Métricas e KPIs: Descubra os principais indicadores de desempenho para o processo de captação de alunos

A definição de métricas e KPIs é importante porque ajuda as instituições de ensino a analisar e a monitorar o desempenho dos seus processos, projetos e serviços.

Ao medir tais indicadores, torna-se possível obter insights valiosos sobre o desempenho das estratégias de marketing e de vendas e identificar pontos de melhoria.

Além disso, você também poderá identificar novas tendências no comportamento dos alunos, o que é necessário para a criação de estratégias e campanhas personalizadas para o marketing educacional.

Introdução

As métricas e KPIs fazem parte do planejamento estratégico, já que para entender se uma estratégia está trazendo bons resultados, é preciso acompanhá-la e fazer as mudanças necessárias.

Para te ajudar a definir métricas e KPIs para a sua IE, vamos mostrar o que isso significa na prática, como acompanhar e as melhores formas de otimizar o processo de captação de alunos.

Veja tudo o que você vai ler no artigo sobre métricas e KPIs:

O que você vai ver no artigo:

  1. Métricas e KPIs : entenda quais as diferenças?
  2. Métricas e KPIs : quais são os mais importantes para acompanhar no processo de captação de alunos?
  3. Métricas e KPIs: como otimizar o processo de captação de alunos?
  4. Conclusão

Métricas e KPIs: quais as diferenças?

Métricas e KPIs são dois conceitos relacionados, já que ambos são indicadores de gestão. Entretanto, há diferenças entre os dois conceitos.

A métrica é um número que quantifica algum aspecto específico do desempenho de um processo, oferecendo informações gerais.

Os números presentes na métrica são necessários para avaliar a qualidade de uma atividade ou estratégia, já que mostra, de forma clara, se os resultados estão sendo bons.

Por outro lado, KPIs (Key Performance Indicator) são definidos a partir das métricas e tentam mensurar um objetivo.

Ou seja, é uma métrica que foi escolhida porque é considerada fundamental para a realização de objetivos da instituição.

Os KPIs são importantes porque mostram o resultado dos investimentos feitos em várias áreas, seja para atrair leads (potenciais alunos), reduzir custos operacionais e muito mais.

Desse modo, podemos dizer que métrica é uma medida quantitativa para avaliar o desempenho de uma instituição, enquanto KPI é uma métrica específica, que foi escolhida porque é essencial para o sucesso da IE.

Agora que você já sabe o que são métricas e KPIs, fica mais fácil definir e avaliar os indicadores que serão usados.

Métricas e KPIs: quais são os mais importantes?

O processo de definição de métricas e KPIs envolve a identificação e seleção de medidas relevantes para analisar o desempenho de uma IE.

Isso é extremamente necessário para otimizar o processo de captação e de fidelização de alunos.

Há várias métricas e KPIs que podem ser utilizados por uma instituição de ensino para monitorar resultados e fazer mudanças estratégicas, como por exemplo:

1. Custo por lead

O custo por lead (também chamado de CPL), é um métrica de marketing que mostra o quanto a IE está gastando para gerar cada lead, ou potencial aluno.

A fórmula é bem simples:

  • CPL = investimento total em marketing digital/número de leads

Por exemplo, se a IE gastou R$ 2.000 em uma campanha de divulgação de um curso que gerou 100 leads, o CPL é de R$ 20 por lead.

As métricas e KPIs, como você já sabe, avaliam o desempenho da IE em relação aos objetivos e metas.

E o CPL é importante porque auxilia as instituições de ensino a analisar o desempenho das campanhas de marketing e entender se os investimentos estão trazendo resultados.

Se o custo por lead é alto, significa que a IE está gastando muito para gerar leads. Por isso, pode ser necessário realizar mudanças na estratégia utilizada.

Quando o CPL é baixo, indica que a IE está conseguindo obter leads com um custo razoável.

Existem algumas formas de reduzir o CPL, como por exemplo:

  • Definir o público-alvo
  • Aumentar o tráfego orgânico
  • Melhorar a experiência do aluno
  • Produzir conteúdo para gerar engajamento

2. Taxa de conversão

 A taxa de conversão indica a proporção de visitantes que realizam alguma ação desejada pela IE, como por exemplo, se inscrever em uma newsletters ou se matricular em um curso.

A fórmula para calcular a taxa de conversão é a seguinte:

  • (Total de conversões / Total de visitantes) x 100 = Taxa de conversão em %

Então, se o site recebeu 500 visitas, por exemplo e 25 desses visitantes realizam a ação desejada, a fórmula seria:

(25/500) x 100 = 5%

A taxa de conversão é importante para avaliar os resultados de uma campanha ou de uma página específica do site.

O acompanhamento constante das métricas e KPIs é essencial para otimizar a taxa de conversão e, consequentemente, aumentar o Retorno sobre o investimento (ROI) de uma campanha.

