Planejamento de vendas para IEs: como montar um eficiente processo em 7 passos

Se você deseja que sua instituição cresça, desenvolver um planejamento de vendas que seja eficiente é uma excelente maneira de colher bons resultados em todos os momentos da campanhas.

Utilizar estratégias que aumentam as taxas de conversão de matrículas, contribuem para o crescimento da instituição e para que ela se torne mais sólida e atraente para os potenciais alunos.

Pensando nisso, desenvolvemos um plano de vendas estratégico que certamente irão ajudar a atrair mais alunos de maneira natural, utilizando um processo efetivo e dinâmico.

Aplicando as nossas dicas, sua instituição poderá melhorar a sua comunicação com os potenciais alunos e consequentemente aumentar o volume de matrículas.

É isso o que você quer para a sua instituição de ensino? Então continue conosco até o final deste conteúdo!

 

O que é um planejamento de vendas para instituições de ensino? 

Planejamento de vendas para IEs
Planejamento de vendas para IEs: como montar um eficiente processo em 7 passos

Um planejamento de vendas é uma estratégia que te permite desenvolver parâmetros que nortearão o ciclo de vendas de suas campanhas.

Com ele, você consegue evidenciar o diferencial da instituição e, dessa forma, alcançar o público-alvo de maneira eficiente.

Um bom plano de vendas vai te orientar para:

  • Definir estratégias que são mais eficazes para a instituição;
  • Criar e otimizar as ações de vendas;
  • Gerenciar com mais exatidão o processo e;
  • Permitir um monitoramento dos resultados, com bases concretas para a análise.

O planejamento de vendas para instituições de ensino, para ser efetivo, deve englobar as áreas de pré e pós-venda. 

E o que isso significa? Basicamente, desenvolver ações que servirão para atingir o potencial aluno e, após, para garantir sua permanência e satisfação.

 

Porque o planejamento de vendas para instituições de ensino é tão importante?

Todo modelo de vendas deve conter etapas para orientar o seu time.

Mesmo tendo uma equipe altamente qualificada, sem um direcionamento concreto seria desafiador alcançar os possíveis alunos.

Afinal, se cada um seguisse um método diferente, a marca não teria uma forma definida diante dos interessados, concorda? 

Planejamento de vendas para IEs
Planejamento de vendas para IEs: como montar um eficiente processo em 7 passos

Então, a criação do plano de ação deve partir dos seguintes pontos de orientação:

  • As metas que pretende alcançar;
  • Os recursos a serem usados no processo de captação;
  • A linha de abordagem, como a comunicação e o formato de ação de marketing, por exemplo.

Com esse “roteiro”, sua equipe compreenderá como alcançar o seu futuro aluno com coerência, além de contribuir para gerar uma identificação global da marca.

Assim, qualquer interessado que tenha contato com as suas ofertas ou material, conseguirá reconhecer que está diante de um modelo da sua instituição de ensino.

A coerência nas informações e uma metodologia por trás da ação de vendas, além de permitir maiores taxas de conversão, também fortalece as bases do relacionamento.

Está aí a importância do planejamento de vendas para as instituições de ensino.

Nesse ponto, a estratégia de Smarketing, que é essa ação mais inteligente e acessível, trará mais valor ao seu modelo.

Quando se aplica um plano de vendas em sua instituição, além de aumentar as possibilidades de matrículas, também se gera um engajamento maior em termos de interesse.

E é isso que você quer, não é? Que seus alunos percebam que estão se associando com uma empresa com a qual se identificam?

Para isso, você pode seguir as dicas que compilamos e que são fundamentais para basear uma ação estratégica, como veremos a seguir!

 

7 Dicas para montar um planejamento de vendas estratégico em sua instituição de ensino 

Planejamento de vendas para IEs
vPlanejamento de vendas para IEs: como montar um eficiente processo em 7 passos

Você já compreendeu a importância de um planejamento de vendas para instituições de ensino e como ele é a base de atuação de sua equipe, quando se pensa na captação e conversão de alunos.

Agora, precisa conhecer mais sobre as etapas que podem contribuir para a assertividade das suas ações.

São esses tópicos que considerei, ao criar o plano de vendas da nossa instituição e esses pontos vão te ajudar a captar os seus alunos também

 

1. Construa campanhas inteligentes

  • O que é importante para o seu potencial aluno?;
  • Quanto irá pagar pelo curso?;
  • Qual o potencial da instituição de ensino pela qual se interessa?;
  • É possível aplicar descontos?;
  • Qual a qualidade do corpo docente?;
  • O sucesso profissional que outros alunos já alcançaram?

Construir campanhas inteligentes visa, acima de tudo, criar um modelo que responda, primariamente, às dúvidas que sempre surgem durante uma jornada de compra, com as que mencionei logo acima.

Por isso, conhecer os interesses do seu lead, é uma forma de orientar a estratégia de marketing, tornando-o mais assertivo e promovendo a captação por um longo prazo.

Outro ponto a se considerar, quando estiver criando as suas campanhas, é facilitar o acesso a sua empresa de educação com ações mais diretas.

Um bom exemplo que posso dar para você sobre campanhas mais diretas, é o de descontos para matrículas ou benefícios para um processo seletivo.

2. Use suas redes sociais

De acordo com o que o G1 constatou, 70% da população brasileira está conectada, na internet, independentemente do objetivo e foco.

Ou seja: alcançá-las pelos meios digitais deve estar entre as prioridades do seu planejamento de vendas para instituições de ensino.

Dessa porcentagem, a grande maioria também faz uso de redes sociais e, não é nenhuma novidade, o marketing feito por essas plataformas traz resultados consideráveis.

Por isso, não exclua um bom plano editorial de publicações. Pelas redes, é possível estreitar ainda mais o relacionamento, demonstrando benefícios de associação com a sua marca, além de permitir um diálogo mais interativo.

E elas também favorecem que você faça uma segmentação de público-alvo. Logo, os investimentos nessas plataformas são mais assertivos e com uma possibilidade real de conversões.

3. Trabalhe o seu marketing de conteúdo

Para conquistar a atenção dos seus alunos em potencial e atraí-los para a sua instituição de ensino, é fundamental que você aposte em demonstrar seus diferenciais e benefícios.

Para isso, o marketing de conteúdo é uma excelente solução.

Criando publicações com conteúdo de valor, você conseguirá agregar informações que afetarão o interesse do aluno e poderá influenciar positivamente em sua adesão.

Outro ponto que coloca o marketing de conteúdo entre as principais estratégias para considerar, é a abrangência de alcance do lead. 

Você pode criar materiais para todas as etapas da jornada de compra.

Aqui, eu apliquei essa estratégia em nosso planejamento com a criação de conteúdos informativos sobre o nosso trabalho e as novidades do nosso método.

4. Aposte na tecnologia

Essa é uma dica de investimento para as instituições de ensino. O modelo educacional está passando por uma renovação extraordinária e, não se adequar a isso, pode atrapalhar o seu crescimento.

Atualmente, diversos softwares estão à disposição para otimizar suas ações de prospecção de alunos, por meio da criação e segmentação da base de contatos.

São ferramentas que agregam ao seu trabalho cotidiano e reduzem o tempo gasto com ações que, antes, eram feitas manualmente.

Utilizar ferramentas tecnológicas tende a otimizar seus custos e tornar o processo ainda mais dinâmico. Vale a pena apostar nisso!

5. Construa um bom relacionamento com a base de leads

Algo que notei quando implementei o planejamento de vendas para instituições de ensino aqui na Smarketingedu, é que o relacionamento com os alunos é fundamental.

Indo desde oferecer soluções para as suas necessidades, como a conquista de uma graduação, por exemplo, até facilitar a comunicação diária, tudo isso tem um valor enorme para eles.

Por isso, ter um caminho aberto entre você e o lead, faz parte de uma boa estratégia para a captação.

Uma maneira de fazer isso com eficiência e, ao mesmo tempo, demonstrar outros benefícios da sua empresa de educação, é utilizando o e-mail marketing para instituições de ensino.

6. Tenha uma gestão de projetos eficiente

Até aqui, falamos sobre as várias vantagens que um planejamento de vendas para instituições de ensino pode te trazer.

Uma campanha assertiva, não é aquela que apenas apresenta apenas uma ótima chamada e um slogan criativo, mas sim que traz resultados.

Por isso, é fundamental que você faça uma gestão do processo de captação e conversão dos seus leads.

Avaliar, constantemente, as métricas, observar pontos que necessitam de adequação e, também, verificar se as taxas de retorno estão sendo válidas. 

Assim, você terá criado um plano de ação que, além de coeso, é eficaz.

7. Monte seu planejamento de acordo com o momento

Essa, talvez, seja a dica mais interessante que darei para vocês.

Todo plano de ação, seja para qualquer área de sua instituição de ensino, deve ser embasado no que está acontecendo naquele determinado momento.

E você pode até contestar o que eu disse agora, mas lembre-se: o seu aluno em potencial está sendo afetado pelas circunstâncias que o rodeiam.

Então, você, como instituição de ensino, pode, sim, prezar por uma gestão mais humana e que esteja adequada ao momento que ele está vivendo.

Quer saber como isso se consolida na prática?

Quantos interessados você tinha antes da pandemia? Quantos deles continuaram com o plano de fazer um curso? Quais os motivos que o levaram a desistir ou a aceitar a sua proposta?

Muito possivelmente, as respostas para essas perguntas podem ser melhor avaliadas quando se analisa como você desenvolveu o seu plano de vendas durante o período.

Por isso, lembre-se de considerar o momento quando desenvolver suas ações. Isso poderá nortear ainda mais as suas expectativas e os meios para alcançá-las.

 

Quando vale a pena investir no planejamento de vendas para instituições de ensino? 

Planejamento de vendas para IEs
Planejamento de vendas para IEs: como montar um eficiente processo em 7 passos

Criar um planejamento de vendas para instituições de ensino sempre vai valer a pena, quando você considera o objetivo final, que é a captação de interessados e a conversão deles a seus alunos.

Por isso, desenvolver um plano, ainda mais seguindo as dicas que demos para você elaborar, é algo que deve estar entre as prioridades da sua instituição de ensino.

Afinal, ele gera bases que são essenciais para o crescimento da sua empresa de educação, e, também, otimiza a visão que o seu aluno em potencial terá sobre sua marca.

Esses são dois dos principais motivos para você investir na criação de um planejamento concreto e bem direcionado.

Então, é hora de colocar as nossas dicas em prática e começar a ação de vendas mais inteligente que você já promoveu em sua escola!

Não deixe de falar comigo nos comentários abaixo, que eu faço questão de te ajudar.

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress