Estratégias para campanha de matrículas

Campanha de matrículas – Passo a passo para construir de forma eficiente

A campanha de matrículas é uma das principais estratégias para qualquer instituição de ensino, independentemente do momento. 

Por ser uma das maiores oportunidades de alcançar alunos, a conversão se torna essencial para manter sua longevidade. Entretanto, com a popularização do marketing digital, nem sempre as campanhas desenvolvidas  são as mais indicadas para gerarem resultados. 

Afinal, é muito comum que os gestores desta categoria adotem técnicas para realizar a  captação. Mas a reinvenção e os processos certos garantem tranquilidade e assertividade no processo. 

Agora, quer aprender a fazer uma campanha de matrículas eficiente? Continue conosco até o final deste conteúdo.

 

O que é uma campanha de matrículas?

Uma campanha de matrículas é um conjunto de ações que são tomadas com o intuito de trazer um maior número de captações de estudantes.

Normalmente, essa estratégia é utilizada durante o processo seletivo da instituição de ensino, mas também pode ser implantada em outras situações que sejam convenientes.

Quando utilizada de forma bem planejada, é possível alcançar bons resultados tanto nos canais digitais, quanto nos offlines. 

 

O que é uma campanha de matrículas?

               

Diferenças entre campanha de matrículas x campanha de captação de alunos

Acredite, a confusão entre os termos de campanha de matrículas e de captação de alunos é mais comum do que podemos imaginar.

No entanto, embora ambos os conceitos sejam conectados à busca do aumento de alunos , eles possuem as suas próprias características.

Como foi dito anteriormente, uma campanha de matrículas é considerada um conjunto de estratégias que tem como objetivo finalizar o processo de inscrição. Enquanto a campanha de captação de alunos trata-se do marketing promocional usado para atrair novos alunos para efetivarem suas matrículas.

A partir disso podemos concluir que uma estratégia complementa a outra e juntas apresentam bons resultados para a instituição.

Etapas para montar uma campanha de matrículas 

 

Etapas para montar uma campanha de matrículas 

 Existem etapas das quais são essenciais para conseguir realizar uma ótima campanha de matrículas.

Acontece que elas serão o caminho que os gestores seguirão no momento de buscar seus objetivos, portanto, devem ser bem estruturadas.

Defina o número de vagas disponibilizadas

É preciso ter em mente que ela deve ser apenas uma parte da sua técnica de atrair novos alunos e não ela por completo.

Isso porque dessa forma você terá mais oportunidade de conquistar resultados positivos de fontes diferentes.

Portanto, sempre defina o número de vagas que a sua campanha preencherá.

Essa estratégia também reforça a competitividade dos alunos, pois eles passam a entender que apenas os melhores conseguirão entrar na academia.

Elabore o perfil dos candidatos

Ter um perfil demarcado dos seus candidatos é uma maneira muito eficaz de tornar o processo de campanha de matrículas ainda mais assertivo.

Com essa definição você poderá  encontrar pessoas que realmente tenham as características que a sua instituição procura.

Esse recurso otimizará tempo na hora de selecionar os seus novos alunos e você ainda poderá usar ferramentas como os anúncios segmentados.

Tenha um formulário

O formulário é uma ferramenta muito importante para garantir que todas as informações necessárias dos candidatos sejam coletadas.

Durante uma campanha de matrículas ele se fará importante para agilizar o processo de inscrição dos novos alunos.

 

Estruturando uma campanha de captação de matrículas 

Estruturando uma campanha de captação de matrículas 

 Para montar uma campanha de matrículas para sua instituição de ensino de forma eficiente, é preciso contar com um processo bem detalhado.

Além de ser uma ótima maneira de filtrar os seus candidatos, você terá mais assertividade no momento de buscá-los.

Tenha metas e objetivos

É muito importante ter em mente que toda campanha de matrículas deve possuir metas e objetivos traçados.

Isso porque essa será a forma de manter o foco e ainda saber quais caminhos devem ser traçados para alcançar esses resultados.

Defina a persona

A persona é muito importante para garantir o sucesso de uma campanha de matrículas para instituição de ensino.

O motivo para isso é com ela você poderá criar estratégias direcionadas, tornando a sua abordagem ainda mais relevante.

Portanto, sempre tenha definido o perfil dos alunos que você deseja alcançar com suas divulgações, para que assim possa conquistar resultados mais assertivos.

Escolha suas ações

As ações são fundamentais para o desenvolvimento da sua campanha de matrículas.

Um dos primeiros passos a ser tomado para adquirir sucesso nas suas táticas é definindo as formas como você pretende captar os seus novos alunos.

Saber por quais etapas o processo deverá passar antes de ser concluído te ajudará a manter a organização e o foco nos seus objetivos.

Metrificar os resultados

A única maneira de realmente saber se a sua campanha de matrículas está sendo bem executada, é verificando os seus resultados.

Ou seja, sempre acompanhe o desempenho das suas estratégias, pois dessa forma você terá noção se as ações tomadas serão ou não suficientes para garantir as suas metas. 

 

Dicas indispensáveis para uma campanha de matrículas bem feita

Agora que você já conhece todo o processo que deve ser realizado para executar de forma efetiva, chega o momento de conhecer algumas dicas que podem complementá-la. Confira:

Proposta comercial atrativa

A sua proposta comercial será o rosto da sua campanha, portanto, ele precisa ser muito atrativo para os candidatos.

Então dedique-se a criar ações promocionais e até mesmo facilidade nos pagamentos, visando um maior número de interessados.

Explorar diferenciais da instituição

A sua instituição de ensino não será a única do ramo a criar métodos para conquistar mais matrículas.

Portanto, garanta que os seus diferenciais estejam sempre evidentes, despertando uma maior busca por parte dos seus novos alunos.

Investimento em automação e marketing

As estratégias de marketing são ferramentas indispensáveis para promover a sua campanha de matrículas com sucesso.

Investir neste tipo de automação trará bons resultados, além de ser uma forma muito eficaz de captar novas pessoas para a sua instituição de ensino.

Atendimento personalizado On e Off

Um bom atendimento é sempre muito observado pelos clientes, que neste casos serão os seus estudantes.

Ter um excelente suporte, seja ele On ou Off, é um grande diferencial para a sua campanha de matrículas.

A partir de todas essas dicas e estratégias você poderá alcançar um grande número de leads para a sua universidade.

 

 

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress