Segredo revelado: Como montar uma estrutura de modelos de email marketing para converter leads em alunos

Você já deve ter ouvido falar da importância da estruturação dos modelos de email marketing para aumentar a taxa de conversão e de fidelização de alunos, não é mesmo?

No marketing digital, o desenvolvimento de e-mails personalizados e criativos é uma excelente estratégia para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o alcance da IE no ambiente digital.

Pensando nisso, montamos um passo a passo para você estruturar modelos de email marketing e aumentar o número de matrículas da sua instituição de ensino em 2023!

Vamos ver isso juntos? Continue a leitura e saiba mais.

🤔 Por que investir em modelos de email marketing?

Mesmo com o surgimento de outros canais de comunicação, como as redes sociais, o email marketing continua sendo utilizado por empresas de diversos setores.

A ferramenta pode ser utilizada para se conectar com a audiência, divulgar novos cursos e criar conteúdo personalizado, fortalecendo a imagem e posicionamento da IE.

Por isso, a estruturação dos modelos de email marketing é essencial para as instituições de ensino que desejam melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar as taxas de conversão.

📝 Como estruturar modelos de email marketing?

Criar uma estratégia de email marketing é uma tarefa que exige bastante cuidado e atenção aos detalhes.

Para te ajudar, vamos mostrar como estruturar modelos de email marketing e alcançar excelentes resultados:

◾ 1. Crie uma lista de e-mails

O primeiro passo para estruturar modelos de email marketing que realmente convertem, é ter uma base de contatos para enviar mensagens.

Mas afinal, como fazer isso?

Bom, existem algumas formas de adquirir uma base de contatos para enviar e-mails sobre cursos, serviços, novidades e mudanças da IE.

Essas são algumas das melhores opções (e você pode utilizá-las em conjunto):

  • Formulários no site: quando um visitante preenche dados para tirar dúvidas ou conhecer melhor a IE, ele costuma deixar seus dados de contato, como e-mail e telefone.
  • Pop-ups: as pop-ups são janelas que abrem no navegador quando o visitante acessa uma página. Embora esse recurso seja útil na hora de captar novos contatos, lembre-se de que o uso exagerado de pop-ups pode prejudicar a experiência do visitante no site da sua IE.
  • Conteúdos completos: você pode disponibilizar conteúdos como e-books e infográficos aos visitantes que fornecerem o e-mail.

Criar uma base de contatos é importante para estruturar modelos de email marketing. Entretanto, é necessário pedir o consentimento das pessoas antes de enviar mensagens. Isso é feito no momento em que elas informarem o e-mail.

◾ 2. Defina um objetivo

A definição de objetivos é uma etapa essencial na hora de estruturar modelos de email marketing de sucesso.

O que você realmente deseja fazer? Aumentar o número de matrículas? Divulgar um curso ou um serviço específico? Reativar o contato com ex-alunos?

É importante definir objetivos específicos, para que assim, você crie campanhas eficientes e as direcione para a audiência adequada, isto é, aquela que realmente tem interesse no que você deseja oferecer.

◾ 3. Segmente o público

A segmentação também faz parte do desenvolvimento de modelos de email marketing que convertem e trazem bons resultados.

Para isso, segmente a lista de acordo com as características mais importantes para você: idade, localização, estilo de vida e interesses, etapa do funil de vendas, entre outros.

Se a mensagem não for enviada para quem realmente interesse, dificilmente a IE conseguirá obter resultados relevantes.

Por esse motivo, na hora de estruturar modelos de email marketing, não deixe de segmentar o público de acordo com os fatores que você considera mais relevantes naquele momento.

◾ 4. Fique atento ao assunto do e-mail

O assunto é um dos fatores mais importantes na hora de estruturar modelos de email marketing.

É que se ele não for interessante, o receptor não irá abrir a mensagem. Crie um senso de urgência para que o leitor tenha curiosidade em ler o conteúdo do e-mail.

Ao definir o assunto, procure utilizar entre 40 e 50 caracteres.

◾ 5. Ofereça conteúdo de valor para os alunos

O conteúdo deve ser interessante, valioso e relevante para o receptor.

Entretanto, a mensagem também precisa ser clara e objetiva, para que o leitor tenha facilidade em entender o conteúdo. Esse é um dos segredos dos modelos de email marketing de sucesso.

Desenvolva uma mensagem personalizada (chame o leitor pelo nome) e apresente o motivo pelo qual a mensagem está sendo enviada.

Também é interessante focar nos benefícios e diferenciais do curso ou serviço que você quer divulgar – caso esse seja o objetivo da campanha.

Na hora de estruturar modelos de email marketing, pense na relevância e importância que aquela mensagem tem para os leads e alunos.

◾ 6. Destaque seu Call to Action

O Call to Action (CTA) não pode ser deixado de fora na hora de estruturar modelos de email marketing.

Os CTAs são chamadas para ação que irão direcionar o leitor da mensagem para a página que você deseja.

A página em questão pode ser o site da sua IE ou uma landing page sobre um curso, por exemplo.

O botão de CTA deve estar bem posicionado no e-mail. Utilize cores e contrastes para chamar a atenção do receptor da mensagem.

Para estruturar modelos de email marketing, o ideal é utilizar o mesmo CTA ao longo da mensagem. Caso contrário, o leitor pode se confundir.

◾ 7. Analise os resultados

Analisar os resultados é uma tarefa essencial na estruturação dos modelos de email marketing.

É importante monitorar a taxa de abertura dos e-mails e a taxa de cliques. Assim, você poderá saber se a mensagem realmente está despertando o interesse dos leads e alunos.

Se perceber que a estratégia utilizada não está trazendo os resultados esperados, o ideal é fazer mudanças na estruturação dos modelos de email marketing.

Nós esperamos que com essas dicas, você tenha tirado as suas dúvidas sobre o processo de estruturação dos modelos de email marketing.

E se você quer conhecer estratégias e soluções tecnológicas para aumentar o número de matrículas na sua IE,  fidelizar mais alunos e otimizar processos, entre em contato com a Smarketing Edu!

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress