Como higienizar minha base de leads

Como higienizar a sua base de leads e garantir uma melhor entrega de seus e-mails?

Higienizar base de leads é uma  estratégia do Inbound Marketing essencial para quem deseja ter uma campanha de marketing bem sucedida com o objetivo de adquirir novos alunos  para uma instituição de ensino. 

Mesmo que possa parecer uma tarefa complicada, ela garante maior assertividade e resultados muito mais consistentes  no longo prazo. Quando esse processo não é realizado, é possível se deparar com inúmeros prejuízos, como o domínio cair em black list por exemplo.

Com uma base de leads higienizada e qualificada, os resultados de suas campanhas são consideravelmente melhores. Esse processo se mostra extremamente eficaz quando colocado em prática.

Pensando nisso, preparamos  um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber para  Higienizar a  base de leads de sua instituição e como garantir uma entrega mais eficiente de e-mails.

 

O que é a higienização da base de leads?

A higienização da base de leads é um processo feito para garantir que a instituição se relacione apenas com os contatos que estão interagindo aos seus estímulos. 

O que é a higienização da base de leads?

Qual a importância de higienizar sua base de leads?

Nem  todos esses leads captados irão se transformar em futuras matrículas, captação. Então, podemos afirmar que a principal função da higienização da base de leads é evitar ter uma base de contatos inchada dando uma  ilusão de possíveis oportunidades de negócios.

As campanhas de e-mails, SMS  e Whatsapp, terão melhores taxas e consequentemente melhores resultados. Além disso, esse processo  permite uma melhor análise do o comportamento da sua persona, auxiliando na assertividade de suas campanhas 

 

3 formas simples de higienizar a sua base de leads

É muito comum que os analistas de marketing apresentem receio de higienizar a base de leads por medo de perder oportunidade de negócio.

No entanto, esse processo pode ser realizado de forma muito benéfica para a instituição, veja:

Remover leads duplicados

Os leads duplicados incham sua base, além de não ser nada agradável o lead receber o mesmo e-mail duas vezes. Portanto, faça uma limpeza minuciosa pelo seu banco de dados e remova todos os dados duplicados. 

Se for necessário, utilize ferramentas para isso. 

Exclua os contatos que são heard bounce

Os contatos heard bonce são aqueles que os e-mail não são possíveis de chegar pelos principais motivos: descadastramento, caixa de e-mails lotada, contas desativadas. chegaram 

Excluir os endereços de e-mails inválidos

No momento de preencher um questionário, é comum que algumas pessoas acabem passando informações com erros de digitação, ou até mesmo, criam um e-mail apenas para baixar material. 

 

Ferramentas para ajudar na higienização da base de leads

Atualmente, existem diversas ferramentas no mercado que podem auxiliar na higienização da base de leads, capazes de realizar não somente uma limpeza em sua lista de e-mails, mas organizá-las. 

Afinal, utilizar os algoritmos e robôs para esse trabalho é muito bem-vindo, não é verdade? Conheça abaixo algumas delas:

Active Campaign

O Active Campaign é uma plataforma que conta com diversos processos que visam otimizar a experiência do seu cliente.

Uma das suas funcionalidades é higienizar base de leads a partir de automações predefinidas de CRM das quais ajudam na personalização entre os canais mais avançados.

RD Station

Já a plataforma RD Station permite  a segmentação dos  leads que são considerados inválidos ou que possuem erros.

Com isso você conseguirá separar os cadastros que sejam de pessoas reais e que realmente tenham interesse em sua intituição. 

Safety Mails

Outra opção para conseguir higienizar a base de leads de maneira eficiente é o Safety Mails.

Ele ajuda a reduzir o seu Custo Por Lead (CPL) e aumentar o seu Retorno Sobre Investimento (ROI).

 

Benefícios da higienização da base de leads 

Benefícios da higienização da base de leads 

Agora que você já sabe como  higienizar a sua base de leads, imaginamos que você quer saber quais os benefícios  essa pequena ação pode proporcionar para sua instituição de ensino, certo?

Confira as mais importantes que separamos abaixo:

Aumento de cliques e taxas de aberturas

Quando você tem uma lista de contatos que apresenta interesse em um curso ofertado, mesmo que esse potencial aluno  não se matricule no  momento, você tem a oportunidade de trabalhar esses leads conduzindo-o pelo funil de captação. 

Assim,  você terá uma  boa interação  com taxas de abertura e cliques  em suas campanhas, já que terá a certeza de estar trabalhando com o público interessado. 

Redução de Spam

Ninguém gosta de receber Spam. Pior, ninguém confia neste tipo de comunicação, muito menos em produtos com esta configuração de e-mai.

Para evitar que o seu endereço seja categorizado como spam, evitando a reclamação, é muito importante que você sempre peça a autorização para a coleta desses dados, sempre respeitando as normas da Lei Geral de Proteção de Dados para as instituições de ensino. 

Campanhas mais lucrativas

A grande função de uma campanha de estratégias de marketing é o lucro que ela irá trazer para a sua universidade.

Se você higienizar a base de leads, terá um público mais selecionado e isso possivelmente aumentará a taxa de conversão de novas matrículas.

 

 

Qual o melhor momento para higienizar a base de leads?

Uma das maiores dúvidas entre os empreendedores é sobre o momento correto para realizar a higienização da base de leads.

Acontece que para as suas campanhas terem uma boa captação, o ideal é que essa limpeza seja feita periodicamente, garantindo que o seu banco de dados permaneça sempre atualizado.

Se você preferir realizar esse processo em intervalos maiores, certifique-se que ele seja adotado antes do início dos semestres, que é quando surgem uma quantidade mais significativa de novos alunos. 

 

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress