inbound marketing educacional

Inbound Marketing Educacional – Como atrair leads qualificados para sua IE!

O Inbound marketing educacional, também conhecido como Marketing de Atração é uma concepção de marketing moderna que pode ajudar seu negócio otimizando seu contato com o público-alvo.

Ele vem ganhando força no mundo corporativo justamente por trazer ferramentas que se adaptam ao mundo cada vez mais digital.

O investimento nesta técnica vem mostrando muitos resultados efetivos nos objetivos que busca conquistar, incluindo ter leads mais qualificados ao longo do tempo.

Para que você entenda os conceitos e ferramentas dessa área do marketing para instituições de ensino, preparamos esse material explicativo.

Com ele, você vai conseguir ter uma melhor visualização das vantagens de aplicá-lo em suas estratégias.

 

O que é o inbound marketing educacional?

O Inbound marketing educacional é um conjunto de estratégias modernas de marketing, voltadas para a área educacional.

inboud marketing
inboud marketing para instituições de ensino

Seu principal objetivo é atrair novos e potenciais alunos, por meio do compartilhamento de conteúdo que os interessem.

Mesmo que a ideia pareça comum nas estratégias de marketing, essa se diferencia por criar e disponibilizar conteúdos que agreguem valor ao leitor.

Dessa forma, também criar uma conexão entre a marca e o potencial cliente.

Atualmente, os consumidores têm maior controle sobre o que acessam, escolhendo canais, páginas, perfis e formas de consumir.

Portanto, passou a ser primordial conquistá-los transmitindo conteúdos que lhe ofereçam algo a mais.

 

Para que serve o inbound marketing educacional?

Essa concepção, também conhecida “Novo Marketing”, tem algumas finalidades bem definidas e que, se aplicadas de forma inteligente e estratégica, podem trazer excelentes resultados.

O Inbound marketing educacional atrai a atenção de potenciais novos alunos que entrarão em contato com as mensagens, valores e conteúdo propagado pela instituição de ensino.

Esse é o primeiro passo para que, dentro de tantas instituições, você consiga captar mais interessados e gerar um sentimento de conexão entre o público-alvo e seu trabalho desenvolvido.

Além disso, alguns resultados positivos que podem surgir com o uso do Inbound marketing educacional são:

  • inboud marketing
    inboud marketing para instituições de ensino

    Alcance do público certo;

  • Aproximação com clientes;
  • Maior poder de persuasão;
  • Ciclo mais curto de vendas;
  • Diminuição de custos;
  • Mensuração de resultados em tempo real;
  • Ticket médio maior.

6 estratégias para aplicar o inbound marketing na sua instituição de ensino

Levando em conta que o Inbound marketing educacional tem como objetivo a conexão entre marca e público-alvo através de conteúdos de interesse, é preciso adotar algumas estratégias para aplicá-lo de maneira inteligente e eficaz.

Vale a pena acrescentar que o inbound marketing para instituições de ensino pode ser potencializado com o uso dos estudos e estratégias do Smarketing educacional.

Este, consiste na união dos conhecimentos e trabalhos do time de marketing e do time de vendas, alinhando os esforços nesses dois setores.

Com isso, há um maior controle e manutenção dos leads e, através da leitura desses dois setores, é possível aperfeiçoar o foco entre eles.

Dessa forma, há uma maximização de chances de os clientes chegarem no momento exato para a conversão.

Agora, vamos te mostrar 6 estratégias de aplicação do Inbound marketing educacional.

Desta maneira, ficará mais fácil de visualizar porque ele traz resultados tão bons, principalmente em conjunto com o Smarketing.

estratégias para aplicar o inboud marketing
inboud marketing para instituições de ensino

1. Blog atualizado constantemente

Dentro do Inbound marketing educacional, o blog é o principal meio de produção e entrega de conteúdo para o público-alvo.

Esse canal, além de gerar visibilidade para seu conteúdo, é por onde seus potenciais clientes irão se nutrir, de modo a chegar no seu time de vendas no ponto certo para a conversão.

Por isso, é importante que esteja sempre atualizado, com conteúdos de qualidade e de forma alinhada com as estratégias traçadas pelo planejamento de marketing.

2. Redes sociais ativas

Não adianta gerar conteúdo de qualidade, se eles não chegam aos seus potenciais novos alunos.

Por isso, é muito importante manter as redes sociais ativas.

 

As mídias sociais e aplicativos de mensagens são as principais ferramentas de veiculação de conteúdos no mundo digital, portanto, são aliadas na efetivação do Inbound marketing educacional.

Se você ainda não acredita no poder das redes sociais para vendas, vale a pena conferir essa matéria divulgada no portal G1, que fala sobre o aumento de transações comerciais feitas por essas plataformas.

Porém, a comunicação com seu público deve ser pensada de maneira estratégica, pois a comunicação dentro de blogs e sites difere da comunicação nesses aplicativos sociais.

3. Funil de vendas no e-mail marketing

O Funil de Vendas é uma ferramenta usada há tempos no marketing, para otimizar a qualificação de leads.

Com as novas tecnologias, como cookies, formulários e conteúdos relevantes em troca de informações dos potenciais alunos, é possível aumentar e melhorar o banco de dados da equipe de marketing.

Essa abrangência de informações gera qualidade aos conteúdos escritos e o e-mail marketing se torna uma importante ferramenta.

Afinal, você terá um direcionamento bem mais assertivo nos disparos e aumentar as chances de conversão.

O e-mail marketing pode ser usado nas 3 etapas do Funil de Vendas:

  • Na captação, para um primeiro contato e oferecimento de conteúdo de interesse para conquistar a atenção do cliente;
  • No engajamento, que pode ser analisado por meio de ferramentas que mostram ativos e inativos, abertura de e-mails e cliques, permitindo um foco maior nas diferentes etapas e clientes;
  • Nas vendas, pois ele permite avaliar a taxa de conversão e o ticket médio gerado a partir dos cliques nos e-mails.

Portanto, fica claro como o e-mail marketing é uma importante ferramenta desde a conversão, controle de dados até a efetuação das vendas.

4. Chatbot no seu site

O chatbot é uma ferramenta de conversa automática com clientes, através de uma Inteligência Artificial programável.

 

Você pode utilizá-lo em seu site para que resolva as questões mais comuns dos seus interessados de forma rápida.

Com isso, você não perde o engajamento das pessoas que acessam seus conteúdos, uma vez que terão uma forma rápida de contato, possibilitando mais conexão devido à comunicação direta com a marca.

5. Plataformas multimídias

As plataformas multimídias oferecem diversas ferramentas para criação e compartilhamento de conteúdo mais interativo.

Nessas plataformas é possível se utilizar de imagens, links, vídeos, infográficos e muito mais.

Se usadas de maneira inteligente, os seus conteúdos irão gerar maior, interesse, com informações mais completas e diferenciadas das já existentes

6. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma importante ferramenta para aumentar o seu alcance e reputação dentro das buscas do Google.

Com ele, você pode, gratuitamente, criar um relacionamento direto com seu público, que terá contato com a sua oferta partindo de seu próprio interesse.

Utilizar o Google Meu Negócio também possibilita aumentar sua exposição e garantir informações para diversos usuários, com o uso de cookies presentes nas páginas.

Vale a pena investir no inbound marketing educacional?

inboud marketing
inboud marketing para instituições de ensino

Se o seu interesse é a captação de novos alunos e aumentar o engajamento deles com a marca e nas mídias digitais, então valerá muito a pena investir no Inbound marketing educacional.

A união das estratégias apresentadas com o Smarketing aperfeiçoará seu planejamento e ações de marketing, reduzindo os esforços que não trazem resultados satisfatórios.

Não gaste energia  com ações de marketing que não geram resultados significativos para sua instituição. Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de compartilhar sua opinião conosco nos comentários abaixo!

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress