Comunicação Omnichannel na educação: entenda a importância para a sua instituição de ensino

A comunicação omnichannel na educação oferece diversas vantagens e diferenciais, já que facilita o relacionamento entre instituição e alunos, mesmo à distância.

Cada vez mais os estudantes priorizam  um atendimento rápido e personalizado, para que dessa forma, não seja necessário se deslocar até a instituição para resolver problemas simples, que podem ser solucionados através de uma plataforma de atendimento online.

Além disso, os mais jovens são mais adeptos às novas tecnologias e valorizam toda a praticidade que o mundo digital oferece no dia a dia.

Por esses e outros motivos, escolas e universidades precisam se preparar para democratizar e otimizar a comunicação virtual com os alunos.

E se você quer saber quais são os principais benefícios da comunicação omnichannel e como aplicá-la na sua IE, continue a leitura.

👉O que é comunicação Omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia que envolve a integração entre os principais pontos de comunicação entre uma empresa e seu público.

A estratégia tem como foco o desenvolvimento da imagem da marca, para comunicá-la de forma única, mas integrada em todos os canais (online e offline).

Antes, os contatos, em sua maioria, eram feitos apenas de forma presencial ou por telefone.

Contudo, a transformação digital permite que a comunicação seja feita através de outros meios, como por exemplo:

  • Redes sociais
  • Chatbot
  • Site institucional
  • Chatbot no WhatsApp
  • E-mail
  • Aplicativos

Mas a estratégia omnichannel na educação vai muito além de reunir e integrar todos os canais de comunicação, já que ela oferece a possibilidade de criar uma experiência unificada para os alunos em todas as plataformas disponíveis.

Para um centro de ensino, o primeiro passo é entender exatamente quem é o público-alvo, para que assim, seja possível pesquisar e identificar as principais necessidades, anseios, objetivos, preferências de atendimento e muito mais.

Ou seja, isso também envolve identificar os canais de comunicação que os estudantes, pais e pessoas interessadas preferem utilizar para entrar em contato com a instituição.

Também é importante lembrar que a integração não é apenas entre as plataformas online, mas também, com os canais offline, para diminuir possíveis lacunas e problemas de comunicação entre diversos setores da instituição.

A partir dos canais digitais, mídia offline e uma boa estratégia de comunicação interna, o centro de ensino consegue construir a sua imagem no mercado e comunicá-la de uma forma padronizada em diferentes meios.

📝Qual a importância da comunicação omnichannel na educação?

Muitas IEs já estão investindo na comunicação omnichannel na educação para oferecer uma experiência mais humanizada aos alunos.

Afinal, a falta de um bom atendimento e erros na comunicação interna, fazem com que problemas simples sejam resolvidos de forma complexa, o que é frustrante tanto para alunos quanto para instituições.

Muitas vezes, esses erros acontecem por falta da integração entre diferentes canais de comunicação e problemas no fluxo de informações internas.

Ao proporcionar uma experiência de atendimento e de vendas interligada, a escola mostra a sua capacidade de atender diferentes demandas e solucionar problemas de forma ágil e eficiente.

E a integração entre diferenciais canais de comunicação e a transmissão de uma única mensagem, permitem desenvolver uma conexão mais próxima com os alunos.

Contudo, há uma preocupação em alinhar a mensagem transmitida pela IE.

Sendo assim, a missão, o propósito, os valores e o padrão de atendimento que conectam os dois lados, devem ser padronizados e estar presentes na estratégia de comunicação da instituição.

🟣Os principais benefícios da comunicação omnichannel na educação

A comunicação personalizada e humanizada, desenvolvida com base nas necessidades e preferências do aluno, aumenta a visibilidade e credibilidade da instituição.

E agora que você já sabe o principal conceito dessa estratégia, aproveite para entender os principais benefícios da comunicação omnichannel na educação:

1. Diversidade de canais

Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, as instituições podem utilizar as ferramentas digitais para aumentar a presença no ambiente digital.

Cada aluno prefere entrar em contato com a escola/universidade de uma forma.

Muitos preferem utilizar o chatbot para tirar dúvidas. Outros, se sentem mais à vontade com as redes sociais. Tem aqueles que também preferem o atendimento preferencial!

O ideal é que os alunos, pais e pessoas interessadas possam escolher o canal de comunicação preferido para entrar em contato com a IE.

2. Redução de custos operacionais

A falta de uma estratégia de comunicação integrada causa diversos problemas na comunicação interna e externa da instituição.

E é justamente nesse ponto que o omnichannel na educação traz ainda mais benefícios para as IEs: as soluções omnichannel são fundamentais para centralizar o atendimento aos alunos.

Isso ajuda a reduzir custos operacionais e evitar problemas relacionados à comunicação da instituição.

Utilizar uma boa plataforma omnichannel é essencial para reunir e conectar os principais canais de atendimento já utilizados, como redes sociais, e-mails, chatbots, aplicativos próprios, entre outros.

3. Suporte disponível 24/7 e no canal preferido do aluno

Ao utilizar diferentes canais de comunicação, torna-se possível oferecer um bom suporte 24 horas por dia e 7 dias por semana, através do canal que o aluno desejar.

Como você já sabe, mesmo que a instituição tenha uma persona bem definida, cada aluno tem suas preferências em relação ao melhor canal de comunicação para entrar em contato.

4. Análise de dados

A integração dos canais de comunicação é importante para que os profissionais possam coletar dados eficientes sobre o público, o que ajuda entender melhor o perfil e as preferências dos alunos.

◼Comunicação omnichannel na educação: integre os canais de comunicação da sua instituição

A comunicação omnichannel na educação traz vários benefícios para as instituições de ensino.

Muitas vezes, para adquirir alunos, as IEs focam apenas na venda de cursos e serviços.

Mas para ganhar vantagem competitiva e fidelizar alunos, é importante entender as principais necessidades deles e oferecer uma boa experiência de atendimento e de vendas.

E a comunicação omnichannel na educação facilita o contato entre escola e aluno, já que ela fornece diversos canais de comunicação e até mesmo, ajuda na obtenção de métricas.

Deixe o contato com a sua IEs muito mais assertivo, ágil e eficiente com a comunicação omnichannel!

E se você tiver qualquer dúvida sobre omnichannel na educação e outras soluções para instituições de ensino, é só encontrar em contato com a Smarketing!

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress