CRM educacional: o que é e quais são os principais benefícios?

Nos últimos anos, aconteceram mudanças consideráveis no setor de educação e novas ferramentas como CRM educacional surgiram. 

Por isso, escolas e universidades estão utilizando tecnologias que facilitam a adaptação ao novo cenário e melhoram o relacionamento com os alunos.

E o CRM educacional, é uma ótima ferramenta para as instituições se adaptarem às necessidades atuais dos alunos e do mercado.

Além disso, o CRM pode ser integrado com outros sistemas já utilizados pela instituição, o que torna o seu uso ainda mais prático e eficiente.

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Então continue a leitura e entenda os principais benefícios que o CRM educacional pode trazer para a sua IE.

🎯O que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Como o nome já diz, CRM é um sistema que permite melhorar a relação entre uma empresa e seu público-alvo.

Através dessa ferramenta, é possível armazenar em um só lugar, todos os dados sobre cada contato que a instituição recebeu, como nome, telefone, interesses, entre outros.

Ou seja, a plataforma coleta e armazena informações relevantes, que podem ser utilizadas em ações de captação, conversão e retenção de alunos, além de ajudar a organizar um histórico de relacionamento com cada contato.

Entretanto, os benefícios vão muito além da criação de uma lista de contatos. Uma boa ferramenta de CRM auxilia a instituição a desenvolver um relacionamento mais profundo e duradouro com os estudante, para que assim, seja possível oferecer uma boa experiência em toda a jornada do aluno.

🤔O que faz um CRM educacional?

O sistema de CRM é um software projetado para auxiliar organizações a gerenciarem a interação com o público-alvo.

Portanto, no caso de um CRM educacional, a tecnologia auxilia escolas e universidades a gerenciarem e monitorarem o relacionamento com alunos, pais e pessoas interessadas em conhecer melhor a instituição.

Uma ferramenta de CRM facilita o desenvolvimento de várias atividades importantes, como, por exemplo:

  • Identificar oportunidades para conquistar novos alunos
  • Gerenciar processos seletivos de alunos
  • Integrar o funil de vendas ao ERP
  • Enviar, de forma automatizada, SMS, e-mails e WhatsApp
  • Monitorar o desempenho e a satisfação de alunos
  • Otimizar o processo de gestão de permanência

✍CRM educacional: quais são os principais benefícios?

Um software CRM pode ser utilizado em diversos processos de atendimento, marketing e vendas feitos por uma instituição de ensino.

Pensando nisso, separamos uma lista com os principais benefícios de um CRM educacional. Confira!

🔹1. Centralização de dados

As instituições de ensino precisam lidar com diversos tipos de informações diariamente.

Mas quando esses dados não estão devidamente organizados, fica muito mais difícil monitorá-los.

Ao centralizar dados, torna-se possível controlar operações em tempo real e aumentar a integração entre vários setores, como o de atendimento, RH, vendas, marketing, etc.

O CRM educacional permite que o centro de ensino tenha esses dados devidamente organizados e armazenados em uma única plataforma.

🔹2. Integração entre equipes

Equipes integradas apresentam bons índices de produtividade e possuem maior autonomia em relação ao processo de tomada de decisões.

A integração de equipes é essencial para otimizar resultados e fortalecer a cultura organizacional.

A falta de uma estratégia de comunicação interna, prejudica o fluxo de informação e faz com que muitas vezes, os colaboradores não recebam as orientações necessárias para realizar um projeto.

Além disso, investir em um CRM educacional ajuda os funcionários a analisarem o histórico de interações dos alunos, o que é importante para prestar um atendimento mais personalizado.

🔹3. Maior retenção de alunos

Adquirir alunos é fundamental para a sua instituição.

Porém, é o nível de retenção e permanência que mostra se os estudantes estão, de fato, satisfeitos com o serviço e o atendimento prestado pela IE.

O CRM educacional é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento de estratégias e políticas operacionais baseadas em dados confiáveis e relevantes.

Dessa forma, profissionais conseguem identificar pontos de melhoria para oferecer uma boa experiência aos alunos.

🔹4. Melhora no atendimento

Problemas no atendimento frustram os atuais alunos e podem fazer com que pessoas interessadas desistam de conhecer melhor a instituição.

Com o CRM educacional, o atendimento e a comunicação se tornam mais eficazes, já que a ferramenta coleta dados relevantes e de forma assertiva, com menos chances de erros.

Aliás, também é possível fazer uma análise das principais dores e necessidades dos alunos e, assim, antecipar-se a elas.

Tudo isso contribui para um atendimento mais personalizado e humanizado, focado no que o aluno realmente precisa.

🔹5. Automação de tarefas

A plataforma de CRM ajuda a automatizar diversos processos repetitivos e manuais.

Isso permite que os profissionais de marketing e vendas possam focar seus esforços em tarefas mais estratégicas para a instituição, como a captação e retenção de alunos, além do desenvolvimento de novas campanhas.

🔹6. Integração com outras plataformas

O uso do CRM com outras tecnologias facilita o processo de atendimento e otimiza resultados.

Sendo assim, o ideal é que o CRM educacional possa ser integrado com outros sistemas que a instituição já utiliza, como ERP, software de finanças, entre outros.

Enquanto o CRM armazena dados de interação dos profissionais com os alunos, o ERP cuida de processos internos e integra informações de diversas áreas da IE.

🔹7. Acompanhamento de resultados

O CRM educacional também torna mais fácil a análise de resultados, já que a ferramenta fornece relatórios rápidos e completos, que otimizam o trabalho da equipe.

Com o CRM Rubeus, você otimiza a gestão de relacionamento com os alunos e conta com diversos recursos específicos para o setor educacional.

👉Por que escolher um CRM específico para instituições de ensino?

O CRM educacional oferece recursos personalizados e específicos, voltados para os objetivos e interesses de escolas, universidades e instituições de ensino.

Sendo assim, esse tipo de software ajuda no gerenciamento e acompanhamento de interações com os estudantes.

Tais funcionalidades ajudam a concluir processos com mais eficiência e rapidez, o que faz toda a diferença na hora de atender alunos e potenciais alunos em estudar na instituição.

Se você quer saber mais sobre estratégias e ferramentas de marketing para instituições de ensino, entre em contato com a equipe de atendimento da Smarketing.

Juntos, podemos encontrar as melhores soluções para você!

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress