metodologias de ensino inovadoras

Metodologias de ensino inovadoras para aplicar em sua instituição

Sabemos que as instituições de maior renome no mercado educacional, são aquelas que apresentam metodologias de ensino inovadoras.

Seja para a educação presencial ou para as modalidades EAD, quanto mais você investir em métodos educacionais modernos e tecnológicos, maiores serão as oportunidades de  atrair novos alunos, certo?

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo exclusivo falando sobre às cinco metodologias de ensino que mais estão se destacando no mundo da educação.

Com certeza elas podem te ajudar a aumentar a eficiência de sua instituição, além de melhorar os processos de captação e permanência de alunos.

Quer saber como? Continue até o final do texto! 

ensino inovador 

O que é uma metodologia de ensino inovadora?

Vale a pena dedicarmos um pouco de nossa atenção ao significado de metodologia, para que, assim, você compreenda melhor como o investimento nessa área é compensatório.

Entendemos por metodologia, o estudo e a criação de um plano estratégico que vise a conquista de um objetivo final, determinando bases e caminhos a serem seguidos para isso.

Em uma instituição de ensino, esse processo pode ser compreendido como uma união de métodos, técnicas e ferramentas que vão orientar o processo de aprendizagem.

Tudo isso, visando a máxima eficiência do corpo docente em explicar as disciplinas e, consequentemente, contribuir para a absorção do conhecimento por parte do aluno.

Afinal, todo empreendimento com foco no ensino apresenta uma metodologia, mas nem todas são eficazes. Isso porque, o conceito por trás de todo esse processo tem sofrido mudanças bastante significativas ao longo dos anos, influenciados pelo cenário que vivemos.

Nos dias de hoje, é ilógico afastar o uso de recursos tecnológicos em prol de um modelo mais tradicional e passivo, concorda comigo?

E é por isso que as instituições que estão apostando em metodologias de ensino inovadoras, estão sobressaindo no mercado.

 

Por que sua instituição de ensino deve ter uma metodologia de ensino inovadora?

Avaliando os conceitos de aprendizagem inovadora, integrar o aluno no processo educacional é uma das formas mais eficientes de captar seu interesse.

E essa é uma das premissas das metodologias modernas: tornar o estudante cada vez mais ativo no caminho para o conhecimento.

Temos  certeza de que esse é um dos seus maiores objetivos, certo? Ter alunos efetivamente satisfeitos com a sua faculdade.

Então, apostar em metodologias de ensino inovadoras e mais integrativas, é uma opção real e sólida para conquistar não apenas mais matrículas, mas estudantes ativos e interessados.

Afinal, é bastante comum que alunos acabem desistindo de uma instituição por diferentes motivos. Porém, um dos mais populares acaba sendo a falta de investimento em metodologias ativas.

Principalmente nos dias de hoje, onde falamos tanto de processos multimídia e estruturas cada vez mais digitais e dependentes da tecnologia após precisarmos nos readaptar às condições de sobrevivência dentro de uma pandemia 

 

4 metodologias de ensino inovadoras do mercado educacional

O que é mais importante para você, ao pensar na percepção de valor que quer que os alunos tenham sobre a sua instituição de ensino?

  • Um corpo docente qualificado e com boa didática?
  • Bons resultados na contratação de alunos e ex-alunos ?
  • Alunos realmente capacitados e satisfeitos com a aprendizagem?

Todos esses pontos, certamente, devem te interessar como um gestor deste segmento. No entanto, para conquistá-los, é fundamental que você tenha metodologias de ensino eficientes e integrativas.

Por isso, eu trouxe algumas opções de métodos inovadores e que têm apresentado resultados significativos na percepção de valor das instituições de ensino e, também, na formação de alunos cada vez mais qualificados.

 

Método de aprendizagem ativo

A metodologia de aprendizagem ativa é aquela onde o aluno é o principal agente responsável por seu aprendizado.

Ela inclui atividades dinâmicas, estimulando-o a encontrar as soluções diretamente, baseado em conceitos que vem absorvendo durante o curso.

Esse estilo de ensino se alimenta pela proposição de situações-problema, em que o aluno precisa encontrar um resultado coerente, de modo a eliminá-las.

Além disso, a metodologia também pode pregar a aprendizagem baseada em projetos, onde o estudante é provocado por uma questão ou desafio, e cria um projeto solucionador, com base em conceitos teóricos.

Esse método tem ganhado tanto destaque, que já foi matéria do portal G1, mostrando como ele tem contribuído para maior aprendizagem nos cursos de Medicina.

1. Eduscrum

A metodologia Eduscrum é a aplicação de um conceito de sucesso na área da tecnologia, voltado para a otimização da aprendizagem.

Basicamente, esse método consiste em separar os alunos em grupos de até 4 pessoas e orientá-los para o desenvolvimento de um projeto.

Um deles deverá assumir a posição de líder projetista e será esse o responsável por reportar o andamento das atividades aos docentes e receber os feedbacks, utilizando um conceito onde os verdadeiros protagonistas de sua jornada de aprendizagem são os alunos. E por isso, devem ser os principais “tomadores de decisões”.

No entanto, a riqueza desse método está justamente na rotatividade das funções de cada aluno dentro do grupo, o que os leva a compreender e executar todas as tarefas, inclusive a de liderança.

A proposta de uso dessa metodologia aplicada ao ensino, está em duas proposições:

  • Estimular o trabalho em equipe, delegando e acompanhando tarefas;
  • Estimular o pensamento crítico.

2. Stem é uma das metodologias de ensino inovadoras

Outra metodologia de ensino inovadora, que está contribuindo cada vez mais no aprendizado e desenvolvimento dos alunos e instituições que o utilizam. 

Desta forma, podemos dizer que a Stem acaba propondo um ensino multidisciplinar interessante para faculdades que visam melhor performance e implantação de metodologias inovadoras. 

Com isso, podemos traduzir a palavra Steam nas seguintes traduções: 

  • S: Science – Ciências da Natureza;
  • T: Tecnology – Tecnologia;
  • E: Engineering – Engenharia;
  • M: Mathematics – Matemática.

Essa estrutura consiste em aplicar os conhecimentos de forma integrada para minimizar as questões que costumam surgir entre os estudantes.

Um bom exemplo dessas questões, é a famosa dúvida “por que preciso aprender isso?”

Fazendo essa conexão com mais coerência e unindo conhecimentos para solucionar problemas, é mais fácil para os alunos compreenderem a importância do ensino unido e colaborativo.

3. Híbrido

O ensino híbrido ganhou muito destaque nos últimos tempos, justamente por unir as práticas de aulas presenciais e online.

O que torna essa estrutura de ensino tão relevante, é a possibilidade de se utilizar dos recursos mais eficientes das duas modalidades. Tanto para aulas presenciais, quanto à distância.

Por isso, diversas instituições já têm apostado no sistema de ensino híbrido, intercalando monitorias físicas, com o uso de plataformas digitais.

Como benefícios desta metodologia, podemos te citar:

  • O estímulo à autonomia do aluno, bem como o desenvolvimento do senso de disciplina e responsabilidade;
  • Aumento do engajamento dele com a instituição, considerando a facilidade do acesso;
  • Redução de custos para a instituição de ensino, com a utilização de recursos digitais.

4. Maker

Por fim, a última metodologia de ensino inovadora que eu trago para apresentar a você, é a Maker.

O Movimento Maker, como é chamado, traz a proposta do “Faça você mesmo” ou, “Do It Yorself”. Logo, ele foca na resolução de situações problema a partir da experimentação prática do aluno.

Isso também estimula o estudante a encontrar soluções de uma maneira direta e o coloca como figura central no processo de aprendizagem.

Ou seja: é, realmente, um faça você mesmo. Mas, é claro, com a orientação e o suporte da sua instituição de ensino.

 

Qual o tipo de valorização que uma metodologia de ensino inovadora pode proporcionar aos olhos do aluno?

Discutir metodologias de ensino válidas é algo que nos custaria algumas boas horas. Afinal, cada uma delas tem vantagens e desvantagens, que as colocam em alguma posição de superioridade diante de outras.

No entanto, o que já é definido e um consenso entre educadores, é que os modelos de ensino baseados na educação depositária, aquela onde o aluno apenas recebe informação, está ultrapassada justamente por ser desinteressante.

Quando você estimula o seu aluno a compreender e aplicar os conceitos que ensina em sua instituição, ele se sente mais preparado para solucionar as questões que irão aparecer em seu dia-a-dia.

Logo, tem uma percepção de valor muito maior da sua escola, já que terá bases para as conquistas diárias.

 

Por que sua instituição precisa investir em metodologias de ensino inovadoras? 

ensino inovadorO ano de 2020 nos trouxe muitos desafios e, um deles, é justamente a captação e manutenção de alunos nas instituições de ensino. E isso certamente está longe de chegar ao seu final.

Com uma nova visão sobre as prioridades, principalmente causado pela pandemia, as pessoas estão procurando alternativas de ensino que sejam mais práticas e que realmente tragam resultados.

Por isso, as metodologias de ensino inovadoras, que os colocam como figuras centrais e de destaque no processo educacional, são aquelas que irão de fato mitigar a evasão e atrair novos alunos.

Então, que tal pensar um pouco na inserção desses métodos mais modernos em sua instituição de ensino?

Vamos falar um pouco mais sobre isso nos comentários. Será um prazer tirar suas dúvidas!

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress