Captação de alunos para pós-graduação: estratégias infalíveis para aplicar em sua instituição de ensino

A captação de alunos para pós-graduação é um dos principais objetivos das Instituições de Ensino Superior (IES).

Muitos alunos, depois de se formarem em um curso tradicional, buscam formas de continuar se especializando para adquirir novos conhecimentos e experiências.

Com isso, as instituições podem não apenas atrair novos alunos, mas também, reter aqueles que já fizeram algum curso de graduação na instituição.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos dar várias dicas para a captação de alunos para pós-graduação. Confira!

👉A importância da pós-graduação para a carreira profissional

Para se manter competitivo e ganhar a preferência no mercado, é importante se manter atualizado e investir na educação continuada – uma prática que visa o desenvolvimento contínuo, seja pessoal ou profissional.

Uma pós-graduação no currículo conta muito e aumenta as chances de conseguir boas vagas no mercado.

Além da troca de conhecimento e experiência, os cursos de educação superior também são importantes para os alunos conhecerem colegas de profissão e até mesmo receberem indicações de emprego.

Para realizar a captação de alunos para pós-graduação, a instituição deve analisar e entender os principais motivos pelos quais os alunos desejam realizar um curso de pós-graduação ou MBA.

Alguns dos principais motivos são:

  • Valorização do currículo
  • Desenvolvimento de novas habilidades
  • Contato com profissionais da área
  • Atualização sobre as principais tendências do mercado
  • Ajuda na recolocação profissional
  • Retorno financeiro

🎯Captação de alunos para pós-graduação: conheça as melhores estratégias

Veja como estruturar estratégias para a captação de alunos para pós-graduação e obter melhores resultados:

1. Faça a gestão da sua marca

O trabalho de gestão de marca tem como principal objetivo fazer com que a sua IE alcance uma posição de destaque no mercado.

Uma marca é muito mais do que um logo ou um perfil nas redes sociais. Ela envolve tudo aquilo que faz parte da sua identidade, valores e da cultura organizacional.

O trabalho de gestão de marca contribui não apenas para a captação de alunos para pós-graduação, mas também para os processos de retenção e fidelização.

A imagem corporativa faz parte da forma como os alunos e o mercado veem a sua instituição.

Sendo assim, fazer a gestão da marca é muito importante para a estratégia de captação de alunos para pós-graduação.

2. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais trazem diversas oportunidades para a sua IE.

Elas ajudam aumentar o alcance da instituição e fazem com que os potenciais alunos tenham mais facilidade para encontrá-la.

Mas para realizar a captação de alunos para pós-graduação, só criar um perfil nas redes sociais não é suficiente. 

É necessário criar conteúdo de valor e utilizar essas plataformas para criar um relacionamento com os alunos e entender o que eles realmente esperam e precisam da IE.

Além disso, as redes sociais ajudam na construção de autoridade e aumentam o engajamento com os alunos.

Marcar presença nas redes sociais e mantê-las atualizadas é uma excelente estratégia de captação de alunos para pós-graduação.

 

3. Tráfego pago

Para fazer a captação de alunos para pós-graduação, você pode utilizar plataformas como o Google Ads e Instagram Ads. Assim, torna-se mais fácil potencializar o alcance da sua IE e divulgar cursos dessa modalidade.

A vantagem dos anúncios pagos, é que além de eles aumentarem a presença digital da instituição, também costumam trazer resultados mais rápidos.

É importante pensar nos canais em que a divulgação será feita e traçar objetivos bem definidos, como por exemplo, atrair um público maior ou divulgar um curso ou serviço específico.

Para a captação de alunos de pós-graduação, o tráfego pago pode trazer um excelente retorno. Quando utilizado em conjunto com o tráfego orgânico, os resultados se tornam ainda melhores!

4. Crie uma régua de relacionamento

A régua de relacionamento é um conjunto de ações que fazem parte da estratégia de marketing e ajudam a construir um bom relacionamento com os alunos.

Se o objetivo é a captação de alunos para pós-graduação, essa ferramenta traz diversos benefícios e diferenciais para a sua IE.

Quando uma IE divulga um serviço ou um curso, não dá para imaginar que o potencial aluno irá simplesmente ver a propaganda e já comprar.

Afinal, vendas fazem parte de um processo que envolve várias etapas e técnicas.

Para trazer resultados consistentes no curto e longo prazo, monte o seu planejamento de vendas e defina estratégias específicas. 

A régua de relacionamento serve para padronizar as ações e, assim, manter um relacionamento com o potencial aluno, fazendo com que ele avance no funil de vendas.

Essa estratégia também traz excelentes resultados para a captação de alunos para pós-graduação.

5. Utilize o e-mail marketing

Você já pensou em utilizar o e-mail marketing para captação de alunos para pós-graduação?

O e-mail marketing é um formato de comunicação bem tradicional e antigo, que permite a automatização e personalização de mensagens.

A implementação dessa estratégia pode ser combinada com o Inbound Marketing, por exemplo.

Para a captação de alunos para pós-graduação, é necessário segmentar os leads de acordo com os critérios e objetivos mais importantes para a instituição.

Também vale a pena desenvolver conteúdos de forma estratégica e que estejam adequados aos interesses e necessidades dos potenciais alunos.

6. Utilize um CRM educacional

Como a captação de alunos para pós-graduação envolve estratégias bem específicas, é importante utilizar plataformas específicas, voltadas para o setor.

Uma delas é o CRM educacional – uma ferramenta que moderniza a gestão escolar e oferece diversos recursos que otimizam o relacionamento com os alunos.

Assim, fica mais fácil identificar as melhores oportunidades, organizar os dados obtidos e criar uma estratégia de comunicação personalizada para o potencial aluno, de acordo com a etapa do funil de vendas em que se encontra.

Por isso, o uso de um CRM educacional faz toda a diferença na captação de alunos para pós-graduação.

Captação de alunos para pós-graduação: aplique as melhores estratégias na sua instituição

Para aumentar a receita da instituição e ganhar vantagem competitiva, é importante investir em técnicas de captação de alunos para pós-graduação.

Estratégias inovadoras e humanizadas melhoram a imagem da IE e criam um relacionamento mais profundo com os alunos.

Agora com todas essas dicas de captação de alunos para pós-graduação, a sua IE poderá utilizá-las em conjunto e, assim, obter resultados melhores e mais duradouros.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com a Smarketing e conheça as melhores soluções tecnológicas para instituições de ensino!

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress