Como desenvolver um eficiente planejamento estratégico de marketing para lançar um novo curso

O planejamento estratégico de marketing é uma ferramenta de gestão extremamente valiosa para instituições de ensino que têm projeção de crescimento.

A organização e o planejamento de estratégias ajudam no desenvolvimento de novas ações para divulgar cursos e aumentar o número de matrículas.

Portanto, antes mesmo de lançar um curso, o ideal é criar um plano para estudar e avaliar todas as etapas que fazem parte desse processo.

E se você quer saber como fazer isso, continue a leitura. Vamos mostrar como criar um eficiente planejamento estratégico de marketing para lançar um novo curso presencial ou virtual.

O que é um planejamento estratégico de marketing?

O planejamento estratégico de marketing é um conjunto de ideias, ações e estratégias que serão realizadas dentro de um determinado período.

Esse documento irá orientar a instituição em relação às atividades que precisam ser realizadas dentro de um determinado período.

O objetivo é desenvolver ações para conquistar e fidelizar alunos, fortalecer o posicionamento, consolidar a imagem da marca, lançar novos cursos e serviços, entre outros.

O planejamento estratégico de marketing não é um documento isolado, mas sim, uma ferramenta de gestão que funciona como base para profissionais de diferentes setores da IE.

Portanto, ele deve estar em sintonia com a cultura organizacional e o processo de vendas que a IE já utiliza ou pretende utilizar.

Com o planejamento, torna-se possível integrar o trabalho de diferentes equipes, criar conteúdo de valor para a audiência e otimizar os custos relacionados às ações de marketing.

O planejamento estratégico de marketing não deve ser feito apenas para o desenvolvimento de novos cursos, mas também, para definir ações de marketing e vendas eficientes.

Assim, a instituição poderá estudar e colocar em prática as melhores técnicas para atrair alunos e fortalecer a imagem no mercado.

Planejamento estratégico de marketing para lançar um novo curso: como fazer?

Pensar de forma estratégica é essencial quando o assunto é o lançamento de um novo curso, seja ele presencial ou virtual.

Mas afinal, como realizar um planejamento estratégico de marketing para desenvolver um curso de sucesso? Como essa ferramenta ajuda a aumentar o número de matrículas?

Veja, abaixo, o passo a passo para montar um planejamento estratégico de marketing para lançar um novo curso:

1. Entenda o processo de criação

Conhecer o processo de criação é uma das partes mais importantes no planejamento estratégico de marketing para lançar um novo curso.

Afinal, esse trabalho envolve várias etapas, começando com o planejamento até a finalização do material.

Portanto, é necessário entender quais são as principais demandas do aluno e como as aulas do curso poderão ajudar a audiência a sanar alguma dor ou a realizar algum objetivo.

Desse modo, torna-se possível estruturar todo o trabalho e os módulos que serão apresentados no curso.

Analise se o curso será de curta ou longa duração, presencial ou virtual, quais materiais serão fornecidos, como o curso pode ajudar os alunos, entre outros.

2. Defina a buyer persona

Saber exatamente para quem você deseja vender é uma etapa primordial no processo de criação do planejamento estratégico de marketing.

É a partir do conhecimento da Buyer persona que a IE poderá entender quais são as ações que possuem o maior potencial de conquistar, engajar e encantar os potenciais alunos.

A Buyer persona, basicamente, representa o “cliente ideal” de um negócio. 

Trata-se um personagem fictício que abrange necessidades, comportamentos e desejos observados nos alunos potenciais e reais.

É bem comum que uma instituição de ensino tenha mais de uma Buyer persona, já que os alunos poderão ter critérios diferentes para avaliar os benefícios e diferenciais dos cursos oferecidos pela IE.

A definição da persona oferece detalhes e informações relevantes, que poderão ser utilizadas na hora de criar conteúdo, campanhas de divulgação e discursos de marketing.

Para dar andamento no planejamento estratégico de marketing para lançar um novo curso, é muito importante definir as suas personas.

3. Defina objetivos

A definição de objetivos e metas não pode ficar fora do planejamento estratégico de marketing.

Aqui, você deve definir quais os resultados que pretende alcançar com a divulgação e implementação do curso.

Reuniões com profissionais de diferentes setores podem ajudar na definição de objetivos.

Para isso, vale lembrar da meta SMART: uma metodologia que estabelece critérios para definir objetivos e metas, algo muito importante no planejamento estratégico de marketing.

Ela é baseada em 5 fatores:

S (Específica)

Seja específico sobre os resultados que a IE deseja alcançar. Esses critérios servem como um tipo de missão e visão para as suas metas.

Para ser específico, responda às seguintes questões:

  • O que eu desejo alcançar com o lançamento do novo curso?
  • Quais serão os envolvidos?
  • Quais são os recursos necessários?

M (Mensurável)

Ao desenvolver o planejamento estratégico de marketing para o lançamento de um novo curso, é necessário pensar em metas mensuráveis, isto é, que poderão ser avaliadas futuramente.

Afinal, não tem como criar uma meta que não pode ser mensurada, certo?

Portanto, na hora de definir metas, responda perguntas como:

  • Quais são os resultados esperados?
  • Quais serão as métricas utilizadas para avaliar os resultados?
  • Qual o tempo necessário para a equipe alcançar a meta?

A (Atingível)

É aqui que muitas IEs erram na hora de lançar um novo curso ou definir um determinado objetivo.

Não é interessante estabelecer metas muito fáceis de serem alcançadas. Mas é importante tomar cuidado para não definir objetivos inalcançáveis, pelo menos no curto prazo.

Sem dúvida, os objetivos podem ser desafiadores, mas eles precisam ser alcançáveis. Por isso, é essencial definir metas realistas e coerentes para o planejamento estratégico de marketing do novo curso.

Então, antes de criar uma meta, analise se objetivo pode ser alcançado no tempo estipulado e quais serão as estratégias para que isso aconteça.

R (Relevante)

Como o nome indica, os objetivos precisam ser relevantes para a sua IE.

Para ter certeza de que a meta é relevante para o planejamento estratégico de marketing, analise os benefícios que ela poderá trazer para a instituição.

Uma meta que não gera resultados satisfatórios, dificilmente irá motivar a equipe.

T (Temporal)

Os objetivos descritos no planejamento estratégico de marketing precisam ter um prazo.

Caso contrário, eles acabarão ficando de lado e a sua IE não conseguirá saber exatamente se os resultados estão sendo bons.

Além disso, a definição de prazos ajuda a trazer mais prioridade e foco para as equipes responsáveis.

Desse modo, a equipe se tornará mais produtiva, o que é essencial para alcançar os objetivos traçados no planejamento estratégico de marketing.

4. Defina as estratégias de marketing e vendas

Depois de estabelecer metas e objetivos, comece a definir ações de marketing e vendas que serão utilizadas para divulgar o curso, captar novos alunos e alcançar outros objetivos.

Aqui, é essencial conhecer as personas da sua IE, analisar os concorrentes e pensar em estratégias de marketing de conteúdo para todas as etapas do funil de vendas.

Na hora de montar o planejamento estratégico de marketing e vendas, pense em diferentes ações para divulgar o curso e aumentar o número de matrículas.

5. Examine a concorrência

Analisar a concorrência também é uma atividade importante dentro do planejamento estratégico de marketing para lançar um novo curso.

Nessa etapa, você poderá avaliar os cursos que empresas concorrentes desenvolveram e como elas estão fazendo a divulgação nas redes sociais.

Com algumas ferramentas digitais, fica mais fácil realizar essa análise.

6. Estratégia de precificação

A estratégia de precificação é uma técnica utilizada para definir o preço de um produto, serviço ou curso de uma forma que ele gere lucro.

Sendo assim, ela deve fazer parte do planejamento estratégico de marketing para o lançamento de novos cursos e projetos.

Um fator muito importante para a estratégia de precificação, é entender a diferença entre preço e valor.

O preço é uma medida monetária, voltada ao valor econômico e financeiro. É a quantia em dinheiro paga por um determinado serviço.

No preço estão inseridos aspectos como gastos com matéria prima, impostos, oferta e demanda, margem de lucro e poder de compra do público-alvo.

Já o valor é o quanto aquele produto ou serviço representa para os estudantes. Ele pode ser diferente de aluno para aluno, já que se trata de um conceito mais subjetivo.

A estratégia de focar no valor de um produto ou serviço é muito utilizada em anúncios publicitários.

Uma estratégia de valor, muitas vezes, pode influenciar no preço de um produto ou serviço.

Mas para definir o preço, além de focar no valor que o curso irá gerar para o aluno, faça um levantamento dos gastos e analise a concorrência.

Além disso, também é importante fazer uma projeção do que você pretende alcançar com o lançamento do curso.

7. Invista na divulgação do curso

As estratégias e ações de divulgação do curso devem ser descritas no planejamento estratégico de marketing.

Existem várias alternativas que podem ser consideradas aqui.

Ou seja, no planejamento estratégico de marketing, você pode utilizar diferentes ferramentas e técnicas para divulgar o curso da sua IE.

Dentre as principais formas de realizar a divulgação do curso, podemos citar:

  • Tráfego pago;
  • Marketing de conteúdo;
  • Posts nas redes sociais;
  • Parceria com influenciadores;
  • Email marketing;
  • Criação de uma isca digital para atrair pessoas interessadas no curso;
  • Eventos presenciais.

8. Acompanhamento e execução

Depois de montar um planejamento estratégico de marketing e divulgar o curso criado pela sua IE, será necessário acompanhar o planejamento e os resultados das estratégias utilizadas.

Analise as métricas estabelecidas para saber se os resultados estão sendo alcançados.

Além disso, é importante saber a opinião dos alunos. O Net Promoter Score (NPS), é uma metodologia que pode ser utilizada para mensurar o nível de satisfação dos alunos em relação à qualidade do curso.

Agora você já sabe quais são os critérios que devem fazer parte do planejamento estratégico de marketing e de vendas do novo curso da sua IE!

O planejamento estratégico de marketing é uma ferramenta essencial para as IEs que querem desenvolver novos cursos e aumentar a taxa de conversão e de fidelização de alunos.

E se você quer conhecer as melhores estratégias e ferramentas tecnológicas para otimizar processos internos e alavancar os resultados da sua IE, entre em contato com a Smarketing Edu!

Juntos, podemos encontrar as melhores soluções para a sua instituição!

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress