Storytelling na educação: como usá-lo para captar a atenção dos alunos

Contar histórias é uma habilidade natural do ser humano. Elas estão presentes em nossas vidas há muito tempo e, desde a infância, despertam emoções e trazem lições valiosas.

Essa prática ancestral transmite conhecimento e valores, repassados entre gerações.

Mas você sabia que as histórias também podem ser utilizadas em salas de aula como método de ensino? 

O storytelling na educação se tornou uma ferramenta importante para ensinar alunos e fazer com que eles interiorizem o conteúdo, em vez de apenas decorá-lo para a próxima prova.

E se você quer saber como essa técnica pode melhorar o aprendizado e despertar o interesse dos estudantes, nos acompanhe nessa leitura.

📖 O que é storytelling?

O termo storytelling vem do inglês: “story”, significa história e “telling”, significa contar.

Sendo assim, storytelling é a arte de contar e adaptar histórias através de elementos específicos – personagem, ambiente, mensagem e conflito.

O evento tem começo, meio e fim e deve transmitir uma mensagem valiosa, para conectar o ouvinte com a história que está sendo contada.

Da mesma forma que a indústria cinematográfica utiliza histórias para desenvolver filmes atemporais e inesquecíveis, instituições de ensino e professores podem usar a técnica para despertar o interesse de alunos e facilitar o aprendizado.

O storytelling na educação garante que você está criando um material único e diferente, capaz de prender o aluno na história e fazer com que ele tenha mais vontade de aprender o conteúdo.

A possibilidade de desenvolver conexões emocionais entre a história contada e os alunos, foi descoberta pelo setor educacional, que reconhece as vantagens dessa técnica para o aprendizado.

 

👨‍🎓 Por que utilizar o storytelling na educação?

O storytelling na educação permite que você crie uma estratégia para aumentar o envolvimento dos alunos em sala de aula e dos pais em reuniões.

Por exemplo, durante uma visita ou reunião, as histórias contadas ajudam os pais a se identificarem com as soluções apresentadas pela escola e a terem certeza de que o ambiente educacional em questão, é um excelente local para os filhos se prepararem para o futuro.

Além disso, o storytelling também pode ser usado em campanhas de marketing e publicidade da instituição.

Uma boa história, contada em propagandas e anúncios digitais, pode mostrar melhor os diferenciais e benefícios que o centro de ensino oferece para estudantes de todas as idades.

Histórias conectam o narrador com o ouvinte. Elas emocionam, engajam e trazem grandes lições de vida. Também fazem com que seja mais fácil para o aluno lembrar do conteúdo futuramente.

📚 Como utilizar o storytelling na educação?

Como você já sabe, storytelling é o ato de contar histórias para transmitir uma mensagem e um objetivo.

No contexto educacional, a técnica auxilia no engajamento e motivação dos alunos, fazendo com que eles tenham mais facilidade para aprender e memorizar o conteúdo.

Confira, agora, boas práticas para você utilizar o storytelling na educação como uma forma de transmitir conhecimento e despertar a atenção dos alunos:

1. Monte um roteiro

O storytelling na educação, assim como em outras áreas, precisa do desenvolvimento de um bom roteiro para tornar a história mais envolvente.

A história deve ter início, meio e fim, além de recursos e elementos que tornam a história mais interessante.

Apresente a introdução para caracterizar os personagens fundamentais para o desenvolvimento da história. Essa fase é fundamental para gerar conexão com os ouvintes.

Já na fase de desenvolvimento, é importante mostrar qual é o principal conflito da história. Assim, os alunos continuarão engajados e interessados em ouvir a narrativa até o fim.

A parte final representa o fechamento da narrativa e a solução para o problema que foi mostrado ao longo da história.

O storytelling na educação, para realmente trazer bons resultados, depende de um enredo bem construído, adaptado de acordo com o conteúdo que será ensinado.

2. Envolva os alunos na história

Aproxime e envolva os alunos na narrativa. Para isso, você também pode utilizar elementos que aumentam a interação e a conexão com a história.

O storytelling na educação costuma ser muito mais eficiente quando os alunos se identificam com a história que você está contando.

É que quando eles se veem dentro da narrativa, ficam mais curiosos para saber o que vai acontecer.

Ao terminar de contar a história, aproveite para criar um espaço de discussão e fazer com que todos possam compartilhar o que aprenderam.

3. Utilize diferentes mídias

O storytelling na educação permite o uso de diferentes elementos, recursos e mídias para desenvolver o enredo.

Essas mídias também simplificam e dinamizam o conteúdo, o que torna o aprendizado mais interessante e inclusivo.

Sendo assim, aproveite para usar vários formatos de mídia – fotos, desenhos, vídeos, slides, infográficos, etc.

📌 Quais os principais benefícios do storytelling na educação?

As histórias despertam emoções, lembranças e muita curiosidade.

Um enredo bem desenvolvido, engaja, ensina e faz com que os alunos possam refletir melhor sobre o conteúdo que foi apresentado.

O storytelling na educação é uma excelente ferramenta para humanizar dados e criar memórias!

Além disso, a técnica também favorece a educação interdisciplinar, uma metodologia de ensino que integra diferentes matérias e faz com que os estudantes tenham uma visão muito mais ampla do conteúdo.

🚩 Storytelling na educação à distância

O storytelling na educação é um grande aliado tanto do ensino presencial quanto do ensino à distância.

As ferramentas tecnológicas desenvolvidas nos últimos anos, permitem o uso de diferentes ferramentas na hora de contar histórias.

Assim, é possível pensar nos melhores elementos para engajar e ensinar os alunos mesmo à distância.

Quando as aulas ocorrem em um ambiente virtual, os recursos tecnológicos também ajudam a disseminar o conteúdo e fazem com que ele se torne ainda mais interessante para os alunos.

Se você executar todos os passos corretamente e utilizar recursos que facilitem o uso do storytelling na educação, poderá alcançar excelentes resultados e aumentar o engajamento dos estudantes.

E se você tiver qualquer dúvida sobre o assunto, ou então, está em busca de ferramentas para modernizar e inovar processos no seu centro de ensino, é só entrar em contato com a Smarketing!

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress