Smarketing: Conheça o método que está ajudando centenas de instituições de ensino a matricular mais alunos

O Smarketing é uma estratégia que visa alinhar as vendas e o marketing para obter resultados cada vez melhores.

A integração entre os dois setores é importante para eliminar barreiras na comunicação interna e criar processos mais eficientes.

No setor educacional, é essencial que as duas áreas estejam alinhadas e integradas, isto é, trabalhando de forma conjunta para aumentar a taxa de conversão e oferecer uma experiência de qualidade aos alunos da instituição de ensino.

Pensando nisso, vamos explicar tudo sobre a metodologia Smarketing, quais são seus principais benefícios e mostrar como alinhar os times de marketing e de vendas de forma eficiente!

Continue a leitura e saiba mais.

O que é Smarketing?

Quando os setores de marketing e vendas trabalham de forma integrada para alcançar um objetivo, podemos dizer que a metodologia Smarketing está sendo colocada em prática.

Sales (vendas) + Marketing = Smarketing

Ou seja, enquanto o time de marketing foca em atrair prospects e convertê-los em leads, a equipe de vendas irá abordar os leads de uma forma personalizada, para que assim, seja possível realizar a venda e entender melhor o que o potencial aluno procura.

Quando esses setores atuam de forma isolada, os resultados costumam não ser eficientes. Afinal, a falta de comunicação e integração entre os profissionais de marketing e vendas gera alguns conflitos e prejudica os resultados.

A integração entre equipes de diferentes setores, além de eliminar gargalos e conflitos na comunicação interna, fortalece a cultura organizacional da instituição.

Aliás, as IEs que possuem os times de vendas e marketing mais alinhados, conseguem obter resultados bem melhores.

Quais as principais vantagens do Smarketing?

A metodologia Smarketing, quando bem aplicada, pode ajudar a aumentar o número de matrículas e a oferecer uma experiência muito melhor para os atuais alunos e potenciais alunos.

Dentre as principais vantagens do Smarketing para a sua instituição de ensino, podemos citar:

  • Conhecimento mais aprofundado sobre as preferências e hábitos dos alunos;
  • Mais argumentos contra objeções em vendas;
  • Facilidade para identificar oportunidades;
  • Otimização do funil de vendas;
  • Maior facilidade para desenvolver um planejamento de vendas eficiente;
  • Otimização da comunicação interna;
  • Previsão de vendas mais confiável;
  • Compreensão real das personas da IE;
  • Redução de custos;
  • Integração entre diferentes setores, o que permite o compartilhamento de ideias e soluções mais criativas para o desenvolvimento de campanhas de marketing.

Smarketing: como alinhar os times de vendas e de marketing?

Agora você já sabe que metodologia Smarketing pode ajudar a sua instituição de ensino a aumentar o número de matrículas, oferecer uma experiência de valor para os alunos e eliminar conflitos presentes na comunicação interna.

Mas afinal, como aplicar a metodologia Smarketing? É isso que você vai saber agora!

Confira as nossas dicas para integrar os times de vendas e de marketing e otimizar os resultados da sua IE:

1. Incentive a comunicação entre as duas equipes

A atuação colaborativa, amigável e integrada aumenta a produtividade dos dois times e ajuda a IE a alcançar melhores resultados.

A falta de comunicação entre profissionais de diferentes setores, interfere no andamento das atividades e pode até mesmo prejudicar a experiência do aluno.

Para que o Smarketing funcione de verdade, a comunicação entre as duas equipes é fundamental.

Além de reuniões, é necessário utilizar ferramentas específicas que ajudam a desenvolver um ambiente de trabalho mais colaborativo e integrado.

Também é importante que as duas equipes definam seus principais objetivos e, assim, possam se planejar para pensar em estratégias eficientes para captar e fidelizar alunos.

2. Tome decisões baseadas em dados

Em um mundo cada vez mais tecnológico, os dados se tornaram uma ferramenta essencial para as instituições de ensino.

Aliás, isso não serve apenas para os times de marketing e vendas, mas sim, para todos os setores da IE.

Uma cultura orientada a dados, ajuda a identificar tendências no comportamento dos potenciais alunos, encontrar problemas que estão prejudicando as vendas e, também, oportunidades de melhoria.

Portanto, se o objetivo é colocar a metodologia Smarketing em prática, invista na cultura orientada a dados.

O uso de um CRM educacional, que possui recursos específicos para instituições de ensino, ajuda na organização e na análise de informações importantes, que poderão ser utilizadas futuramente para criar campanhas de vendas e de marketing.

Quando os dois times são capazes de analisar os dados de forma estratégica, torna-se muito mais fácil desenvolver técnicas e estratégias para aumentar o número de matrículas e fidelizar alunos!

3. Alinhe as etapas do funil de vendas e de marketing

O funil de vendas é uma ferramenta muito importante para a metodologia Smarketing.

Basicamente, o funil representa todas as etapas que um aluno passa, desde a captação até a conversão.

Ao entender o que é Smarketing, é preciso também padronizar e integrar processos relacionados ao trabalho dos profissionais dos dois setores.

Caso contrário, os times de marketing e vendas irão focar em objetivos diferentes, o que pode prejudicar a execução dos processos e o alcance dos resultados.

4. Integre processos com ferramentas compartilhadas

É importante desenvolver fluxos de trabalhos compartilhados, que ajudam a otimizar a comunicação entre os dois times.

Uma das melhores formas de fazer isso, é disponibilizando ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas tanto pelo time de marketing quanto o de vendas.

Por exemplo, para aplicar a metodologia Smarketing, a sua IE pode integrar funcionalidades da plataforma CRM com outras ferramentas tecnológicas que já são usadas pela IE.

A integração entre os softwares otimiza o trabalho dos dois times e oferece uma visão ampla de todos os processos que estão em execução.

Sendo assim, podemos dizer que a integração de processos com o uso de ferramentas compartilhadas, é essencial para colocar a metodologia Smarketing em prática.

O smarketing educacional pode transformar o processo de vendas e de marketing da sua IE.

Afinal, através dela, a instituição consegue eliminar barreiras na comunicação e criar um ambiente de trabalho mais integrado e colaborativo, o que ajuda a aumentar a produtividade dos colaboradores.

E se você quer colocar aplicar o Smarketing na sua instituição de ensino, mas não sabe como começar, entre em contato com a Smarketing Edu! Juntos, podemos encontrar as melhores estratégias e soluções tecnológicas para você!

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress