Régua de relacionamento educacional

Régua de relacionamento educacional: o que é, como estruturar e porque sua instituição deve ter uma

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas. 

A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro de qualquer estratégia de vendas. Esse conjunto de ações, quando bem aplicado, costuma trazer excelentes resultados. 

Mas afinal, o que isso significa na prática? Quais são os diferenciais dessa estratégia e por que ela é tão importante para as instituições de ensino? 

Vamos falar sobre tudo isso no artigo de hoje! Confira, abaixo, o que esse conceito significa e como implementar a sua própria régua de relacionamento.

O que é régua de relacionamento educacional?

O mercado educacional mudou muito nos últimos anos. Antigamente, as instituições de ensino não se preocupavam tanto em captar novos estudantes. Porém, o cenário mudou. 

Agora, os alunos contam com mais possibilidades. E as IEs precisam ficar atentas a essas mudanças. 

E é nesse momento que a régua de relacionamento educacional aparece como um conjunto estruturado de ações que busca fortalecer as relações com os alunos, abrangendo técnicas e práticas eficientes de captação e fidelização.

Através dela, torna-se possível definir antecipadamente o que será feito em cada etapa da jornada de venda, para que assim, a IE possa aumentar as taxas de conversão e retenção de alunos.

No longo prazo, a régua de relacionamento educacional diminui falhas na comunicação e padroniza processos relacionados ao marketing da instituição. Essa metodologia é empregada desde a fase inicial do funil de marketing até o momento da matrícula.

Régua de relacionamento educacional: por que a sua instituição precisa ter uma?

A régua de relacionamento educacional orienta a instituição em relação às diretrizes para se comunicar com alunos, pais, professores, funcionários e parceiros.

Na prática, isso inclui a definição de estratégias claras de comunicação, aumentando a transparência nas ações, o que ajuda na construção de credibilidade e autoridade.

Quando bem definido, esse conjunto de estratégias garante que os alunos se sintam acolhidos durante toda a trajetória educacional, desde a matrícula até a conclusão do curso.

Além disso, também ajuda a garantir um atendimento de qualidade, o que é fundamental para manter o nível de satisfação dentro da IE e atrair novos alunos.

Em relação aos principais benefícios dessa prática, podemos citar:
  • Atendimento personalizado;
  • Engajamento dos alunos;
  • Melhora da comunicação interna e externa;
  • Relacionamento assertivo com alunos, pais e a comunidade.
Como estruturar a régua de relacionamento educacional?

A régua de relacionamento educacional atua como um mapa ou conjunto de valores que direciona os profissionais da IE na construção de conexões positivas e eficazes com os estudantes.

Para te ajudar, vamos mostrar as diretrizes que ajudam na elaboração desse conjunto de ações:

1. Observe a jornada de compra do aluno em potencial

Entender a jornada de compra do aluno em potencial na régua de relacionamento educacional é fundamental para compreender suas demandas, preferências e aspirações ao longo da trajetória educacional. 

Cada aluno possui desejos e objetivos únicos. O entendimento em relação ao que ele realmente quer e deseja permite que os educadores e gestores adaptem suas práticas de ensino, oferecendo suporte personalizado. 

A jornada de compra envolve diferentes etapas, que levam em conta o nível de conscientização e interesse do aluno em relação à IE. 

Ao longo desse processo, é normal que os estudantes tenham dúvidas e questionamentos. É aqui que a instituição de ensino pode oferecer as melhores soluções para aumentar as taxas de conversão e melhorar a experiência dos alunos. 

A padronização do que precisa ser feito em cada etapa tem tudo a ver com a estruturação da régua de relacionamento educacional.

2. Foco no potencial aluno

Em qualquer estratégia de marketing desenvolvida por IEs, é essencial colocar o aluno no centro de todas as campanhas.

Na prática, isso significa entender em qual estágio do funil de vendas ele se encontra e prestar atenção nos detalhes, que trazem informações importantes sobre o que o aluno realmente precisa e quer.

Dessa forma, você será capaz não só de demonstrar como a instituição educacional pode beneficiar o aluno, mas também, antecipar possíveis objeções.

O foco no potencial aluno é uma das bases da construção da régua de relacionamento educacional.

Apenas com uma compreensão e análise profunda do perfil dos estudantes, torna-se possível garantir os resultados que foram traçados no plano de marketing.

3. Planejamento de conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo faz parte do conjunto de ações que estruturam a régua de relacionamento educacional. O desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo de qualidade gera credibilidade para a marca, trazendo mais autoridade. 

Ou seja, a IE se torna uma referência na área. Além disso, permite que os alunos aprendam sobre assuntos novos, conheçam melhor os benefícios dos cursos e serviços disponíveis e tirem dúvidas. 

O mapeamento da jornada do aluno traz informações importantes que auxiliam na estruturação da régua de relacionamento educacional. 

A partir disso, é possível utilizar tais informações para planejar o conteúdo e torná-lo mais interessante e relevante para os alunos.

4. Automação de marketing

Automação de marketing

A automação de marketing se refere ao uso de ferramentas tecnológicas para automatizar ações e processos, reduzindo trabalhos manuais em operações repetitivas.

Você já parou para pensar em como lidar com todas as tarefas que envolvem a régua de relacionamento educacional?

Felizmente, com o uso da tecnologia, fica muito mais fácil fazer isso, já que você poderá eliminar tarefas repetitivas e complexas, que demandam muito tempo dos profissionais.

A automação facilita a integração entre profissionais de marketing e de vendas, aumentando a produtividade da equipe, que poderá trabalhar de forma mais colaborativa.

Dentre as principais vantagens de utilizar ferramentas de marketing para realizar processos, podemos citar:

  • Geração de leads;
  • Maior conhecimento sobre as preferências e desejos dos alunos;
  • Eficiência e economia de tempo;
  • Personalização do atendimento e das estratégias de marketing;
  • Escalabilidade.

5. Explore diferentes canais de contato

A forma como uma instituição de ensino se comunica com pessoas interessadas nos custos e serviços disponíveis mudou consideravelmente. Há alguns anos, não havia tantas opções de contato disponíveis. 

Na verdade, boa parte das instituições basicamente oferecia atendimento presencial e por telefone. Contudo, hoje não é mais assim. 

Boa parte dos potenciais alunos vão entrar em contato através de canais de comunicação digitais. Portanto, dentro do contexto da régua de relacionamento educacional, é importante disponibilizar diferentes canais de comunicação. 

O objetivo é fazer com que o potencial aluno entre em contato através da ferramenta mais interessante para ele.

Abaixo, temos algumas opções:

WhatsApp

O WhatsApp permite a interação com os alunos e os pais deles de forma pessoal, desenvolvendo uma estratégia de comunicação mais amigável e personalizada.

É um dos canais que mais recebem dúvidas em relação aos cursos, valores das mensalidades, entre outros.

Ao integrar o WhatsApp como canal de comunicação, as instituições de ensino podem oferecer uma experiência mais conveniente e direta para os alunos, permitindo-lhes entrar em contato com a instituição de forma rápida e fácil.

E-mail

Mesmo com a popularização das redes sociais, muitos alunos preferem utilizar o e-mail para se comunicar com a IE. É um canal de comunicação mais formal quando comparado a outras ferramentas, como o WhatsApp. 

Por isso, é normal que alguns alunos prefiram mandar mensagens dessa forma, já que gostam de formalidade na hora de lidar com assuntos acadêmicos e administrativos. 

Além de responder dúvidas e questionamentos, a IE também pode desenvolver uma estratégia de email marketing para se comunicar com alunos e potenciais alunos. 

Para isso, você irá criar uma lista segmentada, de acordo com o perfil do aluno e a etapa do funil de vendas em que ele se encontra.

A ideia aqui é aumentar a consciência de marca, divulgar novos produtos e, claro, estabelecer um relacionamento sólido e duradouro com os alunos.

Portanto, a IE pode utilizar o e-mail tanto para responder dúvidas quanto para criar campanhas de marketing.

Chatbot

O chatbot é um assistente virtual que utiliza a inteligência artificial para responder perguntas e se comunicar por texto com os alunos.

Ele facilita e agiliza as respostas, fazendo com que o aluno possa obter uma solução rápida, independentemente do horário em que ele entrar em contato.

Outra vantagem do chatbot na construção da régua de relacionamento educacional é a ampliação da capacidade de respostas.

O objetivo não é eliminar o atendimento humano, mas sim, trazer respostas rápidas para perguntas repetitivas e que não exigem muita criatividade.

Com isso, os atendentes poderão focar em outras atividades mais estratégicas ou perguntas que exigem uma solução personalizada e mais complexa.

O chatbot pode ser disponibilizado não apenas no site institucional, mas também no WhatsApp e nas redes sociais.

6. Integração dos canais de comunicação

Nós te mostramos a importância de disponibilizar diferentes canais de contato para estruturar a régua de relacionamento educacional.

Contudo, além de oferecê-los aos alunos, para que cada um deles escolha a ferramenta mais conveniente para entrar em contato com a IE, você também pode integrar esses canais.

O objetivo aqui é criar uma estratégia omnichannel consistente e alinhada, oferecendo uma experiência de atendimento mais humanizada e personalizada.

Exemplo: o aluno pode começar o contato pelo site e depois prosseguir a conversa pelo WhatsApp.

 

Conclusão

A estruturação da régua de relacionamento educacional é uma tarefa que envolve vários detalhes, mas que pode trazer resultados excelentes para as IEs que desejam otimizar a comunicação e aumentar as taxas de conversão.

Essa estratégia leva em conta as particularidades da instituição de ensino e as preferências e objetivos dos alunos. E esse é um dos motivos pelos quais ela é tão eficiente e atemporal.

Uma régua de relacionamento bem definida faz com que os alunos vejam a instituição com bons olhos, especialmente ao oferecer soluções relevantes, conteúdo de qualidade e serviços que abordam suas necessidades no momento certo.

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress