade visual é o conjunto de aspectos visuais que se associam a uma instituição e constroem a individualidade dela.
Mas não pense que esse fator se refere apenas à construção de um logotipo diferenciado! O conceito de identidade visual no branding educacional vai muito além disso.
Claro que a logo ajuda a representar os valores e posicionamento do mercado. Contudo, há outros elementos fundamentais nesse processo.

A identidade visual é um elemento que diferencia a sua instituição das concorrentes, fixando elementos importantes na mente dos estudantes.No seu projeto de identidade visual, devem estar incluídos fatores como:

• Nome: o nome representa a identidade da instituição de ensino. Quando bem escolhido, traz mais significado e valor para a IE.

• Logotipo: é a representação gráfica da instituição. Comunica a verdadeira essência da escola ou universidade, isto é, a história, crenças e compromisso com a sociedade.

• Paleta de cores: as cores despertam emoções, sensações e ajudam a criar vínculos profundos. Além disso, fortalecem o posicionamento. A paleta de cores está presente na composição de cores da logo, e, também é usada em folders, cartão de visita, assinatura de e-mails e posts nas redes sociais.

• Tipografia: a tipografia não representa apenas a escolha das fontes, mas também, os estilos e arranjos visuais das palavras. O ideal é que seja utilizada de forma padronizada e estratégica em todos os canais de comunicação da sua IE.

📝Branding educacional: esteja presente no ambiente virtual

Na era digital, as instituições de ensino contam com várias ferramentas para conquistar, fidelizar alunos e desenvolver novas metodologias de ensino.
Pais e estudantes utilizam a internet para procurar e analisar opiniões de outros estudantes e referências da instituição.

Então, para fortalecer o branding educacional e o posicionamento da instituição, também é importante criar uma estratégia para aumentar a presença no ambiente digital.
No site da empresa e nas redes sociais, coloque as principais informações institucionais referentes ao centro de ensino, para que assim, os alunos possam entender melhor os diferenciais oferecidos.
Além disso, informações completas, ajudam a trazer mais credibilidade no mercado, o que é fundamental para despertar o interesse e a confiança de atuais e futuros alunos.
Agora você já sabe a importância do Branding educacional e como aplicar uma estratégia de gestão de marca na sua instituição de ensino!

E se você tiver qualquer dúvida sobre o assunto, ou então, está em busca de ferramentas para potencializar a presença digital da sua IE, é só encontrar em contato com a Smarketing!

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress