Fidelização de alunos: 8 estratégias para aumentar a retenção

Mais do que atrair, a fidelização de alunos representa um grande diferencial para instituições de ensino que desejam crescer e desenvolver um posicionamento sólido no mercado.

Um centro de ensino deve se planejar para criar uma estratégia capaz de conquistar e manter alunos, já que esses fatores são essenciais para fortalecer a imagem no mercado.

Pensando nisso, hoje, vamos mostrar algumas dicas para a sua IE fidelizar alunos e proporcionar uma excelente experiência de ensino para eles. Confira:

1. Invista na capacitação do corpo docente

Os professores são profissionais essenciais para uma instituição de ensino, além de uma referência para alunos e famílias.

Quem atua na área educacional, sabe quantos desafios os professores enfrentam diariamente. Afinal, cada aluno tem uma personalidade e uma história diferente. 

E a fidelização de alunos só se torna possível quando a IE tem profissionais de ensino qualificados e treinados, que conseguem se relacionar com os estudantes.

Um docente muito técnico, por exemplo, apesar de possuir um grande conhecimento, pode não ter uma boa didática e, assim, não conseguir motivar e despertar o interesse dos alunos pela matéria.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é investir em treinamento de professores e em um programa de formação continuada – para valorizar os potenciais de cada profissional e capacitar frequentemente os colaboradores.

O processo de formação continuada pode ser realizado através de treinamentos, palestras, eventos e cursos intensivos, por exemplo.

A capacitação de profissionais, além de melhorar o ensino, permite o alinhamento dos colaboradores aos objetivos da instituição e aumenta o engajamento do corpo docente.

2. Valorize os colaboradores

Investir na equipe é investir no presente e no futuro de uma instituição. Os colaboradores são o principal ativo de qualquer empresa.

Uma equipe motivada é aquela que está alinhada aos valores e objetivos da marca e sabe exatamente como personalizar o atendimento de acordo com o perfil do aluno.

Profissionais mais engajados prestam um serviço com mais qualidade, o que é essencial para otimizar o processo de atração e fidelização de alunos.

3. Invista em marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento é uma estratégia que ajuda a sua instituição de ensino a criar uma relação mais próxima com os alunos.

Ele envolve ações e objetivos como fidelização de alunos, construção da marca da IE no mercado e comunicação humanizada.

O principal objetivo dessa estratégia, é fazer com que alunos criem um excelente relacionamento com a instituição e se tornem “fãs” dos serviços e cursos oferecidos pela IE.

Mas para que o marketing de relacionamento gere resultados, é importante que a instituição conheça muito bem os alunos, crie ações personalizadas e faça pesquisas de satisfação.

Além disso, também é essencial investir em marketing de conteúdo personalizado (de acordo com os interesses dos estudantes) e criar campanhas que realmente levem em conta as necessidades, anseios e sonhos dos alunos.

4. Foque no atendimento de qualidade

Muitas empresas, para desenvolver um processo de atração e fidelização de alunos, investem em diversas ferramentas e campanhas de marketing.

Obviamente, o marketing digital é essencial para promover a instituição e torná-la mais conhecida no mercado.

Mas sem um bom atendimento, é quase impossível reter alunos.

A experiência que o estudante tem quando precisa tirar uma dúvida, se matricular em um curso ou solucionar um problema, molda a opinião dele sobre a instituição.

Para que a experiência de atendimento seja positiva, é necessário estruturar o atendimento do começo ao fim, em todas as etapas.

Em relação aos principais problemas no atendimento que prejudicam a fidelização de alunos, podemos mencionar:

  • Ignorar a necessidade do aluno
  • Não investir em mais de um canal de atendimento
  • Não analisar os feedbacks
  • Ignorar ou demorar para responder o aluno
  • Não investir em um processo de pós-venda

Cada um desses problemas, além de afetar a imagem da empresa, pode fazer com que você perca a chance de reter alunos.

Afinal, o atendimento de qualidade é essencial para a fidelização de alunos.

Portanto, invista em uma boa estratégia de atendimento e treine a sua equipe para oferecer a melhor experiência aos alunos, independentemente de o contato ter sido feito de forma presencial ou online.

5. Ofereça atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são práticas que trazem benefícios tanto para os alunos quanto para os pais. Portanto, também podem ajudar na fidelização de alunos.

Sendo assim, pense em atividades ligadas à dança, esportes, aulas de idioma, entre outros.

Além disso, aproveite as atividades extracurriculares para promover a integração entre alunos, que valorizam a experiência dele na escola e aumentam o interesse pela rematrícula.

6. Reforce os diferenciais da instituição

Quais são os diferenciais que a instituição oferece para pais, alunos e para a sociedade de forma geral?

Foque nesses pontos, pois, além de ajudarem na fidelização de alunos, mostram o quanto o centro de ensino pode agregar para a vida profissional dos estudantes.

Dentre os principais diferenciais de ensino de uma instituição de sucesso, podemos mencionar:

  • Ter um bom projeto pedagógico
  • Ensino socioemocional
  • Atividades extracurriculares
  • Inovação tecnológica
  • Relacionamento com a família
  • Alto índice de aprovação dos alunos no vestibular

7. Invista em aulas inovadoras

Metodologias de ensinos inovadoras ajudam na fidelização de alunos e valorizam os pontos fortes da instituição.

Por esse motivo, diversos centros de ensino estão investindo em novos recursos e ações para engajar e motivar estudantes dentro e fora da sala de aula.

Aulas no laboratório, jogos educativos, storytelling para explicar um conteúdo complexo…são algumas formas de inovar o ensino e tornar as aulas mais interessantes e didáticas!

8. Faça uma pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma forma simples de entender e analisar melhor a experiência que o aluno tem na instituição.

Ao analisar os resultados da pesquisa, torna-se possível criar um plano para desenvolver melhorias, saber se os alunos indicam a instituição para outras pessoas e, claro, pensar em novas estratégias de fidelização de alunos.

Agora você já sabe como destacar os principais pontos fortes da instituição e aumentar o nível de retenção de estudantes.

E se você está em busca de soluções e estratégias para a sua instituição de ensino, entre em contato com a Smarketing!

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress