Mídia programática: o que é e como ela pode potencializar a sua instituição de ensino

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você sabia que as Instituições de ensino estão maximizam recursos com a mídia programática?

Atualmente, não dá mais para manter apenas processos que funcionaram muito bem no passado. É importante entender o poder da tecnologia atual na aquisição e fidelização de alunos, assim como no fortalecimento da marca da sua instituição.

Através da mídia programática, as instituições de ensino podem aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para alcançar seus objetivos educacionais e comerciais.

Já pensou na possibilidade de direcionar anúncios específicos para alunos com base no perfil, comportamento e até mesmo  na fase do processo de decisão em que se encontram?

Neste texto, exploraremos mais a fundo essas estratégias, como elas funcionam e, mais importante ainda, como podem beneficiar sua instituição de ensino. Continue a leitura e saiba tudo!

O que é mídia programática?

Mídia programática é uma estratégia de compra de mídia digital, em que tudo é realizado através de plataformas disponíveis online.

Ela tornou o processo de anúncios bem mais prático e eficiente, aumentando o retorno sobre o investimento (ROI) e proporcionando uma maior precisão no direcionamento de anúncios e na criação de campanhas.

Em relação ao processo de mídia programática, esse acontece, basicamente, no formato de leilão em tempo real.

Ou seja, quando o potencial aluno acessa um site ou aplicativo, um leilão em tempo real é realizado, no qual os anunciantes competem entre si por um espaço publicitário.

Além de simplificar o processo, a estratégia utiliza dados confiáveis para melhorar os resultados, o que ajuda a otimizar os investimentos e a atingir os alunos em potencial.

Como a mídia programática funciona?

Na publicidade programática, os espaços publicitários são como vitrines em uma rua movimentada, em que as lojas competem por visibilidade.

Os espaços estão disponíveis em plataformas especializadas, onde anunciantes interagem e negociam e, assim, ocorrem as transações de compra e venda.

As mídias programáticas funcionam por meio de plataformas específicas, conhecidas como Ad Exchanges que melhoram a interação entre espaços publicitários e anunciantes.

Depois da publicação do inventário, as instituições de ensino interessadas em realizar anúncios em determinados canais de comunicação, podem decidir quais espaços adquirir.

Então, as negociações acontecem em tempo real. Já os próximos passos, que incluem a segmentação e seleção, assim como a entrega dos anúncios, são feitas de modo automatizado.

Esses são alguns dos termos mais utilizados nas mídias programáticas:

  • Demand Side Platform (DSP): é um software que permite a configuração da campanha e o acesso ao inventário. Ele utiliza Inteligência Artificial (IA) e machine learning para auxiliar os anunciantes a identificarem bons espaços pelos seus anúncios, pelo melhor custo-benefício.
  • Supply Side Platform ou Sell Side Platform (SSP): sistema utilizado para expor seu inventário e aceitar propostas de aquisição.
  • Data Management Platform (DMP): Plataforma de gerenciamento de dados para organizar informações de diferentes canais.

Quais são os três pilares da mídia programática?

Há três pilares que definem o sucesso dessa estratégia:

  • Automação: permite que os processos de compra e vendas sejam automatizados de forma eficiente, diminuindo a ocorrência de erros. Isso envolve os lances no leilão, a escolha dos canais de comunicação e a frequência de exibição.
  • Personalização: a estratégia é baseada em tecnologia e dados confiáveis para impactar os potenciais alunos. A personalização permite que os anúncios sejam adaptados para atender aos interesses e necessidades dos atuais ou futuros estudantes, já que os usuários tendem a responder melhor a conteúdos que consideram relevantes.
  • Escala: a mídia programática ajuda a alcançar um grande número de usuários em um curto espaço de tempo. Além disso, é possível ajustar o orçamento de acordo com os objetivos da campanha.

Qual a diferença da mídia programática para a mídia tradicional?

A diferença mais significativa está na negociação automatizada, sem que antes seja necessário falar com o publisher. A compra e venda acontecem em um leilão online e em tempo real, o que é uma grande mudança.

Na mídia tradicional, quando você adquire espaços publicitários, o valor do anúncio varia de acordo com o canal em que será veiculado.

O processo exige uma negociação um pouco mais complexa, já que as duas partes querem entender como podem ser beneficiadas.

Porém, na mídia programática, o anunciante pode adquirir o perfil do público que deseja conquistar através de plataformas virtuais sem precisar fazer muitas negociações.

O processo ocorre através de um dashboard, no qual o anunciante controla todas as informações importantes.

Basicamente, você precisa segmentar os potenciais alunos que serão alcançados pela campanha, carregar os materiais publicitários e participar de um leilão para adquirir espaços publicitários.

Quais são os benefícios da mídia programática para instituições de ensino?

As mídias programáticas podem trazer benefícios para qualquer tipo de empresa, independentemente do tamanho, área ou tempo de atuação no mercado.

Entretanto, elas desempenham um papel muito importante para as instituições de ensino, apesar de muitas ainda não conhecerem seus benefícios.

Então, a sua IE pode ganhar vantagem competitiva no mercado ao utilizar essa estratégia.

Veja, abaixo, quais são alguns dos principais benefícios:

Maior alcance e precisão

O objetivo é alcançar diretamente os alunos mais propensos a se envolver com as campanhas e anúncios.

Com a publicidade automatizada, há uma abertura para desenvolver campanhas personalizadas e criativas, que despertem o interesse dos usuários.

A abordagem permite que as instituições de ensino se conectem de forma mais significativa com os alunos, oferecendo conteúdo estratégico, que esteja alinhado com as necessidades individuais e coletivas.

Custo-benefício

Os investimentos em marketing são muito importantes para instituições de ensino.

Contudo, muitas IEs ficam em dúvida em relação ao retorno desses investimentos e, se de fato, vale a pena pensar em novas estratégias para captar e fidelizar alunos.

Na verdade, a mídia programática traz um ótimo custo-benefício, já que não existe nenhuma pré-negociação de valores.

Além disso, os anunciantes pagam pelo número de impressões dos anúncios ou um valor mínimo estabelecido, trazendo maior flexibilidade em relação aos custos envolvidos.

Otimização em tempo real

É possível realizar ajustes dinâmicos imediatos nas campanhas publicitárias. Isso significa que, na prática, as instituições de ensino podem adaptar as estratégias de marketing com base nos dados em tempo real, garantindo que os anúncios sejam direcionados para os potenciais alunos.

Você não precisa esperar o término de uma campanha para analisar os números gerados. Afinal, se uma determinada ação não está trazendo os resultados desejados, é só fazer as devidas mudanças.

A otimização também ajuda na realização de testes e, assim, aumentam as chances de divulgar uma campanha mais qualificada e relevante.

Quais são os resultados que uma instituição de ensino pode obter com a mídia programática?

Como você já sabe, existem muitas estratégias de marketing que podem ser utilizadas por instituições de ensino para fortalecer a marca, conquistar mais alunos e se tornar uma referência no mercado.

Contudo, é importante lembrar que a tecnologia está sempre evoluindo e, por isso, vale a pena acompanhar as principais tendências do mercado para aplicar estratégias mais eficientes, como a mídia programática.

Em relação aos resultados que ela pode trazer para a sua instituição de ensino, podemos citar:

Redução no Custo por Aquisição (CPA)

O Custo por Aquisição (CPA) é uma métrica utilizada para analisar o desempenho de uma campanha de marketing.

O cálculo é feito da seguinte maneira:

Por exemplo, imagine que você gastou R$ 2.000,00 em um determinado período e conseguiu adquirir 20 novos alunos. Nesse caso, o CPA é de R$ 100,00 por aluno.

O objetivo, obviamente, é diminuir o CPA, pois isso mostra que as campanhas estão obtendo os resultados esperados.

Aumento no número de matrículas

As instituições de ensino sabem o quanto o ambiente virtual pode ajudar na aquisição de novos alunos e no aumento do número de matrículas.

Os estudantes utilizam cada vez mais a internet para interagir com IEs, estudar, ficar por dentro das novidades, entre outros.

E a mídia programática desempenha um papel importante na geração de leads qualificados.

Portanto, se o objetivo é aumentar o número de matrículas, pode ter certeza de que essa estratégia poderá contribuir com o sucesso das suas ações, e, por isso, pode ser incluída no seu plano de marketing.

Reconhecimento de marca

Será que a sua IE é reconhecida no mercado? É a sua marca que vem à mente quando o aluno pensa em instituições de ensino?

Em um mercado cada vez mais concorrido, torna-se fundamental se tornar uma referência na área e fazer com que os alunos vejam a IE de forma positiva.

A mídia programática, nesse caso, aumenta a visibilidade e o reconhecimento da marca, alcançando um número maior de alunos e gerando engajamento.

A conscientização em relação aos valores e diferenciais da instituição de ensino aumentam a confiança dos alunos, fazendo com que eles vejam a IE como uma referência na área e tenham orgulho de estudar lá, favorecendo a sensação de pertencimento.

Smarketing Edu e mídia programática: como nós podemos ajudar a sua instituição de ensino

A Smarketing Edu é uma empresa especializada em transformar os resultados das instituições de ensino através de estratégias de marketing personalizadas e humanizadas.

Somos apaixonados pelo mundo educacional e pela tecnologia e, assim, desenvolvemos soluções personalizadas e modernas para IEs que desejam se tornar uma referência no mercado educacional e contribuir com o sucesso de seus alunos.

As nossas ações são aplicadas de acordo com os interesses, necessidades e possibilidades de cada instituição.

Percebendo as mudanças no mercado educacional, na tecnologia e no mundo do marketing, decidimos começar a trabalhar com as mídias programáticas, sendo os primeiros a oferecer esse serviço exclusivamente para IEs.

Ao analisar a sua IE e entender os resultados que você deseja alcançar com campanhas e publicidade online, podemos analisar e colocar em prática aquilo que for melhor para você.

Essas são algumas maneiras pelas quais a Smarketing Edu pode ajudar a sua IE a aumentar o número de matrículas e a fidelizar alunos através da mídia programática:

Especialização na área

Como uma agência especializada em marketing e soluções personalizadas para instituições de ensino, temos conhecimento especializado no setor, incluindo necessidades, desafios e problemas enfrentados pelas IEs.

Isso nos ajuda a desenvolver estratégias de mídia programática adaptadas aos seus objetivos e realidade.

Análise de dados

A análise de dados é um processo muito importante dentro das mídias programáticas, fornecendo insights valiosos que orientam as decisões estratégicas das campanhas publicitárias.

Ao examinar detalhadamente os dados sobre o comportamento e as preferências dos alunos, torna-se possível identificar padrões, saber o que funciona ou não e fazer ajustes em tempo real para otimizar o desempenho dos anúncios.

A Smarketing Edu possui acesso a ferramentas avançadas da análise de dados, assim como conhecimento em relação às principais mídias que contribuem para o sucesso dos anúncios.

Gestão de campanhas

Podemos lidar com todas as etapas do processo de mídia programática, desde a definição de objetivos até o monitoramento do desempenho e otimização das campanhas.

Desse modo, você pode deixar tudo isso com a gente e, assim, direcionar seus esforços e tempo para outras atividades da sua instituição de ensino. Pode deixar que das mídias programáticas nós cuidamos.

Mídia programática para instituições de ensino é com a Smarketing Edu

Você está realizando campanhas e anúncios para atingir alunos, mas não está conseguindo obter os resultados desejados?

Percebeu que as suas campanhas não estão trazendo resultados tão relevantes como antes?

Saiba que as mídias programáticas podem te ajudar a aumentar o alcance das campanhas, aumentar o número de matrículas e fazer com que a IE seja conhecida no mercado educacional.

A nossa equipe é a pioneira no setor de mídia programática para instituições de ensino! Estamos por dentro de tudo e podemos revolucionar o marketing e a publicidade da sua IE através dessa estratégia moderna que pode ser personalizada de acordo com o que você precisa!

O nosso conhecimento aprofundado em relação às instituições de ensino e as tendências do mercado educacional podem te ajudar a usufruir ao máximo de todos os benefícios e resultados proporcionados pela mídia programática nas suas estratégias.

Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe e conheça nossas soluções personalizadas! 

mídias programáticas para captação de alunos

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress