Como usar o e-mail marketing para matricular mais alunos?

Apesar de ainda gerar muitas dúvidas, principalmente devido a sua fama de invasivo e com baixas taxas de retorno, o e-mail marketing para instituições de ensino é um aliado que vem apresentando excelentes resultados.

Com uma proposta pautada em um dos principais pilares do marketing, quando bem utilizada, gera a relação assertiva de entregar o conteúdo certo, no momento ideal da compra.

Para as instituições de ensino, ele pode ser o estímulo que faltava para a conversão. 

Como usar o e-mail marketing para instituições de ensino e conquistar matrículas?
Como usar o e-mail marketing para instituições de ensino e conquistar matrículas?

Afinal, o e-mail marketing funciona muito bem para estreitar o relacionamento da marca com o cliente, destacando os principais pontos de sua instituição.

No entanto, para que você tenha os resultados positivos que espera, é fundamental utilizar o e-mail marketing da maneira correta e não sair por aí disparando-os sem contexto nenhum.

Para que você aprenda tudo sobre essa ferramenta e como utilizá-la a seu favor na captação de leads e na conversão de matrículas, preparei esse guia com todas as informações que precisa para criar excelentes e-mails marketing!

 

O que é e como funciona o e-mail marketing para instituições de ensino?

O e-mail marketing é um queridinho dos profissionais dessa área, sabia? Isso acontece porque ele é uma ferramenta com amplo espaço de atuação.

Dentro deste universo, consideramos que todo consumidor passa por uma jornada de compra antes de efetivar uma conversão.

Logo, ele precisa ser orientado para reconhecer a oportunidade e adquirir determinado produto ou serviço, claro, lembrando que a sua instituição  existe e promove essa oferta.

Essa orientação é feita por meio de conteúdos atrativos e didáticos, em que o e-mail marketing aparece como uma solução para a entrega.

Lembre-se: você deve se posicionar como alguém que resolve o problema do seu cliente em potencial. Essa é a premissa básica do marketing. 

Como usar o e-mail marketing para instituições de ensino e conquistar matrículas?
Como usar o e-mail marketing para instituições de ensino e conquistar matrículas?

Além disso, também serve para destacar quais as vantagens e os benefícios que o seu futuro aluno terá ao se associar com a sua marca.

Para utilizá-lo, basta encontrar um modelo ideal para que a entrega seja ainda mais assertiva e que leve o leitor a fazer o que você planejou na estratégia em si. 

Quando aplico essa metodologia com os clientes da Smarketingedu, por exemplo, penso sempre no que eles precisam e quais são as metas de médio e longo prazo com o envio do e-mail marketing.

Talvez, isso já possa te ajudar a ter um direcionamento de como explorar o e-mail marketing em suas estratégias.

 

Principais tipos de e-mail marketing para instituições de ensino

Como uma boa ferramenta estratégica, esse recurso pode ser utilizado de diferentes maneiras, sempre de acordo com o que a instituição de ensino precisa para o momento. 

Por isso, conhecer o seu público alvo é fundamental para divulgar o conteúdo e atingir bons resultados. 

Como usar o e-mail marketing para instituições de ensino e conquistar matrículas?
Como usar o e-mail marketing para instituições de ensino e conquistar matrículas?

Desta forma, separei para te explicar como utilizar o e-mail marketing para instituições de ensino, fazendo uso de alguns dos principais modelos utilizados pelo mercado digital nos dias de hoje. 

Vamos lá?

Newsletter

Uma newsletter é um e-mail marketing onde são abordadas novidades, dicas, notícias e informações consideradas relevantes ao seu público-alvo.

Elas devem ser enviadas periodicamente para a sua lista de contatos. Afinal, um de seus principais objetivos, é, exatamente, fazer com que a sua instituição de ensino seja lembrada pelo potencial cliente.

Basicamente, você pode utilizar esse canal para informar as notícias sobre a instituição institucionais ou novidades internas que sejam relevantes compartilhar com o público.

Conteúdo Promocional

Já os e-mails com conteúdo promocional são usados para demonstrar uma oferta que traga determinado benefício ao potencial aluno ou atual aluno  

Informar que as matrículas de sua instituição de ensino estão com desconto  por determinado período ou novos cursos integrados à organização podem ser inseridos nesta categoria.

Aqui, com certeza vale a pena utilizar recursos de gatilhos mentais para torná-los mais atrativos frente à metodologia Smarketing

Informações Sazonais

O e-mail marketing para instituições de ensino com informações sazonais são aqueles simpáticos, perfeitos para demonstrar campanhas estratégicas e divulgá-las de uma forma mais sutil.

Separei um exemplo bem legal para te explicar. Imagine um lindo e-mail marketing desejando Feliz Natal e Próspero Ano Novo, em que também existam mais informações  sobre valores e datas de matrículas no início do ano.

Esse tipo de e-mail marketing serve, justamente, para criar uma sensação empática com o cliente, para que ele se sinta importante e lembrado em momentos especiais.

Boas-vindas

O e-mail marketing de boas vindas é aquele enviado para quem concluiu todas as etapas da jornada de compra e, agora, é um cliente real.

Fez uma matrícula e quer causar uma boa impressão e surpreender seu novo aluno? Enviar conteúdos de valor e que façam com que ele realmente se sinta acolhido pelo seu negócio podem fazer a diferença. 

Afinal, precisamos concordar que vale a pena recebê-lo com informações e de uma forma que ele não esteja esperando para causar uma experiência positiva, não é mesmo? 

Transacional

Por fim, o último modelo que pode ajudar a trazer benefícios às instituições de ensino, é o e-mail marketing transacional.

Eles são, efetivamente, aqueles que trarão informações e respostas para as transações realizadas entre o aluno e a empresa de educação.

Por exemplo, confirmação de matrícula ou comprovantes de pagamento.

Isso é uma ferramenta muito importante para mostrar a transparência da sua empresa com o cliente e para que ele consiga acompanhar todas as etapas do processo.

 

Benefícios do e-mail marketing para as instituições de ensino

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa ferramenta, é interessante que compreenda o porquê você deve utilizar o e-mail marketing de forma estratégica para sua  instituição de ensino. 

Como usar o e-mail marketing para instituições de ensino e conquistar matrículas?
Como usar o e-mail marketing para instituições de ensino e conquistar matrículas?

São diversos benefícios que podem ser alcançados pela organização, demonstrando vantagens para os potenciais e atuais clientes.

Podemos definir esses ganhos em 5 tópicos, que vão clarear os motivos de sua utilização.

1. Estratégias mais assertivas

Como você já sabe, a maior vantagem do marketing é criar uma estratégia assertiva para conquistar clientes e atingir seus objetivos.

Com o e-mail marketing, você consegue compreender melhor quem é o seu lead e, assim, nutri-lo corretamente para que se torne um consumidor do que oferece.

Utilizá-lo com a estrutura correta e entregando o conteúdo que o seu futuro aluno quer, você estará agregando valor ao que oferece e, dessa forma, conquistando-o completamente.

2. Maior alcance

Talvez, aqui, você se pergunte: por que investir em e-mail marketing e não apenas nas redes sociais da instituição de ensino?

A resposta é simples: algoritmo.

Nas redes sociais são entregues conteúdos baseados em um interesse inicial do usuário. Logo, se ele nunca teve contato com a sua empresa de educação, dificilmente será impactado por uma campanha.

Diferente do e-mail marketing para instituições de ensino. Com ele, você alcançará diretamente os leads e, assim, terá uma conversão mais assertiva.

De uma maneira muito simples: estará investindo em divulgar seus conteúdos apenas para quem realmente pode ser um cliente e não estará jogando informações sem muita expectativa.

3. Desenvolver maior relacionamento

Esse é um dos principais benefícios do e-mail marketing para instituições de ensino, pois ele é um espaço onde poderá estreitar laços com o potencial ou o atual aluno.

A possibilidade de personalizá-lo faz com que você alcance diretamente determinados remetentes.

Além disso, a interação também é estimulada, com as Call To Actions (CTAs), ou chamadas para ação.

Com isso, os cliques são muito mais frequentes e você poderá utilizar essas métricas para alimentar sua base de contatos de forma ainda mais estratégica.

4. Estar presente em todas as etapas de compra

Já falamos sobre a Jornada de Compra do consumidor e, também, sobre como o e-mail marketing serve para nutrir o seu cliente por esse caminho.

Afinal, você pode criá-lo com diferentes vertentes, justamente para alcançar o aluno em qualquer etapa que esteja vivenciando.

Isso faz com que você não apenas conquiste conversões, mas também gere fidelidade com a sua marca.

5. Não ser esquecido pelo lead

Esse é um ponto crucial dentro da jornada de compra. Afinal, não é incomum que, no meio do caminho, o cliente desanime ou, até mesmo, esqueça sobre a sua oferta.

Então, é importante relembrá-lo periodicamente que a sua instituição de ensino está o esperando de portas abertas.

Nesse ponto, vale a pena investir em uma comunicação personalizada, que vá além de lembrá-lo sobre a compra. 

Que tal criar um e-mail marketing com uma oferta exclusiva para finalizar a matrícula?

 

Como estruturar um e-mail marketing que dá resultado para suas campanhas?

Depois de tantas explicações e ideias para a criação de  e-mail marketing é importante  que você tenha conhecimento para montar um modelo que realmente converta.

Afinal, é isso que você quer, certo? Ter bons resultados ao aplicar as estratégias de marketing em suas campanhas de e-mail.

Então, confira algumas informações extras para que o seu trabalho traga retornos mais positivos. 

Como usar o e-mail marketing para instituições de ensino e conquistar matrículas?
Como usar o e-mail marketing para instituições de ensino e conquistar matrículas?

1. Nunca faça spam

Você sabe que esse é um dos maiores motivos que levaram o e-mail marketing a se tornar uma escolha, no mínimo, desinteressante para as empresas?

Muitos consideram que essa ferramenta nada mais é do que spam. Entretanto, são conceitos totalmente diferentes.

É considerado um spam toda mensagem que foi enviada a uma grande quantidade de pessoas que, efetivamente, nunca demonstraram interesse ou permitiram o recebimento dessas informações.

E eles são, realmente, desagradáveis, pois atolam a caixa de e-mail.Para tanto, você:

  • Deve evitar a compra de listas de e-mail, pois as chances de ter poucos leads qualificados é enorme;
  • Não deve escrever com letras maiúsculas, pois é considerado agressivo e tende a ir diretamente para a caixa de spam;
  • Deve dar preferência ao não-envio de e-mails para pessoas que já declararam não ter interesse em seus conteúdos.

2. Utilize técnicas de copywriting para instituições de ensino

Para quem ainda não conhece, a definição resumida de Copywriting é Escrita Persuasiva. Mas calma! Uma escrita persuasiva não é enganar o seu público.😊⠀

As técnicas de copywriting são aplicadas em toda estratégia de marketing e em qualquer tipo de comunicação. ⠀

O principal objetivo de um texto aplicado às técnicas de copywiriting é conduzir a persona a ação que queremos no momento. ⠀

uma boa copy é focada nas emoções da persona, naquilo que realmente faz sentido no universo dela. A linguagem precisa ser fluida na qual elas pensam. 

O copywriting é um método de escrita voltado para a publicidade, que visa persuadir a pessoa que lê o conteúdo a tomar uma decisão de compra.

Por isso, invista na criação do seu conteúdo com uma vertente direcionada para 

Siga essas dicas para criar uma boa copy:

  • Entenda a “dor” do cliente e ajude-o a resolver esse problema;
  • Use verbos de ação, imperativos;
  • Demonstre o seu produto no momento certo, depois de explicar todos os benefícios que ele traz;
  • Corrobore a sua informação com dados reais e pesquisas;
  • Aposte em uma comunicação mais emocional.

3. Faça uso dos gatilhos mentais de forma estratégica

Os gatilhos mentais são estímulos de percepção que podem levar à conversão. Baseados em imagens e sons, por exemplo, eles são capazes de gerar uma reação mais concreta vinda do potencial cliente.

Se você conhece um pouco sobre gatilhos mentais, sabe que eles podem ser um enorme diferencial na decisão do seu futuro aluno.

No entanto, para que eles tragam resultados positivos, devem ser utilizados da maneira correta, para que não caracterize um esforço desesperado para captar esse cliente.

4. Tenha métricas tangíveis

A frustração pode começar por você mesmo, sabia? E, na maioria das vezes, ela surge justamente por estar relacionada com expectativas difíceis de serem alcançadas.

Por isso, quando estiver criando o seu e-mail marketing para instituições de ensino, defina suas metas dentro de uma possibilidade real.

Assim, além de evitar um desânimo maior pela falta de retorno, você terá bases concretas para orientar a sua estratégia.

5. Invista em plataformas de e-mail marketing inteligentes

Atualmente existem diversas plataformas de automação de e-mail marketing disponíveis, que oferecem desde a segmentação de sua base de dados, até a personalização de conteúdos a serem entregues.

Então, vale muito a pena conhecer essas ferramentas e agregar seu uso. Além de elas te ajudarem a otimizar o gasto de tempo, também te ajudam a acompanhar os resultados  com mais exatidão.

 

Vale a pena criar campanhas de e-mail marketing na minha instituição de ensino? ?

Explorar o e-mail marketing em suas ações estratégicas não só vale a pena, como é muito importante para para a instituição de ensino.

Além de todas as vantagens que já citamos ao longo do texto, você ainda tem mais duas, que precisamos validar: o baixo custo e o conhecimento mais profundo do seu público.

Criar um e-mail marketing assertivo não é extraordinariamente difícil, ainda mais depois de todas as dicas que demos para você, né?

Além disso, ele se alimenta, basicamente, daquilo que você já conhece, que é o seu público-alvo.

 

Quer aprender a criar campanhas de e-mail marketing estratégico para sua instituição? Então não deixe de falar comigo nos comentários abaixo para que eu possa te ajudar a ter um caminho mais assertivo nesta jornada!

 [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress