Smarketing Educacional: como implementar essa metodologia de forma eficiente em sua instituição de ensino

O smarketing educacional é uma metodologia poderosa para unir as vendas e o marketing, mas que também é traduzido como um tipo de ação inteligente e realizado com foco em uma estratégia. 

Isso quer dizer que a estratégia faz a conexão entre vendas e marketing para melhorar os resultados de sua instituição de ensino, garantindo um contato assertivo com os alunos. 

Além disso, facilita o desenvolvimento da área de relacionamento e aumenta a conversão de alunos em potencial. 

No mercado educacional , é essencial que os times estejam alinhados, para que a sua instituição tenha um aumento nos resultados, encare os desafios e atuem de maneira conjunta. 

O que é a metodologia Smarketing?

O termo smarketing surgiu pela junção de duas palavras inglesas: sales, que significa vendas, e marketing, processo responsável por oferecer produtos ou serviços para os consumidores baseado em suas preferências e necessidades.

Entretanto, alguns teóricos do marketing também atribuem o “s” à smart. 

Nesse caso, o processo de smarketing está diretamente relacionado a um marketing mais inteligente e totalmente estratégico.

Assim, podemos entender que smarketing seria um conceito mais moderno, responsável por trazer resultados mais assertivos paras as empresas.

Promovendo uma relação mais conjunta entre os departamentos de marketing e vendas é possível criar conceitos mais inteligentes e assim, aumentar os resultados estabelecidos pela sua empresa.

Afinal, quando aplicado em negócios cujo foco é a educação, o smarketing assume características que vão atrair e converter ainda mais alunos para uma instituição. 

 

Entenda o que é o Smarketing Educacional

Desta forma, podemos dizer que o smarketing educacional é uma estratégia voltada para as vendas totalmente focada e centralizada em instituições de ensino. 

Entre seus principais objetivos, destacam-se maior quantidade de matrículas e a retenção de alunos conectados e engajados com o negócio.

Para que isso aconteça, os dois times de marketing e vendas precisam estar totalmente alinhados.

Com isso, é possível garantir um bom crescimento da empresa e uma melhor experiência para os alunos. 

 

Como marketing e vendas atuam na captação dos alunos?

O setor de marketing é o responsável pela criação de campanhas de atração e captação de leads. 

Entretanto, essa é a primeira etapa de um longo caminho, que tem como objetivo principal a conversão de matrículas.

Seja com a demonstração do serviço ou se adaptando à necessidade do aluno, o smarketing educacional será o principal responsável pelo caminho desse cliente dentro da sua oferta.

 

 

A importância das estratégias estarem alinhada ao Smarketing Educacional

Considerando que a principal característica do smarketing educacional é, justamente, a relação íntima entre os setores de marketing e vendas, fica fácil compreender a importância de criar uma estratégia alinhada entre os dois departamentos.

Afinal, de nada adianta uma equipe engajada  na criação de campanhas de atração e conversão, e um setor de vendas que não consiga concluir a venda. É necessário existir uma sinergia entre ambos. 

E o mesmo conceito vale para a situação contrária.

Em resumo, é importante entender que o Smarketing Educacional precisa de uma união de forças, que só pode ser alcançada quando as duas equipes estão focadas no objetivo comum.

Sejam eles:

  • Captação de leads;
  • Conversão de matrículas;
  • Retenção de alunos;
  • Entre outros. 

 

Como implementar o smarketing educacional em sua instituição?

Como você viu, o smarketing educacional pode ajudar a alavancar as vendas da sua instituição de ensino, desde que tenha uma boa estrutura por trás. 

Agora, se você deseja implementar a metodologia em sua instituição, vai aqui  algumas dicas por onde iniciar esse processo.

1. Planejamento

Para implementar o smarketing educacional de modo eficiente em sua instituição, o primeiro passo é conhecer o seu próprio negócio. 

Neste caso, usar ferramentas de marketing e mercado ao seu favor, como a Análise SWOT, é uma boa alternativa para começar. 

Aqui, é importante analisar alguns conceitos consideráveis, como:

  •  As variáveis internas da instituição;
  •  Posicionamento de seus concorrentes;
  •  Comportamento dos consumidores;
  • Expectativas do consumidor diante dos produtos/serviços;

A partir dessas informações, é possível alinhar uma estratégia conjunta entre os setores envolvidos.

2. Definição das responsabilidades de cada setor

Sabendo como impactar o seu potencial aluno, é hora de definir as funções de cada setor.

Essa é uma etapa fundamental para alcançar o objetivo de matricular mais alunos.

Na prática, funciona como um jogo de equipe, onde cada um tem o seu papel e depende uns dos outros para continuar crescendo. 

E como fazer isso? 

Em síntese, tudo começa com o alinhamento das equipes através de uma boa reunião. 

O ideal é que essa reunião aconteça sempre de forma conjunta, com as equipes de vendas e marketing. 

Assim, dá para alinhar exatamente o objetivo principal, captação e conversão, bem como as etapas do funil que cada time será responsável. 

Como o marketing é responsável por atrair e qualificar, fica sob a responsabilidade da equipe de vendas fazer parte desses leads chegarem ao final do funil de vendas. 

Portanto, cada equipe precisa reconhecer seu trabalho, seus pontos fortes e diferenciais. 

3. Análise de métricas

A análise de métricas é uma etapa muito importante do seu processo de smarketing educacional.

Afinal, fazendo essa avaliação constantemente, é possível metrificar se a estratégia usada está sendo eficiente e se ela está se encaminhando para alcançar o objetivo final.

 

 

4. Canal de comunicação

Para ter sucesso na inserção do smarketing educacional, é preciso ter interação constante.

Nesse ponto, é fundamental reunir as equipes para criar um canal aberto de comunicação, deixando sempre o espaço para trocas de ideias e correções.

Além disso, ter um diálogo constante com os departamentos facilita a retroalimentação do processo, já que uma boa ideia pode surgir durante o desenvolvimento da estratégia e pode virar o novo objetivo da campanha.

 

 Vale a pena implementar o Smarketing Educacional?

Se o seu interesse é otimizar a relação com os seus potenciais alunos e aumentar as taxas de conversão para a sua instituição de ensino, com certeza vale a pena implementar a metodologia smarketing educacional em sua instituição.

Afinal, a união de seus recursos humanos, trabalhando em prol da necessidade dos clientes, traz resultados expressivos para o seu negócio.

Isso tudo acontece graças a mudança de comportamento das pessoas, que atualmente estão buscando aperfeiçoamento contínuo.

Então, investir na metodologia do smarketing educacional é o caminho para se conectar com o aluno e se inserir sua instituição de forma ainda mais profunda em sua realidade.

 

Gostou do conteúdo? Então não deixe de compartilhar sua opinião conosco através dos comentários abaixo!

 

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress