okrs para educação

OKRs para educação: o que é e o passo a passo para implementar em sua IE

O OKR para educação conquistou um espaço muito importante e essencial dentre os negócios institucionais como faculdades, por exemplo.

A grande razão para essa grande busca pode ser atribuída ao fato da ferramenta conseguir auxiliar, e muito, no momento de manter a organização de todas as metas do negócio.

Sabemos que ter objetivos claros e manter todas as atividades funcionando em plena harmonia são essenciais para que as instituições de ensino apresentem bons resultados 

Portanto, se você quer conhecer mais sobre o OKR para educação e as formas de implementá-lo, continue nos acompanhando neste post!

 

O que são OKRs? 

o que são okrs

O OKR, ou em tradução, Objectives and Key Results, é uma metodologia de gestão utilizada pelas empresas nos dias de hoje.

Em forma resumida e simplificada, é possível dizer que esta é uma fórmula para definir as metas de um negócio da forma mais clara possível para todos os envolvidos.

A ferramenta foi inventada por Andrew Grove, porém John Doerr é o grande evangelizador da metodologia.

Segundo o seu livro, Measure What Matters, a OKR já movimenta mais de 7 bilhões de dólares, sendo usada por empresas de grande porte como o Google, a Amazon e o Nubank.

 

Qual o melhor caminho para implementar os OKRs?

Para que o OKR seja implementado da forma correta em sua instituição, confira algumas dicas que você precisa levar em consideração neste momento:

Por que?

Antes de qualquer coisa, você deve conhecer o motivo pelo qual aplicar o  OKR é a melhor escolha para ajudar a mensurar as metas de sua instituição. Assim, poderá perceber que esta ferramenta apresenta diversos benefícios para qualquer empresa que a implementa.

Alguns deles são:

  • Definição de prioridades da instituição;
  • Promove a transparência da companhia;
  • Auxilia no aumento de produtividade;
  • Cria um legado para a marca.

Objetivos

O próximo passo é saber quais os objetivos que a faculdade está buscando alcançar a médio e longo prazo. Quando esse tópico é bem estudado, ele não apresenta possibilidades de dupla interpretação, se tornando claro para qualquer membro do negócio.

Aqui, o ideal é que o objetivo passe a impressão de ser desafiador, mas que seja totalmente alcançável. Dessa forma, ela irá inspirar a todos que o almejam, garantindo que a equipe esteja sempre engajada em seu foco.

Resultado chave

Os resultados chaves do OKR para educação são os indicadores que irão possibilitar que a empresa monitore se está ou não alcançando os seus objetivos.

A marca deve escolher metas chave, sendo elas:

  • Mensuráveis: possíveis de serem contadas e medidas;
  • Verificáveis: visíveis e com acesso pela equipe responsável.

Com isso, a companhia poderá ter mais controle de todas que já foram cumpridas e daquelas que ainda precisam ser trabalhadas para serem realizadas.

Para que a metodologia apresente todo o seu potencial no negócio, os resultados-chave precisam seguir a mesma linha que os objetivos.

 

Como implementar a metodologia OKR em uma instituição de ensino? 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as métricas para estratégia de marketing, chega o momento de entender as formas de implementá-las no seu negócio.

E, mesmo que inicialmente pareça confuso, com certeza será possível entender após as explicações abaixo para colocar em prática em sua instituição de ensino. Confira!

Defina quais serão os principais objetivos da campanha

A partir das definições das campanhas que a empresa deseja realizar, é preciso definir quais são os principais objetivos para que esta metodologia seja 100% aproveitada.

Aqui, é necessário seguir os passos indicados no tópico “objetivos”, pois assim você terá a certeza de que você terá sucesso tanto no momento de alcançar as suas metas, quanto para estimular a sua equipe.

Liste quais os resultados para cada objetivo a ser alcançado com a OKR

Cada um dos propósitos que a empresa apresentar deverá fornecer algum tipo de resultado para a mesma quando realizado.

Com isso em mente, ter conhecimento sobre isto no OKR para educação significa listar quais seriam eles e as formas de conseguir conquistá-los.

Desta forma, todos que estão responsáveis pela área específica poderão compartilhar de forma direta o que pensam e o que estão buscando, de fato.

Alinhe as estratégias com a equipe

Para que uma empresa apresente bons resultados usando o OKR para educação, é preciso que todos os responsáveis pelo trabalho estejam sempre alinhados de acordo com as métricas do processo.

E uma dessas estratégias é compartilhar todas as ideias, processos e OKR’s com a equipe envolvida por cada um dos setores. 

Afinal, podemos garantir que, com todos os envolvidos do projeto tendo ciência do que está acontecendo, a tomada de decisão e análise serão muito mais fáceis e objetivas. 

Atualize os resultados

Trabalhar sem saber se o seu esforço está apresentando resultados é extremamente angustiante, e você não pode deixar que isso aconteça.

Portanto, sempre mantenha as pessoas envolvidas no projeto atualizadas sobre qualquer tipo de notícia do OKR para educação. Utilizando esse processo, os profissionais terão mais noção de se devem ou não continuar a exercer suas tarefas de maneira contínua ou precisam reavaliar alguma etapa em questão.

Este tipo de informação também permite que estratégias sejam alteradas em caso de necessidade.

Revise as metas com frequência

Revisar as metas com o passar do tempo é muito importante para garantir que elas continuem sendo o foco da empresa, já que é muito comum que o objetivo seja alterado durante o processo de um serviço ou de uma estratégia de marketing.

Caso a marca tenha de mudar o seu rumo, fazer esta verificação periodicamente ajuda a evitar possíveis gastos de tempo que poderiam ser utilizados em outras atividades mais importantes no momento.

 

Exemplos de OKR para educação

exemplo de okr para educação

Se você ainda está em dúvida sobre quais tópicos podem ser melhorados com o uso do OKR para educação, separamos alguns exemplos que podem te ajudar com esta questão.

Basicamente, as OKR para educação podem ser atribuídas em diferentes cenários, como: 

  • Aumentar o número de matrículas;
  • Aumentar a empregabilidade dos alunos formados na instituição;
  • Trazer soluções práticas para o dia a dia do local.

Esses três itens já podem ser suficientes para implantar o método de OKR em sua faculdade e começar a testar os processos de maneira direta.

 

A OKR para educação é viável?

Sim. Quando a OKR para educação é implementada de forma correta, ela pode apresentar resultados de curto a longo prazo.

okr para educação

No entanto, é preciso que a empresa possua objetivos e metas claros para que possam ser alcançados com o auxílio da ferramenta.

Agora, se você quer saber mais sobre OKR para educação ou qualquer outro assunto sobre marketing para instituições educacionais, não deixe de acompanhar o blog da SMarketingedu e todas as suas novidades!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress