Captação de Alunos: 5 estratégias de marketing para melhorar os resultados da sua instituição de ensino

Embora seja verdade que o ensino superior enfrenta desafios únicos, estratégias de marketing para captação de alunos, comprovadas, ajudam as instituições de ensino a melhorar o engajamento e aumentar o número de matrículas principalmente com sua presença online.

Com a Geração Z oficialmente em busca de faculdades e universidades, as estratégias de marketing para o ensino superior desempenham um papel fundamental para alcança-los.

Os jovens adultos de hoje usaram a tecnologia por toda a vida, por isso ter uma presença nas mídias sociais e um site não é mais suficiente. Os futuros alunos de hoje esperam que essas ferramentas sejam úteis, bonitas, transparentes e autênticas — e isso é apenas o começo.

Se sua faculdade ou universidade está disputando a atenção da próxima geração, continue lendo para descobrir cinco estratégias essenciais de marketing educacional que podem promover o engajamento e aumentar sua matrícula na era digital.

 

O que considerar em uma estratégia de marketing para captar alunos?

A própria terminologia “estratégias de marketing educacional” já diz muito sobre ela, pois se trata de uma ação bem planejada, com estudo de caso e ações objetivas.

Um dos processos que vem trazendo mais resultados positivos na área é o smarketing, que consiste na junção de planejamento de vendas e marketing de forma inteligente.

Esse conceito é um dos mais atuais na área, trazendo o ideal de multidisciplinaridade ao juntar conhecimentos de áreas diferentes em prol de ações assertivas e melhor estruturadas.

Com as estratégias da metodologia smarketing, você terá resultados positivos tanto na captação de alunos, quanto no engajamento e permanência deles.

O planejamento das estratégias de marketing  para captação de alunos, em conjunto com o processo smarketing educacional passa pelas seguintes áreas de foco.

estratégia de marketing educacional

  • Público;
  • Objetivo;
  • Plataformas utilizadas;
  • Tipo de conteúdo;
  • Monitoramento das ações.

O estudo de cada uma dessas áreas é o que auxilia e leva as estratégias de sucesso.

 Público

O primeiro passo para montar uma boa estratégia de marketing para captação de alunos, é o conhecimento do público alvo e de suas motivações para o consumo.

É preciso entender em qual estágio do Funil de Captação de Alunos (atração, consideração, decisão) o seu público está.

Afinal, é preciso levá-lo de potencial aluno para aluno matriculado, por meio de ações que vão estreitando esse funil.

Essa é uma etapa importante na Jornada de Compra Educacional e só será efetivada através de uma abordagem que chame a atenção de seu público.

Objetivo

Não há como iniciar uma caminhada se você não sabe onde quer chegar.

Por isso, é muito importante que saiba quais os objetivos que você espera alcançar ao aplicar as estratégias que estamos comentando.

Eles são importantes para moldar as ações a serem tomadas e para que elas não fiquem soltas e sem efetividade.

Uma ação sem objetivo será um investimento sem sucesso, pois ela será mal direcionada e não irá atrair a atenção do público-alvo.

Plataformas utilizadas

Uma estratégia fundamental, é ter conhecimento sobre quais plataformas de veiculação de informações o seu público-alvo tem mais acesso e consome com mais frequência.

Assim, você vai conseguir atingir o maior número de possíveis alunos e não fazer uma ação que não valha o investimento financeiro e técnico.

Além disso, a escolha das melhores plataformas de divulgação também é importante para outra área futura, que é a de monitoramento de ações.

Tipo de conteúdo

Esse passo de estudo e planejamento é importante para finalizar as suas estratégias de marketing para captação de alunos, pois deve estar alinhada com a intencionalidade do que deseja ser transmitido.

Com os objetivos e intenções claras você poderá escolher com sabedoria entre conteúdo escrito, falado, vídeos e posts em redes sociais, que trarão os melhores resultados para os seus leads.

Monitoramento das ações

Essa área da estratégia de marketing é muito importante para acompanhar os resultados e impactos das suas ações no público-alvo.

Cada plataforma oferece possibilidades de monitoramento e estudos dos resultados e falhas de cada ação.

Isso é importante para o entendimento e adaptação das estratégias escolhidas, para se ter melhor dimensão do impacto que terão.

Afinal, é importante ter em mente que as formas de comunicação vão se alterando e é preciso ter flexibilidade para torná-las cada vez mais assertivas.

As mudanças para melhoria são as mais diversas, como, por exemplo, mudança de abordagem escrita, design e imagens que podem impactar melhor a receptividade do seu conteúdo.

 

5 Dicas para desenvolver suas estratégias de marketing para captação de alunos de forma eficiente

Agora que você sabe como estudar e planejar boas estratégias de marketing educacional, é importante saber como efetuá-las.

Como já dito, a metodologia smarketing é o que traz melhores resultados no processo de captação de alunos é muito importante para obter sucesso nas ações.

Por isso, desenvolver suas estratégias alinhadas ao smarketing, te permite usar ferramentas e boas práticas que estão em alta nos estudos e aplicações de marketing para instituições de ensino.

estratégias de marketing

Trazemos, então, 5 dicas para que suas estratégias de marketing para captação de alunos obtenham sucesso.

1. Utilize as redes sociais

Hoje em dia, grande parte da população utiliza as redes sociais, seja para entretenimento ou para trabalho. Por isso, elas têm sido importantes nas estratégias de marketing,

principalmente com a quarentena, devido à pandemia de COVID-19, o consumo de informações pelas redes sociais tem aumentado cada vez mais.

Então, aproveite nossas dicas e insights valiosos para engajar alunos nesse artigo que fizemos.

Além da própria visibilidade, elas oferecem ferramentas de monitoramento de interações, visualizações e compartilhamento, facilitando a posterior análise de métricas.

2. Invista no tráfego pago

O tráfego pago é uma estratégia de Marketing Digital que é muito utilizada por empresas de todos os portes e já existe há muitos anos.

As estratégias de marketing digital se baseia em realizar investimentos em anúncios nas plataformas de mídias digitais  com o objetivo de atrair pessoas potencialmente qualificadas para conhecer, se relacionar e comprar de sua marca.

O tráfego pago traz muitos benefícios, tais como:

  • Divulgar ações específicas;
  • Conseguir visibilidade rapidamente;
  • Aumentar a taxa de conversão de novos clientes;
  • Aumentar a reputação e visibilidade nas buscas no Google.

Mas, lembre-se que não é apenas o investimento simplório que trará esses resultados.

O tráfego pago deve trabalhar em conjunto com o planejamento e estruturação das suas estratégias de marketing educacional. Por isso, analise e projete as melhores campanhas.

3. Tenha um site intuitivo

Como já dito, o uso de redes sociais e ‘smartphones’ vem aumentando consideravelmente e você deve levar isso em consideração ao analisar seu tráfego no site.

Ter um site compatível e responsivo com telefones móveis, é no mínimo o que você deve ter para melhorar a experiência de sua audiência.

Inclusive, você pode conferir mais sobre o assunto nessa matéria do portal G1, que nos conta que os brasileiros têm preferido contratar serviços diretamente pela tela do celular.

Além disso, você deve se atentar às informações e interações possíveis dentro de sua página, uma vez que sites poluídos e não intuitivo podem afastar potenciais clientes.

Por isso, vale a pena investir profissionais que entendam da área e criem uma página simples e atrativa, mas que não minimize a qualidade do material que está sendo divulgado sobre seu negócio.

4. Segmente e automatize seus e-mails

O e-mail é uma poderosa ferramenta de marketing para se comunicar diretamente com potenciais alunos.

Mas, essa ferramenta precisa ser utilizada com uma boa estratégia de conteúdos relevantes e com uma linguagem adequada ao seu público.

Usar a segmentação de email é uma estratégia eficaz que pode aumentar consideravelmente suas taxas de abertura de emails.

Por isso, o e-mail marketing é uma estratégia que deve ser explorada em suas ações de marketing. 

5. Conte com um CRM específico para instituições de ensino

Que atire a primeira pedra quem nunca sonhou em simplificar o relacionamento com o aluno, otimizar as estratégias de marketing, melhorar a construção e o acompanhamento do pipeline de vendas, não é mesmo?

A melhor maneira de fazer isso, é utilizando um CRM específico para instituições de ensino.

Bom, para quem não sabe, CRM é uma ferramenta que permite reunir, em um único ambiente, todas as informações e interações de seus atuais e futuros alunos.

 

Qual a melhor estratégia de marketing educacional?  

Agora, com todas essas dicas e informações sobre estratégias de marketing para captação de alunos, fica claro que não há uma ideia pronta e mágica para ser aplicada.

Antes de tudo, deve ser feito um estudo minucioso sobre as diferentes áreas que atravessam o marketing e o mercado educacional.

Além disso, é possível aplicar a metodologia smarketing educacional para ajudar no seu planejamento e ações nas mais diversas plataformas.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

 

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress