Marketing de conteúdo: estratégias que geram resultados para sua IE

O marketing de conteúdo é uma estratégia que funciona como pilar na atração de novos alunos para a sua instituição de ensino.

Pautado na criação e distribuição de conteúdos relevantes e informativos, ele é capaz de melhorar o engajamento dos leads com a sua marca.

Ao mesmo tempo, posiciona sua faculdade como uma referência na área e a torna cada vez mais expressiva diante do público-alvo.

Por isso, preparei esse conteúdo explicativo que vai te ajudar a compreender a importância dessa  estratégia  em suas ações de marketing!

Vamos nessa?

 

O que é marketing de conteúdo? 

marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo: estratégias que geram resultados para sua IE

Para te explicar o conceito do marketing de conteúdo, vamos começar com uma provocação simples, mas que vai te fazer pensar:

O que te traz mais prazer: comprar algo apenas por ter visto a propaganda ou adquirir um produto depois de saber tudo sobre ele e, principalmente, acreditar que fará diferença em sua vida?

Não vamos invalidar a delícia que é fazer uma compra por impulso. Mas, você nota que, quando a aquisição é feita com propriedade, sempre existe um valor maior naquele item? Sem contar o apego emocional, certo?

Se consegue compreender o que eu disse, certamente já é alguém que entende a importância do marketing de conteúdo.

E essa é uma de suas principais riquezas: ele conduz o seu interessado à compra, e, basicamente, te convence de que aquela é a decisão certa a se tomar.

E como isso é feito? Criando e divulgando conteúdos que vão de encontro aos interesses e dúvidas de seu público-alvo.

Esses conteúdos podem ser distribuídos em diferentes formatos, para alcançar os seus alunos em diversas etapas do processo de compra. 

Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo: estratégias que geram resultados para sua IE

Podem ser:

Na verdade, a versatilidade do marketing de conteúdo é o que o torna um aliado incomparável na jornada de captação.

Ao se sentir acolhido, considerando que o seu conteúdo responde às perguntas e compreende suas dores, seus alunos terão muito mais prazer em se engajar com a sua instituição..

 

Como o marketing de conteúdo melhora os resultados das instituições de ensino?

Essa é uma ferramenta essencial em qualquer tipo de ação de marketing em que se tenha como objetivo entregar valor e essência de um determinado produto ao público-alvo. No nosso caso, os futuros alunos.

Essa ferramenta pode ser o diferencial que falta para que as suas matrículas aumentem de acordo com a sua expectativa. E, se atrelada à metodologia Smarketing, melhor será o desempenho!

Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdov: estratégias que geram resultados para sua IE

Afinal, você já sabe que essa ferramenta tem como principal foco distribuir conteúdos que sejam relevantes para os seus potenciais alunos.

Por isso, atrair sua atenção e seu interesse, levá-los a se envolver com a sua marca e perceber o valor da sua instituição é um dos melhores recursos para conseguir se destacar dentro deste universo.

Consequentemente, com isso, você terá um público que, verdadeiramente, acha a sua oferta valiosa e isso pode aumentar a taxa de conversões.

Afinal, seus futuros alunos foram engajados com a sua marca, sua instituição e seu conteúdo foi relevante a ponto de se tornar essencial em seu processo de decisão de compra.

Posso te dar um exemplo de como isso se aplica na prática. Com a pandemia, muita gente percebeu a necessidade de se requalificar para o mercado de trabalho e cresceu o número de interessados em cursos de graduação.

No entanto, a alta taxa de desemprego ocasionou uma redução do poder de compra da população.

Então, quem investiu em divulgar conteúdos que abrangem a temática “mensalidades mais baratas”, conquistou novos alunos.

Conforme essa matéria do Portal G1 nos mostra, há um interesse enorme em cursos EAD, justamente por ter um custo mais acessível.

  

Como o marketing de conteúdo pode ser inserido no universo inbound?

Dentro do marketing, há diversas ferramentas que podem contribuir para conquistar seu objetivo, seja ele converter, se posicionar como autoridade ou o que quer que busque.

Porém, uma das que mais traz retornos positivos, é a do Inbound Marketing, onde o marketing de conteúdo surge como um dos principais pilares.

Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo: estratégias que geram resultados para sua IE

O Inbound Marketing consiste, basicamente, em reunir estratégias que sirvam para atrair o público até você e, assim, convencê-lo da associação de forma não invasiva.

E nesse aspecto, qual a melhor forma de demonstrar os benefícios dessa associação? Divulgando os motivos disso.

Logo, o marketing de conteúdo, que consiste na criação desses conteúdos com uma orientação específica, serve como uma ferramenta não apenas valiosa, mas inteligente.

Com ele, você consegue oferecer informação verdadeiramente relevante para o seu público-alvo e, com isso, aumentar as taxas de envolvimento.

Esse é o primeiro passo para garantir a associação com a sua marca.

A partir daí, quanto mais ele for atraído e quanto mais você conseguir demonstrar o valor da sua instituição, maiores serão as chances de convertê-lo definitivamente.

 

Sobre a estratégia de marketing de conteúdo

Eu gosto muito de explicar a estratégia de marketing de conteúdo com essa frase: é muito mais fácil vender para quem se interessa pelo seu produto.

Então, mesmo que o objetivo final seja a matrícula do seu potencial aluno, ainda assim é importante focar na atração dele até você.

Isso tornará a decisão valiosa, com uma percepção positiva do seu trabalho e o levará a se associar a você por vontade própria.

Para realizá-la com assertividade, separei alguns tópicos que vão te ajudar a criar ações baseadas no marketing de conteúdo e atrair alunos que realmente vão se matricular. 

Marketing de conteúdo
: estratégias que geram resultados para sua IE

Planejamento

Toda ação pautada no marketing de conteúdo, precisa de um planejamento de vendas bem definido.

Afinal, para conquistar a atenção do público e retê-lo no momento certo para a compra, é fundamental que toda a equipe esteja alinhada e empenhada para isso.

Então, o primeiro passo é criar um planejamento concreto, determinando funções e metas a serem alcançadas.

Construção de persona

Chamamos de persona uma criação hipotética sobre o seu cliente ideal. Ou seja: aquele consumidor que busca exatamente o produto que você oferece.

Investir na construção da persona de sua instituição de ensino, vai te ajudar a criar conteúdos melhores direcionados e, consequentemente, que vão atrair de verdade.

Afinal, você estará se comunicando com os alunos de maneira mais assertiva, já que compreende quais são os seus interesses e suas dores, e terá mais capacidade de apresentar sua proposta no momento ideal.

Criação de conteúdo

Esse é o momento de colocar a mão na massa e criar os conteúdos.

Como eu já te disse, esses materiais podem ser de diferentes tipos, justamente para poder alcançar seus futuros alunos de diversas maneiras e em todas as etapas do processo de tomada de decisão.

Considerando os interesses de sua persona, invista na criação de conteúdos que sejam realmente valiosos e pertinentes ao público.

Divulgação

O marketing de conteúdo, para trazer resultados concretos, precisa de duas ações conjuntas: criar e divulgar.

Por isso, após criar materiais sobre a sua instituição e conteúdos de valor para os seus alunos, é fundamental fazê-los chegar até os interessados.

Então, promova-os pelos canais onde o seu público está. Podem ser blogs, redes sociais, listas de e-mail. Apenas faça com que os alunos tenham contato com o que você diz.

Mensuração

Mensurar os resultados te ajuda a criar campanhas mais assertivas e a fazer investimentos corretos.

Analise qual está sendo o retorno da sua ação de marketing, para ter a certeza de que está indo pelo caminho certo.

Avalie o tráfego, as interações na comunidade, os cliques na sua oferta e conteúdo e, assim, trabalhe de forma mais direcionada e inteligente.

 

Benefícios do marketing de conteúdo

Depois de tudo o que eu te contei até aqui, já deu para entender a importância do marketing de conteúdo em suas estratégias de vendas, certo?

Claro, ele é um aliado imbatível na conquista de mais matrículas.

Porém, esse é apenas um dos benefícios de apostar nessa ferramenta. Além do aumento das conversões, investir na criação e divulgação de conteúdos também:

 

Aumenta o valor agregado da marca

Quando você conta a história da sua instituição de ensino ou cria materiais que conversam diretamente com o seu público, você está entregando valor a ele.

Isso afeta a sua percepção sobre a marca e cria uma conexão pessoal. Logo, vocês se tornam mais íntimos, há uma avaliação positiva sobre a instituição pelo lead e, acima de tudo, se estreita o relacionamento.

Lembre-se: o engajamento é um dos seus objetivos e as chances de conversão estão diretamente relacionadas com o número de interações.

Educa a audiência

Acredite, nem sempre o seu público tem completa noção do que você faz e como o seu trabalho traz benefícios para ele.

Pensando nisso, você pode utilizar o marketing de conteúdo para educar a sua audiência, falando mais sobre a sua instituição e sobre o que você oferece.

Produza conteúdos que respondam às principais dúvidas que ele tem e aproveite para colocar em prática aquilo que mais gosta de fazer: ensinar.

Ensine o seu aluno sobre tudo o que ele precisa saber sobre sua escola, seus cursos e os benefícios de se tornar um associado de sua marca.

Constrói uma relação de fãs para a sua marca

Aqui na Smarketingedu, nós acreditamos fielmente que, além de vender mais, você precisa vender com qualidade e de forma inteligente. É a nossa metodologia Smarketing.

Então, as estratégias de marketing que são baseadas apenas na divulgação de anúncios, mesmo que tragam algum tipo de retorno, para nós são um tanto quanto vazias.

Vender educação não deve ser tão simplório. Acima de lucrar com os cursos, você deve focar em demonstrar os diferenciais que tornam a sua instituição de ensino a melhor opção.

Nesse ponto, o marketing de conteúdo contribui para que você demonstre essas vantagens e não conquiste apenas alunos, mas também fãs que acreditam na superioridade de sua instituição.

Gera venda para a sua instituição de ensino

Bom, não podemos deixar de lado um dos principais benefícios de apostar no marketing de conteúdo.

Afinal, acima de tudo, você gerencia um empreendimento no ramo da educação e precisa ter resultados lucrativos.

A ferramenta de conteúdo estreita o relacionamento dos interessados com a sua marca e leva a conversões mais inteligentes e estruturadas, já que a decisão de compra foi estimulada, mas definida pelo próprio aluno.

 

Vale a pena investir em marketing de conteúdo em instituições de ensino? 

Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo: estratégias que geram resultados para sua IE

Certamente, investir na estratégia de marketing de conteúdo pode trazer resultados expressivos para a sua instituição de ensino.

Afinal, com benefícios que vão desde a educação do público até a conversão mais determinada, vale a pena apostar na criação de materiais que demonstrem sua instituição como uma boa escolha.

Além disso, vale a pena te dar um último motivo para investir nessa ferramenta: o seu baixo custo.

O investimento em marketing de conteúdo é bem menor quando comparamos com outras ações de marketing e podem trazer resultados mais rápidos, assertivos e fáceis de serem mensurados.

 

Aposte nessa estratégia também e me conte os resultados nos comentários abaixo. Quero saber como você aplicou essa ferramenta em sua instituição.

 

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress