4 dicas infalíveis de como transformar seu processo de vendas em uma máquina de gerar matrículas

Fazer com que a sua instituição de ensino se transforme em uma máquina de gerar matrículas pode ser uma tarefa desafiadora. Entretanto, com as estratégias e ações adequadas, isso se torna totalmente possível!

Um bom processo de vendas envolve um modelo de regras e processos utilizados por profissionais de diferentes setores da instituição de ensino.

Através dele, a IE pode aumentar a taxa de conversão e de fidelização, ao mesmo tempo em que desenvolve uma experiência de valor, mais personalizada aos interesses e preferências dos alunos.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos mostrar como desenvolver um processo de vendas eficiente, escalável e mensurável, para que assim, você possa transformá-lo em uma máquina de gerar matrículas.

Continue a leitura e saiba mais!

A importância de um bom processo de vendas para o seu centro de ensino

O processo de vendas bem estruturado permite identificar gargalos e erros que estão prejudicando as ações de vendas. É ele que orienta e direciona qualquer equipe comercial. Seus fundamentos tornam as negociações mais eficientes, rápidas e assertivas.

Esse processo envolve várias etapas, que devem ser conhecidas pela área comercial, para que assim, seja possível transformar o processo de vendas em uma máquina de gerar matrículas.

Ao entender cada uma dessas etapas, os profissionais poderão pensar em conteúdos e técnicas para captar e fidelizar potenciais alunos, de acordo com o momento em que ele se encontra na jornada de compra.

Dessa forma, torna-se mais fácil criar uma máquina de gerar matrículas, aumentando a taxa de conversão e de fidelização.

🎯Como transformar o seu processo de vendas em uma máquina de gerar matrículas

A organização em vendas mantém as equipes bem alinhadas, reduz erros na comunicação interna e aumenta a produtividade da equipe.

Além disso, faz com que seja possível transformar o processo de vendas em uma máquina de gerar matrículas.

As dicas que serão abordadas aqui, quando aplicadas em conjunto, fazem com que seja possível alcançar melhores resultados e, assim, “criar” uma máquina de gerar matrículas.

Vamos ver quais são elas? Confira!

🔹1. Foque na geração de leads

A primeira dica para criar um processo de vendas e transformá-lo em uma máquina de gerar matrículas é focar na geração de leads.

Para os centros de ensino, os leads são potenciais alunos que já demonstraram de alguma forma, interesse nos serviços e cursos oferecidos pela instituição.

Ou seja, trata-se do processo por meio do qual as IEs adquirem  informações sobre potenciais alunos.

Esses contatos serão armazenados na base de dados e, futuramente, classificados e segmentados conforme o potencial que cada um tem de se tornar aluno da IE.

Para gerar leads e transformar o processo de vendas em uma máquina de gerar matrículas, a instituição pode:

  • Aumentar a presença nas redes sociais;
  • Investir em tráfego pago;
  • Criar conteúdo de valor;
  • Utilizar landing pages e formulários.

Foque na geração de leads para revolucionar o seu planejamento de vendas e criar uma máquina de gerar matrículas!

🔹2. Mapeie o perfil do público da IE

Entender quem é o verdadeiro público da IE é muito importante para transformar o processo de vendas em uma máquina de gerar matrículas.

É que dessa forma, você poderá conhecer melhor os potenciais alunos, seus interesses e, claro, as necessidades do mercado.

Saber quais são os desejos, aspirações e problemas dos alunos, é importante para criar estratégias e ações mais alinhadas ao que ele realmente precisa, o que ajuda a transformar o processo de vendas em uma máquina de gerar matrículas.

Assim, fica mais fácil criar um tom de voz para a marca da IE, saber quais são os canais de comunicação mais utilizados pelos alunos e oferecer soluções realmente eficientes.

Com o mapeamento do perfil do potencial aluno, você consegue não apenas desenvolver uma máquina de gerar matrículas, mas também, poderá criar uma experiência mais personalizada aos interesses dos alunos.

🔹3. Invista em tráfego pago

O tráfego pago é uma forma de revolucionar o processo de vendas e criar uma máquina de gerar matrículas.

Mas afinal, por que ele é tão importante?

O tráfego pago, basicamente, é uma estratégia utilizada com o objetivo de atrair visitantes para um site ou landing page.

Ou seja, a sua IE irá pagar para que o conteúdo e as campanhas cheguem até a audiência desejada. Assim, você poderá transformar o processo de vendas em uma máquina de gerar matrículas.

O visitante, depois de clicar em anúncios publicados em plataformas específicas, será direcionado ao site da IE.

As plataformas de tráfego pago mais conhecidas são o Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads. Contudo, você também pode utilizar outras, de acordo com as suas estratégias de marketing e canais de comunicação que os potenciais alunos mais utilizam.

Desse modo, poderá criar uma máquina de gerar matrículas de forma mais eficiente e assertiva, pois os anúncios serão direcionados para pessoas que têm interesse no que a sua IE tem para oferecer.

🔹4. Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estímulos que causam determinadas reações, influenciando o processo de tomada de decisões na hora de realizar uma compra.

E eles podem ser utilizados no planejamento de vendas para criar uma máquina de gerar matrículas.

Em relação aos principais gatilhos, podemos citar:

👉Gatilho da escassez

Estimula a decisão de compra ao provocar o sentimento de oportunidade. Quando as pessoas percebem que algo está quase acabando, elas ficam com medo de perder a chance.

Mostrar que as vagas são limitadas, por exemplo, é uma forma de despertar a ação do lead.

👉Prova social

O gatilho da prova social também pode transformar o processo de vendas em uma máquina de gerar matrículas.

Ele funciona como uma espécie de evidência de que a sua IE é confiável e possui um grande número de alunos e ex-alunos satisfeitos.

Aqui, você pode apresentar estudos de caso e depoimentos de alunos que tiveram uma boa experiência na IE.

👉Gatilho mental de novidade

As pessoas adoram novidades. Por isso, você pode utilizá-las para criar uma máquina de vendas de gerar matrículas.

O lançamento de novos cursos e serviços, por exemplo, costumam despertar o interesse dos alunos, gerando engajamento e curiosidade!

👉Gatilho de autoridade

Utilize o gatilho de autoridade para tornar o processo de vendas uma máquina de gerar matrículas.

Esse gatilho é uma técnica de persuasão que demonstra que a sua IE é uma autoridade e referência em seu setor de atuação, transmitindo mais credibilidade para os potenciais alunos!

Essas são as nossas dicas para transformar o seu processo de vendas em uma máquina de gerar matrículas.

E se você quer conhecer as melhores soluções, técnicas e ferramentas para captar, fidelizar alunos e otimizar processos internos, entre em contato com a Smarketing Edu.

Juntos, podemos melhorar os resultados da sua instituição!

Uma atualização importante realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) indica que os cursos de formação para docentes precisarão ter 50% de carga presencial.O MEC aprovou o parecer do Conselho
LEIA MAIS

As estratégias de marketing e publicidade mudaram muito nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a ascensão da publicidade, a mídia programática ganhou mais espaço no mercado. Você
LEIA MAIS

No contexto atual, o futuro do mercado educacional está sendo moldado por evoluções tecnológicas e mudanças sociais, que impactam também o comportamento dos alunos e o ambiente de aprendizado.O avanço
LEIA MAIS

A régua de relacionamento educacional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento com os alunos e aumentar o número de matrículas.A comunicação com os estudantes é uma peça-chave dentro
LEIA MAIS

plugins premium WordPress