3. Taxa de retenção de alunos

Como o nome já diz, a taxa de retenção de alunos indica a porcentagem de estudantes que permanecem matriculados em um curso ou na IE durante um determinado período.

Utilizar métricas e KPIs para monitorar a taxa de retenção de alunos é fundamental para aumentar a fidelização e retenção de estudantes.

A fórmula para calcular o índice de retenção de alunos é:

  • Índice de retenção escolar: (Alunos retidos ÷ Matrículas atendidas) x 100

Exemplo:

No início do ano letivo, a IE contava com 500 alunos matriculados, dos quais 450 foram retidos e continuaram na escola. Então, a taxa de retenção é calculada dessa forma:

Taxa de retenção = (450 ÷ 500) x 100

Taxa de retenção = 0,9 x 100

Taxa de retenção = 90%

4. Taxa de abandono de cursos

A taxa de abandono de cursos mostra a quantidade de alunos que deixaram de frequentar o curso antes da conclusão.

A fórmula para calcular a taxa de abandonos é a seguinte:

  • (Total de alunos que abandonaram o curso / Total de matrículas no curso) x 100 = Taxa de abandono de cursos em %

Por exemplo, se um curso tinha 80 matrículas no início do período e 8 alunos abandonaram o curso antes do término, a taxa de abandono é:

(8 / 80) x 100 = 10%

Em relação às métricas e KPIs para IEs, a taxa de abandono de cursos é uma das mais utilizadas.

Afinal, ela ajuda a monitorar a efetividade de um programa de ensino.

Além disso, ao calcular a taxa, a instituição poderá começar a pensar em formas de aumentar as taxas de retenção e de fidelização de alunos.

5. ROI de campanhas de marketing

O uso adequado das métricas e KPIs  pode maximizar o ROI de campanhas para captar e reter alunos.

O ROI, sigla em inglês para “Return on Investment”, que em português significa “Retorno sobre Investimento de campanhas de marketing”, mede o retorno sobre as campanhas de marketing, ou seja, o quanto a instituição está ganhando em relação aos investimentos em marketing e publicidade.

A fórmula para calcular o ROI é a seguinte:

  • ROI = (Lucro – Custo) / Custo

Por exemplo, se o lucro gerado por uma campanha foi de R$ 10.000,00 e o custo da campanha foi de R$ 2.000,00, o ROI seria:

ROI = (10.000 – 2.000) / 2.000 = 4

Nesse caso, o ROI é de 4, o que significa que para cada R$ 1 investido na campanha, a instituição teve um retorno financeiro de R$ 4.

6. Net Promoter Score (NPS)

O NPS mede o nível de satisfação dos estudantes e a probabilidade de eles recomendarem os cursos da instituição para amigos e conhecidos.

A pesquisa é baseada em uma simples pergunta:

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa instituição/cursos/serviços para outras pessoas?

Os entrevistados são divididos em três categorias, com base nas respostas:

  • Promotores (notas de 9 a 10): alunos que tiveram uma experiência positiva e recomendariam a instituição.
  • Neutros (notas de 7 a 8): a IE conseguiu atender às expectativas, mas o aluno não é um defensor leal da IE. Por isso, ele provavelmente não vai recomendar os cursos e serviços para outras pessoas.
  • Detratores (notas de 0 a 6): estão insatisfeitos com a instituição, já que por algum motivo, tiveram uma experiência ruim. Por isso, não recomendam a IE para amigos, conhecidos e grupos nas redes sociais.

O Net Promoter Score (NPS) tem um papel importante dentro da definição de métricas e KPIs no planejamento estratégico, já que mede a satisfação e a lealdade dos alunos em relação à IE.

Lidar com alunos detratores pode ser um desafio para instituições de ensino. Entretanto, é fundamental entender se as pessoas estão realmente satisfeitas com a experiência que a IE está oferecendo.

As ações devem ser tomadas com base no feedback. Assim que possível, entre em contato com os alunos neutros e detratores para entender o que aconteceu, se desculpar e oferecer uma solução personalizada para eles.

Conclusão

Agora você já sabe quais são as principais métricas e KPIs e porque esses indicadores podem ajudar a sua instituição a melhorar a experiência do aluno e a conseguir bons resultados.

O ideal é desenvolver um planejamento estratégico de marketing digital e traçar metas para cada um dos objetivos. Desse modo, você poderá analisar melhor os resultados e, assim, pensar em boas estratégias e técnicas para adquirir alunos.

Nós esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender a importância das métricas e KPIs para o planejamento estratégico e de vendas de uma instituição de ensino!

E se você tiver qualquer dúvida sobre o assunto, ou então, estiver buscando formas de otimizar processos de gestão na sua IE, entre em contato com a Smarketing Edu!

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